Batalha Gamer: O triste cenário do Dota nacional

Discussão em 'Geral' iniciada por HeathenHeart, 15 Agosto 2013.

1. HeathenHeart

HeathenHeart Iniciante

Registado em:
    25 Fevereiro 2013
    Curtidas Recebidas:
    32
    Pontos de Troféu:
    13
    Steam ID:
    HeathenHeart
    Assisti stream de alguns jogos do Batalha Gamer agora pouco e sai extremamente decepcionado, porém feliz por não ter gasto os 4,99 no ticket. Eu tento apoiar ao máximo a cena nacional, mas tem certas coisas que não dá pra ficar quieto.

Primeiramente, o jogo. Clima de pub total, stomp de 32-3 em 16 minutos. Cenas horríveis como o Silencer saindo da base de bottle (quase morri com essa), ou o Alchemist upando Acid Spray no nível 1.
    Não tenho problema com times menores participarem dos campeonatos. mas os poucos gringos comentando no twitch e nos fóruns se mijaram de rir com as cenas. Muito, muito ruim os jogos.

Em segundo, a atitude da cena nacional em relação a criticas. Parece que NÃO SE PODE criticar nada, caso contrário você ouve uns "Então porque você não está lá fazendo melhor". Não é assim que as coisas funcionam. Se eu vou num restaurante e a comida é péssima, eu posso tranquilamente afirmar que o cozinheiro é ruim, mesmo não sabendo nada de culinária. Os players e os espectadores tinham que adquirir mais maturidade em relação a críticas. O time da Orange, por exemplo, PEDIU DESCULPAS por chegar em 3o lugar no International. DESCULPAS. Dendi afirmou categoricamente que o Game 5 das finais foi um throw épico. Humildade, todo bom jogador tem. Enquanto isso no Brasil, você critica o time da paiN ou a equipe do ArenaGamingTV e vem um esquadrão de cavaleiros defender o time com bravados como "Vai lá fazer melhor então" ou "Cala a boca, tem que apoiar a cena nacional". Não pessoal, não é assim que você apóia. Enquanto a comunidade fizer isso, vai continuar aparecendo Silencer saindo da base de bottle. Tem que se encarar a situação com maturidade, ver onde estão os erros e consertá-los, e não passar a mão na cabeça dos players nacionais. Ninguém passa a mão na cabeça de jogador lá fora, e as comunidades de dota tem tópicos e tópicos analisando os erros dos times no International. Agora aqui, você não pode falar "O carry do time X é ruim" e a comunidade brasileira já se torna hostil.

Por último, e talvez o mais importante, a narração/produção. Muito, mas MUITO fraco. Caster gaguejando no meio da teamfight, demorando 2 segundos pra lembrar o nome da skill. Movimentação de camera ruim, a Directed Camera seria melhor. Sem emoção nenhuma na narração. Inglês do caster nível Joel Santana, com pérolas como "curriê", "dabou kill", "stûn", "carrier". Não gosto que as skills sejam narradas em português. mas é um requisito da Valve. Agora, os termos que são em inglês, é tão difícil assistir um cast americano e descobrir a pronúncia correta? Ou fala direito em inglês, ou fala tudo em português. Parece perfeccionismo, mas coisas como essa só adicionam amadorismo a transmissão.

Talvez eu perdoaria isso se ao menos o caster e o co-caster tivessem conhecimento do jogo. Mas em nenhum momento houve uma análise do draft decente (houveram muitas análises não-decentes). Nenhum comentário sobre os matchups. Nenhum comentário sobre o timing dos itens, previsão das builds, vantagem do time X ou Y no early-mid-late game. NADA.
    Pra colocar a cereja no bolo, após um dos times pickar Puck, o caster me sugere que Puck é decente contra Lanaya, sendo que a Lanaya é mundialmente conhecida por ser hard counter do Puck, e é unanimidade que a TA ganha 100 de 100 vezes considerando players de mesma habilidade. O argumento dele foi que Puck consegue ganhar de Lanaya se o Puck "Quebrar o Refraction no auto-attack e soltar as magias". Nenhum comentário sobre a TA ter uns 397 a mais de dmg, ou que o Puck vai tomar todos os denies na lane e qualquer nuke vai ser blockado pelo Refraction.
    Enfim, o conhecimento do jogo de ambos deixou muito a desejar, e o sentimento que eu tive é que os casters não costumam acompanhar muito a cena competitiva. E se acompanham, ou resolveram não compartilhar com a audiência, ou não aprenderam nada. Parece cruel e gratuito, mas é a realidade: o cast é ruim em conteúdo (com direito a afirmações factualmente erradas) e ruim em narração, e eu não achei um amigo meu que estava assistindo o jogo que dissesse o contrário. Se alguém da equipe do ArenaGamingTV lê esse fórum, ME DESCULPE, mas a qualidade da transmissão é ordens de grandeza menor do que de casters lá de fora, até mesmo os mundialmente considerados ruins, como a Sheever.

