A situação deste portal, atual e futura

Discussão em 'Notícias' iniciada por justiceiro, 6 Setembro 2017.

By justiceiro on 6 Setembro 2017 às 00:42
  1. justiceiro

justiceiro Seu choro não será perdoado

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,206
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Senhores, não é segredo pra ninguém que já faz quase um ano(ou mais) que o site tem perdido movimentação de usuários, moderadores e sofridos com bugs técnicos que atrapalharam os usuários do site. Com o intuito de manter a transparência, principalmente com os nosso usuários mais antigos, este tópico está sendo criado para esclarecer a situação e ajudar a comunidade a entender como pode ajudar a construir um site melhor.

O site até agora.

Primeiro gostaria de enfatizar que a responsabilidade não cai em cima de um único indivíduo, mas sim de toda a equipe. O site dota2.com.br é um fã-site, o que significa que os custos para mantê-lo e atualiza-lo são pagos com os recursos dos próprios fãs. Não temos nem nunca tivemos nenhum recurso adquirido ou cedido pela valve em qualquer capacidade.

Isso nos permitiu sermos independentes para criticar, questionar e nos opor a qualquer decisão da valve sem receio de qualquer tipo de represália, uma vez que tudo no site era de nossa própria autoria e responsabilidade. Entretanto, isso também significa que ninguém que ajuda o site é obrigado a fazer nada se não quiser ou se não achar tempo. E isso é um dos principais motivos que muitas das nossas atividades terem durado um tempo e acabado: é porque quem estava a frente delas não achou mais motivação ou tempo para continuar.

Falando de mim, que costumava traduzir toda quarta as atualizações da valve, perdi muito da motivação quando 90% da atualizações começaram a ser sobre itens cosméticos. A tradução que eu fazia, que já não era de grande qualidade, levava quase das 18:00 até as 22:00. Além disso, a valve começou a adotar uma política agressiva de atualizações de jogabilidade também, modificando fortemente o meta em um curto intervalo de tempo. Com isso, manter guias e heróis atualizados no site se tornou um desafio dispendioso e desvantajoso, uma vez que os guias não durariam o suficiente para serem úteis por mais do que um ano no máximo e o próprio site oficial do dota 2 já mantinha todas as skill e características do herói atualizadas em português brasileiro. Até ingame já é possível ver tudo isso.

Enquanto isso, nosso site também enfrentava problemas técnicos de toda ordem. A chatbox tem bugs que atrapalham a moderação, spammer entupindo o site quase toda semana. Um problema que até hoje investigamos é quando as stream simplesmente param de funcionar. Até hoje ninguém sabe exatamente porque, mas sabemos que ainda não foi possível recuperar.

O nosso administrador, clash, sempre nos deu carta branca para promovermos as atividades e eventos que achassemos convenientes sem inteferência, desde que as regras do site fossem observadas, logicamente. E assim nós fizemos, promovemos concurso de guias, melhores do ano, pvt's, etc. Sempre foi a crença da equipe que nós somos o site que somos por causa da comunidade, então sempre fizemos questão de deixar os membros escreverem artigos, postar vídeos, traduzirem algo interessante etc. Além disso, o site sempre foi palco de denúncias contra membros da comunidade que tentavam se aproveitar de alguém em qualquer capacidade, epsecialmente no jogo.

Isso nos fez ter cuidado redobrado em relação aos nossos parceiros, por isso sempre fomos muito seletivos sobre com quem íamos nos unir. Apesar de isso ter sido importante para manter nossa reputação tão imaculada quanto possível, também limitou nossa fonte de recursos. Para você terem uma ideía, só as propagandas do site mal pagam a hospedagem do mesmo.

Por muito tempo, quem resolvia nossos problemas técnicos era o próprio clash. Entretanto, ele mesmo já não pode mais acompanhar o site de perto como antigamente ou se dedicar a resolver problemas técnicos do site. Então muitas vezes que levamos problemas pra ele, ele demora pra responder, o que fez com que muitos redatores e colaboradores se desmotivassem a escrever ou produzir conteúdo aqui. Por outro lado, muito dos nosso moderadores já jogavam dota desde dota 1, então muitos deles já terminaram a faculdade e agora correm atrás de uma carreira, família, etc. É nessa parte da vida que o dota começa tomar papel secundário pra quem não vive disso, então alguns moderadores também se afastaram do jogo, e portanto, do site também. Eu mesmo passei por isso, por isso não tenho estado tão ativo por aqui.

