Coluna Semanal #1 - Natus Vincere

Discussão em 'Competitivo' iniciada por Elem3nt, 9 Novembro 2016.

  1. Elem3nt

    Elem3nt Redator

    Registado em:
    30 Dezembro 2015
    Posts:
    277
    Curtidas Recebidas:
    256
    Pontos de Troféu:
    63
    Steam ID:
    ElementK
    [​IMG]

    Visando buscar mais entretenimento e conteúdo para o fórum, apresento para vocês a Coluna Semanal, um novo projeto que a cada semana trará para discussão a história, a glória, as curiosidades, a crítica entre outros aspectos de alguma organização/time do Dota 2. Toda quarta-fera será publicada aqui a coluna semanal referente algum time, e para estreiar nosso projeto nada melhor que começar com a equipe que deu sentido ao competitivo, Natus Vincere.


    Coluna Semanal #1 Natus Vincere – Na´Vi

    História

    Em outubro de 2010, a criação de uma equipe de Defende of the Ancients (DotA) foi anunciado, incluindo os melhores jogadores ucranianos. Inicialmente o time era composto por Oleksandr "XBOCT" Dashkevych, Artur "Goblak" Kostenko, Bogdan "Axypa" Boychuk, Oleksandr "Deff" Stepaniuc e Andriy "Mag~" Chipenko. No entanto, em dezembro de 2010, Mag~ e Deff sairam da equipe. As vagas foram preenchidas por Danil "Dendi" Ishutin e Ivan "Artstyle" Antonov, que se tornou o novo capitão do time.
    Em 17 de junho de 2011, ocorreu uma mudança na lista resultando na substituição de Goblak e Axypa por Clement "Puppey" Ivanov e Dmitriy "LighTofHeaveN" Kupriyanov. Em agosto de 2011, Na`Vi foi convidado para o primeiro torneio de Dota 2 na GamesCom. O evento chamado "The International", além do intuito de divulgar o lançamento do game, o campeonato teve uma maior significância no mundo do eSports: uma premiação incrível de US$ 1.6 milhões a ser disputada por 16 equipes convidadas de todo o mundo. Foi um baque na comunidade, que ainda estava digerindo a ideia de finalmente poder contar com um jogo sem as amarras de Warcraft III, somado ao apoio de uma empresa desenvolvedora por trás do campeonato. Os olhos de toda a cena mundial de DotA estavam na expectativa da grande competição, querendo conhecer o novo MOBA e também assistir aos embates entre os times pelo prêmio de US$ 1 milhão, cedido ao vencedor. A final do campeonato foi decidida entre os ucranianos e a chinesa EHOME. A Na'Vi demonstrou uma habilidade incrível ao chegar invicta na final e logo depois ao ganhar de 3 a 1 dos chineses, se consagrando como a primeira campeã do The International.
    Além da grande quantia em dinheiro, a equipe também levou para casa um favoritismo impressionante por parte dos novos fãs adquiridos. Nos dois anos subsequentes, o time continuou com o bom rendimento, chegando sempre à final do campeonato mundial. Apesar de manter apenas o Mid Laner Dendi e o Carregador XBOCT junto ao Capitão e Suporte Puppey da lineup do primeiro The International, Natus Vincere se consagrou como vice-campeã nas edições do torneio em 2012 e 2013.
    Em 13 de outubro de 2011, logo após a vitória da Na`Vi no "The International" , o jogador Artstyle deixou a equipe. A posição do capitão foi passado para Puppey, e Sergey " ARS -ART " Revin da equipe russa Moscow Five , assumiu o quinto slot na lista.
    2012 foi uma temporada de muito sucesso para Na`Vi, que conquistou vários torneios ao longo do ano, incluindo quatro temporadas da série StarLadder's.
    No The International 2012, Na`Vi perde seu titulo de campeão ficando em segundo lugar, perdendo para a equipe chinesa invictus gaming por 1-3 na grande final. Já no ano seguinte, em agosto de 2013, Na`Vi mais uma vez alcançou a grande final do The International 2013, mas perderam por 2-3 para a equipe Sueca Alliance.
    No final de fevereiro de 2013, ARS-ART foi substituido por Hlib "Funn1k" Lipatnikov do time russo Team Empire. Kuro "KuroKy" Salehi Takhasomi da Mousesports também entrou no time, enquanto LighTofHeaveN esteve inativo. Em abril de 2013, após o contrato dele expirar, LighTofHeaveN oficialmente saiu para entrar na Team Empire.