Enquanto a cena nacional achar OK, e até DEFENDER exemplos de amadorismo como esse campeonato, o dota brasileiro vai continuar sendo piada lá fora.
    ppsm1, Thadeu, x4dus e 24 outros curtem isto.
  2. Farofa

Farofa Iniciante

Registado em:
    17 Janeiro 2013
    Curtidas Recebidas:
    17
    Pontos de Troféu:
    8
    Steam ID:
    Farofa
    Essa questão dos casters é realmente verdadeira, há alguns absurdos falados e tbm os comentarios que vc ve no chat do twitch, chega a dar desgosto...
  3. Shigueo

Shigueo Membro Jr. Staff Member

Registado em:
    26 Setembro 2011
    Curtidas Recebidas:
    399
    Pontos de Troféu:
    83
    Bom, o Arena chegou onde chegou com muito esforço, dedicação e muito trabalho eu mesmo acompanhei a maneira como eles cresceram, de maneira lenta e constante, eu particularmente não assisto mais, tenho o costume de ver tudo pelo dota TV, não venho aqui para defendê-los e muito menos "passar a mão" na cabeça deles, mas venho aqui reconhecer que há mérito neles pelo fato de terem corrido atrás e terem feito o nome deles.

quanto aos times, bottle de silencer ou qualquer outro item pode fazer parte de uma estratégia, por pior que pareça acho que existe um dogma muito forte em relação a builds, cada um gosta da sua mas a base é sempre o que as pessoas assistem vindo de jogadores profissionais, o que eu acho erradíssimo mas isso é papo pra outra hora.

o cenário brasileiro vai crescer quando alguma equipe entre pra investir sem focar lucros, muitos aparecem no fórum "po, vou fazer um camp, cobro 10 mangos de cada time, tiro 20 dilmas pra mim e compro aquele set que eu quero e já era" isso tem toda semana quase, "PROJETOS" mirabolantes, nunca vi nenhum ir pra frente, nem mesmo o meu (Copa Hateds) que durante 1 ano e meio eu me esforcei e fiz de tudo pra que crescesse, mas a cada edição aparecia um problema diferente como o cara ganhar chingar em all e depois reclamar que foi punido, ou então times que perdiam por WO por chegarem 1 HORA atrasados e depois me mandam na steam "tá com medo di nois fera?"

enfim, gente de qualidade por aqui TEM SIM, mas brasileiro tem uma rotina diferente dos outros países e o jogo se torna uma diversão corriqueira onde não ligamos muito, vemos como Diversão, agora lá onde estão os grandes, trata-se de um estilo de vida.

Quem sabe um dia a gente esteja em um nível de dota decente mas por enquanto concordo com o que você disse camarada
    ppsm1, VinnyRoX, justjr e 7 outros curtem isto.
  4. punkedark

punkedark Iniciante

Registado em:
    8 Dezembro 2012
    Curtidas Recebidas:
    4
    Pontos de Troféu:
    8
    Só li verdades cara, eu não curto a narração das skills em Português, mas já que é requisito da Valve, outra coisa é o narrador falar o nome do time em PT, aconteceu isso nas Preliminares do TI3, após algum narrador chamar o time Orange de "Laranja" pfvr né galera, ou quando vão narrar os jogos do paiN vão falar o significado do nome também? Super escroto isso cara.
  5. olivete

olivete Iniciante

Registado em:
    27 Julho 2013
    Curtidas Recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    3
    Alguém poderia compartilhar (caso ainda tenha) link de videos ou stream pra dar uma sacada nos jogos? Agradeço muito!!!
  6. Fairon

Fairon Membro Jr.