Nesse último ano tivemos um impacto muito grande que foi a perda do pstale. Querendo ou não ele era a ponte entre nós e o clash, e era ele que administrava a página do facebook, interagia com a galera e arranjava parcerias. Quando ele se retirou do site e até do dota, perdemos contato com o clash (que só recentemente consegui recuperar), o que foi a gota d'agua para muitos redatores, que agora se viram em um silencio absoluto. Eu também fiquei muito frustrado por não saber onde o site estava indo e se ainda ia a algum lugar. Assim, durante o ano o dedo também parou ser tão ativo, e muitos colaboradores também foram se afastando.

E agora?

Por volta de junho, consegui um contato mais direto com o clash novamente e desde então temos tentado recuperar o site conforme o tempo permite. Você devem ter percebido que o editor do site passou um tempo sumido, o formato das notícia mudou, o thel sales foi promovido a moderador também, etc. Tudo isso foram nossa tentativas de fazer a manutenção do site para ficar mais de acordo com o atual andar da carruagem. Então vamos esclarecer alguns pontos:

1. Esqueçam as abas de guias, itens e heróis. Todos que tentaram manter aquelas áreas desistiram ou se cansaram em menos de um ano, incluindo eu mesmo. Aquelas áreas não vão voltar.
    2. Conteúdo bom no site depende de você. O site vive do que os membros trouxerem pra cá. Se virem algo interessante ou tiver uma ideías ainda não discutidas, ou perceberem que uma notícia ainda não apareceu no site, porque não criar um tópico? Só lembrem-se de pedir permissão, dar os devidos créditos e de traduzirem em português (se for vídeo, pode só fazer um curto resumo pra sabermos do que se trata).
    3. Se tiverem qualquer tipo de problema, me mandem mp. O sistema de reports do site nunca funcionou pra mim, e não posso garantir que todos os que tem o título de moderador no site estão ativos. Além disso, não visito o site todo dia, mas as mps chegam direto no meu e-mail, e esse sim eu vejo toda hora.
    4. Sejam pacientes. Conforme eu disse, não podemos resolver tudo tão rápido quanto gostaríamos, mas não quer dizer que estamos ignorando vocês. Vamos continuar mexendo no site, e isso vai causar mais bugs, mas é tudo pra tentar resolver os problemas do site.
    5. Valorize o melhor da comunidade. Se você vir por aqui algo interessante, aperte o curtir, durante muito tempo aquela foi minha melhor motivação pra escrever o tanto que escrevi por aqui. Se puder compartilhar no facebook ou no seu grupo de dota 2, também ajuda bastante. Precisamos renovar a equipe, mas pra isso precisamos de público e de pessoas que produzam qualidade.
    6. Se manifestem, só podemos saber o que estamos errando se vocês nos contarem. Sua opnião é muito importante pra nós, agora mais do que nunca.
    Como um adendo pessoal, estou morando onde só da pra usar wifi agora, então é impossível jogar dota todo dia, e até entrar no site é um parto. Então me perdoem se eu não responder vocês na chatbox quando você me virem online. As vezes até ali mesmo aparece uma informação incorretamente.
    freire, N300, mal-falado e 7 outros curtem isto.

Comentários

Discussão em 'Notícias' iniciada por justiceiro, 6 Setembro 2017.

1. Aranx
    2. Bo4m0rt3
      Bo4m0rt3
      o dota que conhecíamos mudou muito perdeu a essência não vejo mais graça.
    3. RegretfulDog
      RegretfulDog
      Uma pena o site ter chegado a esse ponto. Lembro quando o fórum era bastante movimentado, com muitos tópicos interessantes e discussões legais. Mas infelizmente um fórum depende exclusivamente de seus membros. Criar conteúdo (ainda mais de qualidade) não é nada fácil. É preciso interesse, tempo, determinação, e uma boa dose de criatividade. A saída do pstale foi um divisor de águas. O fórum é outro depois da saída dele. A saída dos antigos criadores de conteúdo é algo natural, até porque ninguém ganha dinheiro com esse site, sendo necessário seguir a vida adulta e inevitavelmente se afastar disso aqui aos poucos. Além disso, os baixos acessos geram desmotivação para criar algo novo, e o ciclo se repete. Espero que novos membros criativos possam se aproximar para continuar o legado deste tão querido site, que é nossa única grande referência em Dota 2 no Brasil.
      Flah_Los e Malvegil curtem isto.
    4. rraptor7
      rraptor7
      Cara, se o layout do site já estivesse OK, e com um novo tema eu até animava. O problema é que eu como redator, não tenho acesso a quase nada do site, mas um monte de moderador e colaborador AFK tem....até hoje eu não entendo isso.