    [​IMG]


    Declínio

    Depois da conquista do segundo lugar em 2013, aos poucos o clima da equipe começava a esfriar. Supostamente a relação entre XBOCT não era muito boa com o jogador KuroKy, que entrou em fevereiro de 2013 na equipe.
    Esse momento da Na'Vi pode ser muito bem explicitado pela fotografia tirada logo após uma partida da final do TI3, mostrando uma possível briga entre XBOCT e Kuroky, que foi sempre reconhecido no cenário como uma pessoa de difícil temperamento.

    [​IMG]

    2014 se mostrou um desafio logo no meio do ano, quando as vitórias já não eram mais constantes, e finalmente tudo ruiu em Agosto, quando o time perdeu seu manager da época e dois cyberatletas. Quem estaria deixando a lineup era ninguém menos senão o jogador Kuroky e o Capitão Puppey.
    Os motivos que impulsionaram a saída do primeiro eram obviamente problemas de relacionamento, enquanto não se sabe a verdadeira causa de Puppey ter se desligado da equipe. Desmotivação e falta de coesão no relacionamento entre os jogadores é até hoje o palpite mais utilizado dentro do cenário.
    Os milhares de fãs da Natus Vincere levaram um baque junto com o time. Puppey trazia consigo a função de liderança e também figura de seriedade, mantendo sob controle toda a equipe - incluindo Dendi, cuja personalidade excêntrica muitas vezes precisava ser suprimida pelo Capitão.
    Após a saída desses dois integrantes, a Na'Vi sofreu com constantes alterações de lineup - com exceção de Dendi, que nunca saiu. Entre indas e vindas de jogadores novos e antigos rostos, cada vez mais o desepenho do time piorava.
    Após uma pífia performance no The International 2015, acabando nas últimas posições do evento principal do campeonato, seguida de uma tentativa frustrada de se qualificar para a Frankfurt Major, a organização finalmente resolveu que seria melhor encerrar suas atividades com a equipe atual e analisar uma nova estratégia. O mesmo aconteceu nesse ano.

    Danil "Dendi" Ishutin
    [​IMG]

    Um dos pontos mais interessantes sobre a Natus Vincere é, com toda certeza, a quantidade de fãs devotos. Atraídos por uma antiga campeã, diversos admiradores de Dota 2 pelo mundo também logo se viram cativados pela singularidade de Dendi, uma das maiores estrelas do time.
    O jogador sempre demonstrou um feitio despojado em frente às câmeras, trazendo consigo características brincalhonas que toda comunidade de jogos ama. Sua imagem era o carro chefe da organização em relação a marketing e publicidade, aproveitando da quantidade de seguidores que o cyberatleta acumulou ao longo dos anos.
    Outro ponto para se considerar é que Dendi não é apenas um jogador super conhecido, ele também é uma enorme fatia do ganha pão da Natus Vincere e até da Valve. Todo esse carisma e identidade com o público trás um enorme retorno para as duas empresas, seja em público ou em dinheiro. Por mais que a organização não vença torneios, ela ainda consegue se manter muito bem com o esse retorno que Dendi trás e com certeza esse deve ser o motivo do rapaz não sair da organização.
    Sendo reconhecido no início de sua carreira de Dota 2 como um Mid laner excepcional, Dendi aos poucos foi perdendo seu brilho. Conforme o game foi se desenvolvendo pouco a pouco e se distanciando cada vez mais de Defense of the Ancients, aparentemente o jogador se tornou de certa forma acomodado em relação às suas habilidades, ainda que seja até hoje um bom profissional.