Registado em:
    25 Janeiro 2013
    Curtidas Recebidas:
    272
    Pontos de Troféu:
    63
    Steam ID:
    xfaironx
    Concordo também com muitas coisas que você falou, tirando o fato da bottle e do acid, nós não podemos ficar metendo o dedo na estratégia dos outros, se ele saiu com bottle deve ter um motivo por isso, inclusive conseguiu 2 kill de primeira, eu não saio com bottle tbm mas não julgo quem o faz, o que o silencer errou bastante foi nos last hit, mesmo dk morrendo conseguiu mto mais lh que o silencer..

sobre a qualidade dos jogos, cara foi apenas o primeiro campeonato vendido no dota 2, e com uma boa premiação, com o tempo times bons vão ser filtrados, e podemos chegar num nível que de 8 times brasileiros teremos pelo menos 4 top...

sobre os casters, tem uns no arena que são mto ruins msm, mas 2 ali que já ouvi e mandam bem, talvez seja questão de tempo também, ainda é recente, com o tempo eles podem melhorar, mas eu sugeria que eles colocassem uns caster melhor ;P
  7. justiceiro

justiceiro Ex-moderador, não respondo pelo fórum

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,211
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Espera, já tem campeonato brasileiro com ingressos a venda no próprio dota 2? Olha rapaz, nem sabia dessa. Dá-lhe Brasil!!

Sobre o tópico: ... é, verdade, tudo que você falou eu testemunhei ja. Mas uma coisa que você tem que entender também: as pessoas que tavam lá no chat, provavelmente eram amigos dos que tavam jogando, gente que acompanha o canal a tempo por não saber inglês, então é claro que todas as críticas serão rebatidas. Não é que eles, os narradores não aceitem críticas, é só que os amigos deles não gostam muito de ver seus amigos sendo abertamente criticados, ainda mais quando você usa comparações com outros narradores. Então, continue criticando, só não pare de assistir os campeonatos brasileiros, precisamos de pessoas que saibam fazer críticas construtivas e a sua me pareceu bem razoável. Acho que as mudanças vão vir, só é preciso ter paciência.
    MateCouro, pstale e flah_los curtem isto.
  8. dauguz

dauguz Iniciante

Registado em:
    31 Janeiro 2012
    Curtidas Recebidas:
    20
    Pontos de Troféu:
    18
    Eu particularmente, nao gosto da narracao em portugues, nao consigo de verdade ouvir, ou deixo em ingles ou sem audio... entao prefiro nao opinar sobre isso. Agora em questao aos stomps, e builds, voce esta errado, nao existe build certa no dota2, e se o cara saiu de bottle, alguma estrategia ele tinha, mesmo q possa ter dado errado, e stomps sempre irao existir mesmo que os times sejao os 2 melhores do mundo (navi vs aliance), o cenario esta crescendo, a critica tem q ser construtiva. E no meio dos times que realmente tem alguma estrutura, no comeco havera aqueles times que sao 5 amigos, que tentarao imitar aquilo que veem no competitivo, e irao fazer cagadas absurdas.
    joaoapenas curte isto.
  9. CPG - Karusaman

CPG - Karusaman Iniciante

Registado em:
    28 Janeiro 2013
    Curtidas Recebidas:
    7
    Pontos de Troféu:
    8
    Steam ID:
    Karusaman
    Bem por mais que estaja horrivel a narração, os times ou qualquer outra coisa acho valido dar uma força pro camp, é o primeiro camp com tickets a venda na steam. Isso pode dar um up e tanto no atual cenario de dota. Que tenha erros isso claro que vai ter mas com o tempo vai se aperfeiçoar certo? Acho mais construtivo dar dicas do que se fazer ou não fazer do que sair reclamando de um campeonato desse por que criaram espectativas de um The International.

Veja pelo lado bom, o steamer não falou mal dos times dizendo: "nossa muito noob essa cara, eu com esse heroe faço miseria" ou confundiu medusa com nagga

Quem participou da doteiros sabe o que eu estou falando.

Mas é apenas minha opiniao :)
    pstale e flah_los curtem isto.
  10. pilustrica

pilustrica Iniciante

Registado em:
    9 Novembro 2011
    Curtidas Recebidas:
    74
    Pontos de Troféu:
    28
    tatica é tatica.... bottle no silencer, acid spray level 1, é tatica.
    eu quando vi o loda de naix no solo mid pela primeira vez também achei um absurdo, mas é tatica, isso é indiscutivel.
  11. isbngdeqw

isbngdeqw Iniciante

Registado em:
    8 Janeiro 2013
    Curtidas Recebidas:
    29
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    SUPREMUBR
    Gosto do Arena e não os acho ruins, mas que tem que melhorar tem mesmo! Todos sempre têm o que melhorar na vida, por melhor que seja, e eu boto fé neles e eles recebem bem críticas (críticas,não xingamento aleatório e sem sentido), e o Camp vai ser mesmo com nego "zuado" mas quanto mais o cenário BR de DOTA 2 crescer melhor para nós! E como disseram acima, se cada vez aumentar prêmio e a Valve der apoio, melhores virão, é com o tempo que os melhores aparecem!
  12. 0verp0wer_br