A mudança nas características do site ficaram emperradas por causa de gente que nem mais aqui entra tem anos....
      Flah_Los, justiceiro e Malvegil curtem isto.
    5. KingDiamond.LootMarket
      KingDiamond.LootMarket
      Séria bom se quem criasse o tópico pudesse excluir o mesmo, por que é uma merda você receber invite friend no dota, do cara falando que eu to criando equipe, sendo que o ultimo post de recrutamento que eu tinha criado era de 2 anos atras e alguém foi la e deu bump nele e foi la pra cima.
      Flah_Los curte isto.
    6. Charles Bronson
      Charles Bronson
      Tempos atrás resolvi fazer um post aqui no site. Ele simplesmente não apareceu entre os posts na página principal. Apesar de ser um post interessante, e teve um feedback interessante. Isso me desmotivou muito a criar outros posts que poderia movimentar mais o site/forum. Acredito que pequenas coisas acabam desmotivando os leitores até mesmo futuros posts de membros que não são redatores ou moderadores.
      Flah_Los e justiceiro curtem isto.
    7. -oliruM-
      -oliruM-
      Que bom que ainda existe vida por aqui.

O que realmente me desmotivou foi quando perdemos a capacidade de formatar o texto no fórum, em uma das tentativas de atualizações, assim como a falta de resposta dos adms para com nós redatores sobre o que estava acontecendo.

Agora com a volta da formatação e retorno, temos tudo para recuperar o fórum, talvez não do mesmo jeito como era, mas aos poucos irmos renovando e produzindo mais conteúdo.

Sempre escrevi aqui por dispor as vezes de tempo livre no trabalho e paciência para ensinar. Todos nós temos as nossas vidas fora do jogo, eu por exemplo vou casar daqui a dois meses, mas a paixão pelo jogo, vontade de aprender e de ensinar ainda me trás aqui.

Espero de verdade que as coisas melhorem, sempre que me sentir inspirado ou tiver uma boa ídeia, postarei sem medo.

E gostaria de deixar um adendo, sou voluntário se assim desejarem para fazer parte da moderação aqui do portal (pois tenho condições de entrar quase todo dia) , gerenciar e produzir conteúdo na página do facebook ( Não sei se vcs dispõe de acesso a página do face ainda ) e demais coisas que precisarem.

Abraço.
      williantt, Malvegil e justiceiro curtem isto.
    8. Flah_Los
      Flah_Los
      Quando eu perceber que as coisas realmente mudaram, eu posso até voltar.
      Mas ao que parece o site está igual há um ano atrás, a única coisa que mudou foi a edição de texto aqui.

Todo o resto problemático ainda é o mesmo, daqui uns meses se tiver daorinha dá pra dar uma chance.
    9. justiceiro
      justiceiro
      Tiramos a moderação de um bocado de gente agora. Se perceber mais alguem com cargos indevidos, avise-nos.
      Sim, esse é um problema comun. A partir de agora tópicos criados na sala Dúvidas e clãs serão automaticamente fechados depois de algum tempo de inatividade.
      -oliruM- curte isto.
    10. botelho44
      botelho44
      Espero que as coisas melhorem, boa sorte a todos os envolvidos!
      -oliruM- curte isto.
    11. williantt
      williantt
      espero que o site volte a vida, boa sorte a todos os envolvidos
      -oliruM- curte isto.
    12. marciomrb
      marciomrb
      acho errado esse negocio de esquecer guia de heroi.. lembro de perguntar se iam por o MK, se n me engano.. até falei que ajudaria se quisessem, vcs falaram que ja estavam pra por e que não precisavam de ajuda...
      --- mesclado: 18 Setembro 2017 às 13:38 ---
      e sobre o site, portal.. eu diria pra mudar o layout, é cansativo esse layout.....
      --- mesclado: 18 Setembro 2017 às 13:41 ---
      e sobre o site, portal.. eu diria pra mudar o layout, é cansativo esse layout.....
      Last edited by a moderator: 27 Setembro 2017
    13. shining
      shining
      Tomara que de tudo certo,a comunidade cresce graças a pessoas como vcs.
      -oliruM- curte isto.
    14. N300
      N300
      Eu gosto do dota , e gosto de vir aqui, como muitos dos nomes que eu conhecia começaram a sumir acabei fazendo o mesmo.

