Coluna Semanal #2 - Newbee

Discussão em 'Competitivo' iniciada por Elem3nt, 16 Novembro 2016.

  1. Elem3nt Redator

    Membro Desde:
    30 Dezembro 2015
    Número de Mensagens:
    277
    Curtidas Recebidas:
    256
    Pontos de Troféu:
    63
    Steam ID:
    ElementK
    [IMG]

    Coluna Semana #2 - Newbee
    Dando continuidade ao nosso ‘documentário’ sobre as equipes/organizações, trago para vocês um pouco mais de conhecimento e curiosidades que possui uma das mais poderosas equipes chinesas de Dota2: Newbee. Particularmente, como sou muito fã e acompanho muito o cenário chinês, considero a Newbee no cenário chinês abaixo apenas da Wings HOJE (é claro, pelo doto que shadow e cia vem apresentando), mas não os vejo assim tão distantes… E explico para vocês o porque: pela Dota 2 Ace foi um singelo 2x0 da Newbee, já pelas DPL Season 1 e 2 teve um empate em 1x1, na Copa da NYC a Wings levou a melhor num 2x1, ou seja, quando essas duas equipes se enfrentam - além de um doto lindo de se ver - também há muita regularidade.
    Newbee - The Dream Team
    [IMG]

    História
    No início de 2014 uma nova equipe aparecia no cenário chinês com ares de Superstars, nada mais nada menos que Zhang "xiao8" Ning estava se retirando da LGD Gaming para dar início em uma nova fase da sua vida - Muito vitoriosa, por sinal. Tratava-se da Dream Team, a nova formação do garoto chinês em busca de um sonho, o The International. Os rumores sobre os outros jogadores que iriam fazer parte do roster vieram da Invictus Gaming e da TongFu, eram eles:


    [IMG] Hong Da 'Faith' Zeng
    [IMG] Ning 'Xiao8' Zhang
    [IMG] Zhi Hao 'Hao' Chen
    [IMG] Pan 'Mu' Zhang
    [IMG] Hock Chuan 'ChuaN' Wong


    Começava ali um monte de perguntas sem respostas da nova equipe chinesa, até onde eles chegariam sem o porte e a estrutura de uma organização por trás? Quem os daria suporte? Como seria suas rotinas e quem os comandara? Semanas depois a Invictus Gaming anunciou que Faith ficaria na equipe, acabando com as chances de xiao8 de levá-lo para a Dream Team, assim com ChuaN também não apareceu no roster final. Os dois outros jogadores além de Xiao8, Mu e Hao eram na verdade Gong "ZSMJ" Jian e Zhou "KingJ" Yang. Mas a equipe não demorou muito para sofrer alterações, poucos dias depois a ACE Dota2 (Orgão regulador do eSports na China) anunciou o fim de transferências de jogadores e a Dream Team, patrocinada pelo bilionário chinês Wang "Niuwa" Yue, estava de cara nova e apelidada de “Newbee”. ZSMJ havia saído e em seu lugar entrou Wang "Banana" Jiao. Para a vaga de coach, xiao8 trouxe Wang "SanSheng" Zhaohui - que logo mais vinha a se tornar jogador no lugar de KingJ - e Li "Li" Peng como substituto e Team Leader, os mesmos permanecem na equipe até hoje.
    Juntos, eles começaram seus torneios. Primeiro foi a péssima apresentação na Sina Cup, a última colocação. Mas plausível, já que na época Invictus Gaming, TongFu e Team DK reinavam no dota 2 chinês. Não conseguiram também passar pelas qualificatórias da Starladder Season 9 e tão pouco da ESL Frankfurt 2014. Começava ali vários tweets e posts no Weiboo do quanto xiao8 estava arrependido por ter trocado sua eterna equipe LGD Gaming por uma furada. Pois ele respondeu as , chegou a MDL 2014, tradicional torneio chinês organizado pela Perfect World e MarsTV, e a Newbee brilhou eliminando as favoritas Team DK e LGD Gaming. Também apareceu no pódio em vários outros torneios, sempre em segundo ou terceiro colocado, como por exemplo a WPC e a ECL (nesse fez um incrível 5-0 na fase de grupos).
    [IMG]
    The International 2014
    Veio o maior torneio de eSports do ano e nos convites diretos estava a Newbee depois dos bons e recentes resultados conquistados. Porém com status de coadjuvante e sem muito brilho a equipe foi aos poucos conquistando sua vaga sofrida nos playoffs, tendo que disputar um tierbreakers com LGD e mousesports, aonde esse último acabou eliminado . Após obter a penúltima vaga para a fase final com uma pífia performance no estágio de pontos corridos do The International 2014, Newbee passou invicto pelo mata-mata, eliminando favoritos com a ex-campeã mundial Natus Vincere e a Invictus Gaming. Já no evento principal, Vici Gaming e Evil Geniuses conheceram de perto o doto de xiao8 e cia e foram parar na lower bracket, aonde a Vici Gaming retornaria na final para tentar a revanche contra a Newbee. Depois de um primeiro jogo tranquilo pelo lado da VG, tudo parecia perdido até que a Newbee mostrou que estava mesmo disposta a entrar para a história do Dota. Com um placar final de 3 a 1 na grande final, a Newbee derrotou a ViCi Gaming para levantar o troféu de campeão do mundial de Dota 2 e levar consigo o prêmio de US$ 5 milhões.
    [IMG]