0verp0wer_br Colaborador

Registado em:
    15 Setembro 2011
    Curtidas Recebidas:
    218
    Pontos de Troféu:
    63
    Steam ID:
    0verp0wer_BR
    +1

E como é essa parada das skills em português?
    Tem que falar "sobrefortalecer" ao invés de "overpower"? "Empalar" ao invés de "skewer"?
    Então como fica o Ulti, que todo mundo fala "RP" (ar-pi)? IdP?
    OMG (pelo menos esse não precisa ser OMD)
  13. MoonwalkerMiklo

MoonwalkerMiklo Membro Jr.

Registado em:
    28 Novembro 2011
    Curtidas Recebidas:
    419
    Pontos de Troféu:
    83
    Steam ID:
    MoonwalkerMiklo
    Um bom post amigo, esse é o post que ajuda de verdade, os ''amiguinhos'' que só elogiam cegamente ou fazem críticas destrutivas são os que realmente não ajudam. Mas eu, a um bom tempo já, creio que esse tipo de post não surte efeito na comunidade brasileira, justamente pela mentalidade de terceiro mundo que as pessoas tem. É exatamente como você escreveu, lá fora os players pedem desculpa quando erram e realmente levam em consideração as críticas do público porque eles entendem que é esse público que paga as contas deles. Aqui no Brasil o cara acha que já é top e acha que toda crítica é hate, chega a ser até infantil. O ego dos caras os impede de crescer, juntamente de todo o resto.

Os times não vão pra frente por causa disso, mas principalmente também pela falta de interesse no país. É como você disse, aqui é visto como diversão, então não tem investimento, interesse e estímulos o suficiente para mandar os caras lá para fora onde eles realmente teriam a oportunidade de aprender Dota, ao invés de ficar aqui jogando games fracos de 32-3 os quais eles acham que tem alguma significância e que não passam de pubs disfarçados. Os caras só conseguem ir a algum lugar quando tem um cara podre de rico por trás investindo voluntariamente, tipo o Paada no Pain, mas mesmo assim quando jogam contra qualquer time profissional um pouco mais conhecido são outclassed e outplayed de forma colossal.

Quanto a narração, sim cara é complicado os caras funcionam da mesma forma que os times brasileiros. Tem o Figueiredo que definitivamente é o elo mais fraco, primeiro que o cara tem aquele sotaque paraíbano que é simplesmente horrível, e não é preconceito é um fato que as pessoas não gostam de escutar isso numa narração. Observa as narrações lá de fora e me diz se tem algum caster com sotaque redneck pesado Texano narrando, simplesmente não tem, então cara tem que entender que não é questão de ''igualdade'' é questão do que é aceitável para a área. Observa o Ayesee, o cara tem uma voz perfeita certo, de radialista mesmo. Mas você acha que aquilo simplesmente veio naturalmente? Não, é evidente que o cara treinou a voz absurdos para chegar no ponto onde está. Outra questão é o inglês que é deprimente, é extremamente desagradável ouvir coisas como ''inxantreis'' ''nit táuker'' e etcs.

Então cara, a questão tanto dos narradores como dos jogadores é que os caras querem retorno sem esforço e investimento, e isso qualifica a mentalidade de terceiro mundo que é FORTE no Brasil, é a famosa ''malandragem'' do brasileiro. E não cara, narrar os jogos várias vezes da forma errada não qualifica como esforço, fazer a mesma coisa sempre errado não é esforço. Esforço é correr atrás do que é certo e tentar fazer direito. O Figueiredo e a Arena já tão aí a quanto tempo, mais de 1 ano? A narração do Figueiredo fez avanços minúsculos nas áreas que realmente importam e ele continua sim sendo um amador ainda. Aí você pega narradores que vieram depois como o skeat e o aedrons, que são um pouco melhores, mas é como o amigo falou são também completamente amadores, os caras narram de forma relaxada, ficam brincando entre si, não tem foco, fazem longas pausas de fala na narração, a análise técnica é pobre, ficam opinando e tomando partido quanto a jogadores e times na partida, etc.