O Dota muda constantemente essa é a ideia da Steam, não gosto mas tento me adaptar sem reclamar muito, todo esse trabalho que vocês tem não tem retorno e como você mesmo disse não são financiados pela Steam(valve), mas é um bom trabalho e mesmo não estando presente eu agradeço por todo esforço que você e qualquer um da staff já tiveram.

São pessoas como vocês que mantém a comunidade forte, uma que eu vejo agora enfraquecida, e o dota que eu conhecia virou para Valve um meio de conseguir milhões vendendo skins de qualidade duvidosa, digo isso porque tinha artistas melhores e a valve foi podando suas criações e eles foram se afastando.

Espero que a situação das coisas melhorem, atualmente eu estou sem tempo para jogar, mas estou sempre de olho nas novidades e sempre de olho aqui também.

Não tenho o que reclamar daqui, e de nenhum de vocês, meu problema é como a Valve vem administrando o jogo, e muito das coisas ruins que eu já esperava vem acontecendo, talvez mude um pouco já que ele perderam o recorde de mais jogadores para o PUBG, mas não vai ser uma grande mudança.

Enfim,

Boa sorte, cabeça erguida e siga em frente.
      justiceiro, Flah_Los e -oliruM- curtem isto.
    15. raphaelms07
      raphaelms07
      Meu problema é que quando tu coloca um post que não seja noticia, por exeplo, algo relacionado ao competitivo que tem um lugar certo para ser postado, esse post n fica na pagina principal, ninguém vê. Eu fiz uma puta tradução das equipes pre TI7 mas tá tudo escondido. Por isso que agora, se eu for postar alguma coisa, eu vou colocar em noticias, se quiserem remover depois, removam, mas digo logo que é uma péssima jogada.
      Flah_Los curte isto.
    16. -oliruM-
      -oliruM-
      Tbm não estou conseguindo colocar na página principal ( ou ainda não sei ) , talvez ainda falte colocar este recurso por enquanto.

No mais, o que eu puder ajudar pode contar comigo.
    17. Flah_Los
      Flah_Los
      Justiceiro, não foi o Sales que foi promovido pra Moderador, foi o Murilo -oliruM-.'

Colocar na página principal se faz manualmente, então é provável que quando vc postou, não havia ninguém no site pra fazer isto e seu texto acabou ficando lá na parte Competitivo, nem moderador, nem colaborador, embora que com essa mudança, não sei se colab tem permissão para isto ainda. Já que era só isso que colab fazia de bom.
      --- mesclado: 19 Setembro 2017 às 13:37 ---
      Pra mim também sumiu o botão, era um escrito "promover tópico", daí aparecia os esquemas, mas não tem mais.

Mais uma pra conta em Justiceiro heheheh.
      --- mesclado: 19 Setembro 2017 às 13:39 ---
      Outra coisa chata, quando vc faz um post, e depois vai fazer outro, sem clicar em editar, aparece este erro:

O seguinte erro ocorreu:
      Ocorreu um erro inesperado. Por favor, tenta novamente mais tarde.

O que dá a entender que nossa publicação não foi, mas ao fechar o aviso e dar F5, a mensagem estará lá.

Marciomrb sofreu com isso ali em cima, e o meu estaria daquele jeito se eu não tivesse editado e tirado as várias cópias que tinha criado.
      --- mesclado: 19 Setembro 2017 às 13:40 ---
      --- mesclado: 19 Setembro 2017 às 13:42 ---
      Mais outro pra conta que reparei, eu escrevi esses post aí pra cima, e toda vez que eu vim escrever outro, o texto antigo ainda estava presente aqui na caixa de diálogo, como se eu nunca tivesse dado Enter nele.

Resumindo as mudanças até agora:
      Last edited by a moderator: 27 Setembro 2017
      -oliruM- curte isto.
    18. raphaelms07
      raphaelms07
      Eu mesmo coloquei no competitivo pois eu sabia que se eu colocasse na pagina principal (noticias) eles iriam me realocar para o competitivo, assim como fizeram com o post que eu traduzi sobre o venomancer que foi parar em algum lugar específico que eu nem lembro. Se houver uma forma de eu traduzir e colocar o post no local certo, mas ao mesmo tempo ele aparecer na página principal, eu faço isso de boa. Mas como eu não sei ainda, eu vou continuar colocando em noticias a partir de agora até que alguém remova meu post pra algum lugar especifico e abandonado hehehehe
    19. Flah_Los
      Flah_Los
      Continue colocando em notícias, pq está bugado e não conseguimos mover pra home do fórum.

Partilhar esta Página