    Momento atual e futuro da equipe

    [​IMG]

    Durante o início do ano, a Na’Vi parecia estar finalmente se encontrando novamente e evoluindo pouco a pouco, sendo inclusive convidada diretamente para o The International 2016. O time, porém, usava a mesma fórmula em todos os jogos: uma estratégia extremamente agressiva no early game, e a falta de variedade acabou sendo a principal causa de sua eliminação precoce no evento. A Na’Vi não pretendia fazer nenhuma mudança na sua line-up, mas após não conseguirem se classificar para a Boston Major, apenas Dendi e General permanecerão no time.
    O futuro da equipe é difícil de prever na situação atual, com 3 slots a menos e numa época em que a maioria dos jogadores já está em um time. É possível que Xboct volte para a função de carry e que a Na’Vi ache outros 2 jogadores inativos ou desconhecidos no cenário profissional como suportes. À primeira vista, o time parece não ter um futuro muito imediato, mas a Team NP prova que é sim possível se sair bem com jogadores antigos e coachs que não tiveram muito sucesso nos últimos anos. Outra opção da organização seria esperar o próximo período de trocas de times no fim desse ano, após a Boston Major, e tentar pegar alguns jogadores já conhecidos da cena. É muito provável que todos os participantes sejam da região CIS, que sempre sofre muitos disbands.
    Com certeza eles vão conseguir arranjar alguém, de um jeito ou de outro, mas se General e Dendi conseguirão se adaptar aos novos companheiros é uma questão que só o tempo pode responder.

    [​IMG]

    Para finalizar, deixarei aqui alguns vídeos sobre a equipe/jogadores e seus tributos.









    *Tópico feito em colaboração com thelsales, banner da Coluna Semanal criado por Gotia. Fontes da Liquipedia, wikipedia, youtube, site oficial da NAVI e uol jogos.
    Kelucky, Ozymandias, netyn e 7 outros curtem isto.
  2. botelho44

    botelho44 Iniciante

    Registado em:
    17 Junho 2014
    Posts:
    115
    Curtidas Recebidas:
    43
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    botelho44
    GG WP!! Boas lembranças :) BibleThump

    Parabéns pelo trabalho, vou acompanhar semanalmente.
  3. thelsales

    thelsales Volvo Knight

    Registado em:
    20 Agosto 2012
    Posts:
    1,215
    Curtidas Recebidas:
    620
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    thelsales
    Era um time bonito de ver jogar. Não sei como eles conseguiam, mas era cada TF sensacional mesmo em situações horríveis, tipo a "The Play" no vídeo ali, com as webcams.
    Star-Lord curte isto.
  4. Elem3nt

    Elem3nt Redator

    Registado em:
    30 Dezembro 2015
    Posts:
    277
    Curtidas Recebidas:
    256
    Pontos de Troféu:
    63
    Steam ID:
    ElementK

    Além de entretenimento e conteúdo, trás nostalgia. Obrigado pelo Feedback, bom saber que terei leitores assíduos, isso só me motiva a desenvolver ainda mais a minha função de Redator! :)
    Flah_Los e botelho44 curtem isto.
  5. .Mat

    .Mat Redator

    Registado em:
    31 Julho 2014
    Posts:
    134
    Curtidas Recebidas:
    51
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    MatAlbinu
    Na'vi começou como o melhor time, mas com a saida de grandes jogadores vieram grandes responsabilidades e nessas responsabilidades a navi acabou decaindo muito e desde 2014 ta um time muito mediano, a falta de bons supports e um agradável hardcarry (não que Ditya Rá seja ruim) fazem a falta em um time do nível que a Na'Vi tem.
  6. pstale

    pstale Moderador

    Registado em:
    21 Agosto 2011
    Posts:
    4,255
    Curtidas Recebidas:
    2,902
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    pstale
    Iremos ressurgir como uma fênix!
  7. Margola