Mas aonde esses caras aprenderiam como narrar corretamente? É simples, pega um narrador como o LD ou o Ayesee e observa. Mas aí o cara não entende inglês, como faz então? Então eu lamento meu amigo, se você espera que o mundo passe a mão na sua cabeça e fale que não tem problema não saber inglês, você vai se decepcionar e muito. Então o que vocês precisam fazer é investir em si próprios antes de querer o retorno, investir em qualificação, aprendam inglês e estudem os narradores que realmente são profissionais e nesse meio todo criem o estilo de vocês mas narrando da forma correta. Vocês estão invertendo a ordem das coisas, querem retorno sem ter o preparo necessário. Aqui no Brasil eu percebo que o único que absorveu isso um pouco e se aproximou bastante de uma narração de qualidade foi o Bebop, todos os outros ainda estão no amadorismo.

Eu sou muito bom caster, tenho um inglês impecável e excelente dicção, mas como tudo na vida não veio fácil, eu venho aperfeiçoando ele a 15 anos já, nada na vida( que valha a pena) vem sem esforço galera. Também sou bom jogador. Já recebi convites para fazer os 2 profissionalmente, e sempre os recuso pois acho que o cenário brasileiro simplesmente não tem futuro enquanto estiver com essa mentalidade. Não faz muito sentido você fazer um trabalho de qualidade para um cenário que é tão pobre e se mantém pobre pelas atitudes das pessoas. Virar caster para narrar stomps de 32-3 em um cenário que não evolui e parece não ter perspectivas?
  14. barafael

barafael Iniciante

Registado em:
    29 Agosto 2011
    Curtidas Recebidas:
    52
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    barafael
    Pra quem acompanha desde o começo percebe que a qualidade da narração melhorou mtooooo do que era antigamente, mas ainda assim um dos pontos horríveis é o controle de câmera, tem horas que chega a irritar.
    No mais, por mais que só tenha time ruim eu vou comprar o ticket para comemorar o primeiro camp br liberado pela valve.
  15. Malvegil

Malvegil Iniciante

Registado em:
    8 Agosto 2013
    Curtidas Recebidas:
    144
    Pontos de Troféu:
    33
    Assisti algumas partidas do Batalha Gamer. Não gostei da produtividade, todavia, não foi tão ruim como parece. Em alguns momentos parecia partidas públicas, com alto índices de kills logo nos primeiros minutos de jogo. Por outro lado, devemos nos esforçar para fazermos uma análise mais piedosa dos jogadores brasileiros e também do caster e do co-caster.

Concordo com as críticas do HeathenHeart, penso que ele levantou questionamentos interessantes que precisam ser ponderados. No entanto, parafraseando o Shigueo, o cenário brasileiro de e-sports não tem a mesma atenção, tecnologia de transmissão e culturalmente ainda não tem o mesmo espaço, a mesma abrangência, do que asiáticos, europeus e norte americanos. No Brasil, games, em sua maioria, é vista como diversão e passatempo e, apesar de haver profissionais ainda não há profissionalização.

Quando eu assisti algumas partidas do Batalha Gamer, não me senti tão frustrado, isso por eu ter um conhecimento prévio da realidade que o brasileiro enfrenta, que por vezes é mais do que injusta, e que mesmo assim, treina nas madrugadas e em horários que as vezes se choca com outras atividades sociais relevantes.

No que diz respeito a ArenaGamingTV, me esforço para compreender todo o trabalho que seus integrantes devem ter feito para se tornar uma realidade a transmissão de streaming no Brasil, apenas peço que ao se defrontarem com as críticas, procure não somente justificá-las. Tácito, historiador, orador e político romano disse: "Quem se enfada pelas críticas, reconhece que as tenha merecido".

Agora, no que diz respeito às builds, ela deve variar de acordo com a estratégia de seu time e dos picks do adversário. Não existe uma receita. Há na internet grande quantidade de tutoriais que, em sua maioria, divergem em seus conteúdos.
  16. Fairon

Fairon Membro Jr.