    Margola Iniciante

    Registado em:
    4 Agosto 2016
    Posts:
    12
    Curtidas Recebidas:
    5
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    Marolinha
    Primeiramente queria parabenizar o Element pelo trabalho, estarei acompanhando e irei sem duvida aguardar as próximas equipes. Penso que o E-sport terá um futuro brilhante, nosso esporte vai estar no topo, vai ser grandioso, tao quais os esportes olímpicos são hoje. Estamos fazendo historia... Estamos contribuindo, e colaborando, seja financeiramente ou intelectualmente para o surgimento de uma nova era. Somos os pioneiros, e daqui a 20 anos vamos poder contar essa historia, ISSO é o que eu acredito. Por tanto penso que devemos zelar pela historia, contar a historia, fazer a historia chegar no futuro, temos que fazer isso com AMOR, claro que temos que acompanhar o competitivo atual, torcer por ele, mas nunca esquecendo que o presente de hoje será o passado de amanha.

    Pessoal esta equipe Natus Vincere foi sensacional. Esta partida tao clássica contra TongFu é algo brilhante, e nunca vi nada igual em um TI. Pense bem, estávamos assistindo Ao vivo o Mundial, tava empatado 1 x 1 de partida, quem perder saia do torneio, e os caras me mandam esses picks... e pensem bem, começaram perdendo a partida, a partida estava super difícil, e os caras viraram fazendo simplesmente aquilo que vocês viram no vídeo, isso é inimaginável no cenário competitivo atual, um time virar um game jogando daquela forma, em um mundial, jogando de forma tao bela, e não mecânica, realmente não tem como explicar o que foi assistir aquilo no momento que ocorreu. E claro, podemos falar de outras inúmeras partidas sensacionais que tivemos o privilégio de poder assistir.
    Vejo as vezes o pessoal fazendo criticas a jogadores como XBOCT, alguns não imaginam o quanto HC esse cara era, o quanto de espaço ele abria no game, e o quanto ofensivo levando o time adversário para traps ele era.

    Queria acrescentar algumas coisas para não ficar muito extenso. Todos os fãs de dota devem assistir aos 5 games da final do TI 3, vão intender como a Navi entregou o campeonato de mãos beijadas, e vão compreender as brigas entre Puppey, kuroky, XBOCT , isto é muito relevante para a história do time, por que aquele campeonato era da Navi.

    Eu inclui as conquistas dos times, acho que até o terceiro lugar ta valendo , é bacana só pro pessoal ter uma noção da situação. Imagina a visibilidade se fosse hoje heim, os caras tavam feitos. É só olhar no link abaixo, por que não estou conseguindo colar a imagem aqui, cliquem no link e em seguida em Place para renumerar em ordem crescente de vitória.

    http://navi-gaming.com/en/achievements

    DOTA 2


    Para concluir por favor vamos relembrar um pouco do coletivo que os caras tinham, realmente não era de se jogar fora. Essa foi clássica mas ilustra bem nosso encanto.




    Element novamente Parabéns!!
    Elem3nt curte isto.
  8. Star-Lord

    Star-Lord Iniciante

    Registado em:
    3 Julho 2015
    Posts:
    220
    Curtidas Recebidas:
    50
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    Matheus_roma
    Na'vi perdeu o controle sobre os jogadores. O dono da equipe deveria ser mais rígido com alguns deles =/
    --- mesclado: Nov 9, 2016 10:48 PM ---

    Exatamente isso que eu ia falar, Na'vi deu o TI. O Koroky era muito equivocado na época. PQP.
    Margola curte isto.
  9. thelsales

    thelsales Volvo Knight

    Registado em:
    20 Agosto 2012
    Posts:
    1,215
    Curtidas Recebidas:
    620
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    thelsales
    Não acho que a Na'Vi tenha entregado o TI. Quem presenciou lembra que A Alliance dominava completamente o meta da época, tinha muita gente achando que eles iam ganhar completamente invictos e foi até uma surpresa grande quando eles perderam pro Team DK e pro AM do Burning, o que me fez perceber que esses chineses foram talvez o melhor time que já jogou no Dota mesmo que o meta fosse terrível pra eles. A Alliance basicamente descobriu um meta OP que o Icefrog aparentemente não tinha percebido. Na época, tinha muita gente falando que a Na'Vi já estava morta faz tempo. Todo dia, alguém falava "é hoje que a Na'Vi sai, galera" ou "parem de torcer pra time do passado, torçam pra Alliance", ninguém esperava que a Na'Vi fizesse uma corrida daquelas. Isso aconteceu também no TI2, mas não tão fortemente.
    O que é um dos motivos pelo qual o time é tão querido pelos fãs. Eles faziam coisas que ninguém imagina ser possível. Até hoje eu não consigo entender como eles foram tão bem no TI3, mas no final, perderam justamente para o rei do meta: o r[A]t. Era possível ver que a Alliance sentiu medo naquela bo5, muito medo. Mas no fim, a Na'Vi que se perdeu no final quando o rat foi posto em prática na hora crucial. Ou eles pusham e correm risco de perder uma base race, ou eles voltam pra defender e correm risco de perder uma TF. É uma decisão tão difícil de ser tomada que eles naturalmente entraram em discussão, e esse era o poder do rat doto da Alliance. Fazia parecer que qualquer decisão que você tomava, você saia perdendo, e a Na'Vi jogava tão no limite que errar uma decisão podia custar a saída deles do TI, e foi o que aconteceu.

    Não entregaram o TI, só fizeram uma única decisão errada em uma série incrível de decisões corretas que geraram muitas vitórias pela lower bracket mesmo numa época que todo mundo já estava sem fé neles. Cada decisão é como uma aposta, e a Na'Vi estava apostando muito bem, mas chega uma hora que você perde e a Na'Vi num tava preparada para lidar com uma perda. Dito isso, a performance da equipe no TI3 foi incrível e eu espero que em algum ano nós tenhamos um time que faça o que eles fizeram naquele TI.
    Elem3nt curte isto.
  10. Margola

    Margola Iniciante

    Registado em:
    4 Agosto 2016
    Posts:
    12
    Curtidas Recebidas:
    5
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    Marolinha
    Concordo com você que a Alliance dominava o meta no ano, mas na final a Navi entregou os games. Não foi apenas uma decisão como você falou, foram varias decisões, a começar com o Game 1 ((pick : Veng (Hc), Bat (mid), Gondar (off), venon e visage suport, detalhe a tri foi na avançada)), resultado derrota em 15 minutos.

    Logo em seguida a Navi ganhou 2 facilmente, famoso izi. Ou seja, se não fosse esse pick doente do Game 1 tinha sido 3 x 0 , campeã mundial izi.
    Cara a Alliance sentiu visivelmente a final. Só sei que a Alliance conseguiu encaixar 1 GAME que foi o GAME 4, empato levo pro 2 x 2 e no Game 5 vimos mais uma passeio da Navi, e os caras vão e entregam o game.
    Thelsales todos nós vimos na hora, que aquele avanço no mid não fazia mais sentido a partir do momento que IO e CK foram pro bot e furion pro top avançando T2, todos sabemos do potencial pusher que o time tinha, e pow vamos ser sinceros o que a Navi sabia fazer como ninguém era da pusher, não era para cair tao facilmente naquela jogada, foi um erro muito amador. O jogo naquele momento estava totalmente controlado para Navi, era só voltar, defender e manter o GOLD alto. O próprio time não era totalmente 100% no avanço... KKY foi muito garoto naquele dia, e sua inexperiência custou muito caro ao game... puppey errou feio, pq como capitão tinha que ter ouvido XBOCT e Dendi, que tinham experiencia o suficiente para tomar decisões complexas.
    Aquela final era 3 x 0 rápido, Alliance estava totalmente perdida.
    Star-Lord curte isto.
  11. maniacodainternet