Registado em:
    25 Janeiro 2013
    Curtidas Recebidas:
    272
    Pontos de Troféu:
    63
    Steam ID:
    xfaironx
    Miklo bom texto, o que diz é verdade, só não gostei do final, onde vc se mostra uma pessoa acomodada onde invés de ajudar a comunidade brasileira (caster e jogos profissionais) prefere por esperar ela melhorar, nada cai do céu, se todos tiverem seu pensamento nada vai mudar.
  17. MauricioPlayer

MauricioPlayer Iniciante

Registado em:
    11 Agosto 2012
    Curtidas Recebidas:
    55
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    GatoNoia
    Vamos lá:

Sobre jogadas, estratégia dos times e gameplay não se pode discutir, afinal o cenário de Dota2 aqui no Brasil é fraco, mas é claro que existem suas exceções, times que possuem uma noção melhor de jogo e tudo mais.
    Sobre a narração ai eu concordo, ela é muito AMADORA. É muito comum os casters ficarem sem assunto e começarem a falar besteira durante a partida e isso ninguém merece, não é profissional, MAS é como é.
    Porque disso "é como é" ? Veja uma narração koreana por exemplo:

Compare com uma narração Brazuca, nem preciso dizer que a nossa é melhor, a korena parece uma narração feito para crianças.
    Já uma narração em RUSSO não posso opinar, porém tem uma entrevista do caster russo do TI3 que ele disse ter perdido a voz durante a transmissão pelo fato o modo que eles fazem o trabalho, e para isso ele comparou com o estilo koreano, dizendo ser "parecido" no fator "oooohhh..." "aaaaahhh..." durante as transmissões.
    Já uma transmissão Americana é no estilo: "TIME IS MONEY, BITCH".
    Ou seja, é um reflexo CULTURAL.
    E no nosso Brasilzão, o Dota2 só é transmitido dessa maneira por causa do LOL, que começou com essa "moda" de traduzir o jogo inteiro.
    É a tendência, tentar levar o jogo para as pessoas que não jogam ou não entendem o inglês(vulgo inclusão digital).

Lembrando que esta é a minha opinião e não a verdade absoluta!
    justjr e MoonwalkerMiklo curtem isto.
  18. MoonwalkerMiklo

MoonwalkerMiklo Membro Jr.

Registado em:
    28 Novembro 2011
    Curtidas Recebidas:
    419
    Pontos de Troféu:
    83
    Steam ID:
    MoonwalkerMiklo
    Você tem razão amigo, concordo que minha atitude não é a ideal, é que uma coisa que eu esqueci de falar no meu post é que o que o amigo que criou o post está fazendo, eu já tentei fazer várias e várias vezes anteriormente, basta fazer uma busca aí nos meus posts no fórum que você vai achar, e nunca deu o resultado que eu esperava. Eu confesso que depois de tanto tempo tentando, eu estou bem sem esperanças. Sei que o certo era ainda ter esperanças, mas eu lamento amigo anda bem difícil depois de 2 anos sem virtualmente nenhum resultado. Mas sim vamos continuar tentando na medida do possível, talvez o Brasil só precise de mais um tempo.
    MateCouro curte isto.
  19. Nocivo

Nocivo Iniciante

Registado em:
    12 Fevereiro 2013
    Curtidas Recebidas:
    34
    Pontos de Troféu:
    18
    Só acho que escolheram a partida errada para Stream, THD era pra estar na primeira divisão, pelo nível deles era meio que obvio que eles iriam stompar contra times da segunda divisão.

Quanto ao Arena eles precisam realmente melhorar, o único que fazia alguma analise tática nas streams era o Bruno do Dota-Academy, só que é o seguinte não vamos querer tripudiar em cima do Arena, que começou em 2011, o Figueiredo saiu do emprego dele para se dedicar ao projeto que levou 2 anos para engrenar, qualquer 1 teria desistido após 1 ano com views de 100~300 na twitch, além disso estão estão começando a fazer campeonatos para a comunidade, fizeram um pubstomp maneiro com parceira da Tt eSports, ou seja, sendo ruins ou não, são um dos poucos que acreditam no dota brasileiro.

As melhores partidas de ontem foram as 2 de paiN x voiD Team, para quem quiser assistir.
  20. Fairon

Fairon Membro Jr.

Registado em:
    25 Janeiro 2013
    Curtidas Recebidas:
    272
    Pontos de Troféu:
    63
    Steam ID:
    xfaironx
    não tem como comparar um caster koreano ou chines sei lá por um brasileiro, é o estilo deles ficarem gritando dessa forma louco, e os koreano/china se amarram, se não ele nem estariam fazendo sucesso, a pergunta é, eles erram nomes de skills? ficam sem assuntos ou comentários nada haver?

Partilhar esta Página