    maniacodainternet Iniciante

    Registado em:
    14 Agosto 2013
    Posts:
    116
    Curtidas Recebidas:
    21
    Pontos de Troféu:
    18
    é rapaz saudades daquele time da na'vi que fazia a gente vibrar. hoje os jogos de dota nem dão mais emoção
    ficou tudo mecânico . emoção dava era na época dos wombcombo que viravam um game perdido . hoje em dia tem um comeback aqui outro ali mas sem emoção .
    Margola curte isto.
  12. Star-Lord

    Star-Lord Iniciante

    Registado em:
    3 Julho 2015
    Posts:
    220
    Curtidas Recebidas:
    50
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    Matheus_roma
    Um time que me traz emoção é o The imperial, são novos, mas jogam MUITO
    --- mesclado: Nov 10, 2016 3:57 AM ---
    Ainda dá itens assistindo as partidas? Achava isso tão legal, isso trazia muita historia.
  13. erickalemaoo

    erickalemaoo Iniciante

    Registado em:
    25 Outubro 2014
    Posts:
    76
    Curtidas Recebidas:
    16
    Pontos de Troféu:
    8
    Steam ID:
    149988135
    ganhou os outros 2 easy ? acho que eu nao vi os mesmos jogos que voce *-*, pq o game 3 nao foi nem um pouco easy amigao
    thelsales curte isto.
  14. maf4go

    maf4go Iniciante

    Registado em:
    16 Julho 2013
    Posts:
    555
    Curtidas Recebidas:
    185
    Pontos de Troféu:
    43
    Steam ID:
    maf4go
    XBOCT novamente na Na'Vi eu acredito!
    Margola curte isto.
  15. Margola

    Margola Iniciante

    Registado em:
    4 Agosto 2016
    Posts:
    12
    Curtidas Recebidas:
    5
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    Marolinha


    Erick fico feliz que você tenha voltado para o debate, não desista de discutir com os "fangay da Navi", eles são enjoados mas são gente boa. Vamos lá... São pontos de vista sobre a partida, cada um avalia um Izi game de uma forma, no caso o "Izi" que eu citei no game 3 foi por que em termos de avanço a Navi não sofreu nenhuma pressão, e conseguiu dar mega facilmente na Alliance, agora se você for falar de Kill ai realmente o game foi pareado.
  16. maf4go

    maf4go Iniciante

    Registado em:
    16 Julho 2013
    Posts:
    555
    Curtidas Recebidas:
    185
    Pontos de Troféu:
    43
    Steam ID:
    maf4go
    Pra quem não viu, estas semanas o Dendi foi ao PERU como convidado especial em um torneio de Dota, Não é atoa que o cara é o mais carismático do cenário


    Pra quem não viu



    Declaração de amor ao peru:

    https://twitter.com/DendiBoss
  17. Star-Lord

    Star-Lord Iniciante

    Registado em:
    3 Julho 2015
    Posts:
    220
    Curtidas Recebidas:
    50
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    Matheus_roma
    Eu vejo ele sendo homenageado quando morrer, pqp.
  18. Kelucky

    Kelucky Iniciante

    Registado em:
    4 Dezembro 2014
    Posts:
    59
    Curtidas Recebidas:
    20
    Pontos de Troféu:
    8
    Que time cara!
    BibleThump
  19. thelsales

    thelsales Volvo Knight

    Registado em:
    20 Agosto 2012
    Posts:
    1,215
    Curtidas Recebidas:
    620
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    thelsales
    Estava me perguntando por que você não tinha comentado nesse tópico ainda Kappa
  20. Star-Lord

    Star-Lord Iniciante

    Registado em:
    3 Julho 2015
    Posts:
    220
    Curtidas Recebidas:
    50
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    Matheus_roma
    Quem é Na´vi? É a marinha americana?

Partilhar esta Página