    Zhang "Xiao8" Ning
    Capitão na vitoriosa campanha da Newbee no The International 2014 de DotA 2, o cyber-atleta Zhang “xiao8” Ning rescindiu contrato com a equipe logo após conquistar o título do milionário torneio. Xiao8 chegou a anunciar que iria se aposentar do cenário competitivo, porém o jogador não ficou inativo por muito tempo e na época, mesmo ainda sob contrato com a Newbee, defendeu outros dois times: TongFu.OB e Big God.
    Em uma stream, xiao8 manifestou o desejo de deixar a Newbee em definitivo e retornar à LGD, equipe pela qual jogou durante dois anos e meio. O próprio cyber-atleta classificou a transação como difícil, visto que o contrato com a organização tinha multa rescisória de US$ 800 mil.
    Em comunicado publicado no Weiboo, uma rede social chinesa, o team leader da Newbee, Li "Li" Peng, anunciou a saída de xiao8 e informou que a multa pela quebra contratual não seria cobrada. "Ele foi para o LGD. Ele quer fazer parte da equipe deles para o próximo The International. É o sonho do xiao8. Nós não ficaremos no caminho dele", explicou. Para o lugar dele trouxeram Wang "Rabbit" Zhang da LGD.

    Mas quem é xiao8? Resposta curta: o maior pubstar/celebridade do dota na China.

    [IMG]

    Vou citar algumas curiosidades sobre o chinês: xiao8 é o recordista de transferência (em valores) no dota chinês, por duas vezes. Quando se transferiu da LGD para a Newbee, a organização desembolsou algo em torno de 250.000 mil reais. Já na outra o valor quase chegou a marca de 1 milhão de reais. Nessa era a volta dele da Newbee para a LGD. Ele já anunciou sua aposentadoria do dota competitivo inúmeras vezes, mas o amor pelo jogo sempre falou mais alto. Tão alto que até mesmo cancelou seu noivado por causa do Dota. O jogador vinha sofrendo pressão de sua esposa, a modelo chinesa Jie Zhao, e chegou a dar uma declaração de que deixaria o Dota 2 novamente após o The International 5. “Este será meu último The International, espero não se aposentar integralmente. Minha esposa não apoia minha carreira, mas não vou deixar a comunidade. Eu quero ficar, porque eles têm me acompanhado por muitos anos como profissional…” Declarou.
    Porém, o jogador parece ter voltado atrás, já que anunciou o fim do casamento através de um post em sua página oficial no Weibo, rede social chinesa similar ao Facebook. “Posso parecer egoísta na forma de seguir meus sonhos pessoais e profissionais… Desejo-lhe bem na vida, e a partir de agora vamos caminhar nossos caminhos separados “. Com a conquista da Newbee em 2014 e a separação por causa do dotinha, a fama do jogador chinês aumentou muito, chegando a integrar um time de estrelas chamado Big God, que só se apresentava em partidas especiais e comemorativas.
    Por essas e outras o jogador, além de muito querido pela comunidade, é celebridade notável em qualquer canto. Tem mérito por isso, joga um doto fino, levou a Newbee à glória e tem uma história linda com a LGD Gaming (equipe que tanto reverencia e que inclusive comanda hoje).

    Período pós TI4


    [IMG]


    Após a vitória no The International 4 e a saída de Xiao8, o time continuou jogando bem em 2014 levantando o caneco em vários outros torneios importantes como WCA, ECL Autumn, NESO Open, e nos que não venciam figuravam sempre entre os primeiros. Veio 2015 e a expectativa era a mesma, porém o time começou a decair e sentiu sua primeira grande perda na DAC (que, para a época, foi como uma Major), ficando em penúltimo lugar. Os motivos podem ter sido muitos, mas é dito que os jogadores não se dedicavam mais inteiramente ao Dota e jogavam outros jogos enquanto deveriam estar praticando. Alguns rumores dizem que eles começaram a praticar para o campeonato apenas duas semanas antes do início do mesmo, tentaram algumas scrims e perderam todas. Muitas mudanças foram feitas na lineup durante o ano, mas sem nenhum bom resultado. O time ficou em último na Frankfurt Major, e em penúltimo na Major seguinte, Shanghai. Já nos outros torneios extra Valve a situação não era diferente, figuravam sempre entre os últimos colados e nem nas qualificatórias conseguiam passar. No The International de 2015 a atual campeã deu outro vexame nas últimas colocações, assim como no último torneio do ano, a WCA 2015 - a qual em 2014 havia vencido com facilidade. Os disbands foram constantes e jogadores saíam e voltavam para a organização, porém sem surtir efeito.
    Após a Shanghai Major, uma mudança na lineup finalmente trouxe o time à praia. Newbee era agora composta por Chuan, Mu, Hao e os recém-chegados kpii e Kaka - este último tinha status de estrela já que era o primeiro suporte à nível mundial a conseguir a marca de 9k de MMR. Eles conseguiram o segundo lugar no Epicenter e terceiro na Manila Major. Nesta época, fizeram 29 vitórias seguidas, quebrando o próprio recorde de 23 seguidas e sendo até hoje o maior número do Dota profissional. Já no cenário chinês voltaram ao posto de campeã após vencer os torneios da Shangai Dota 2 Open e Nanyang Season 2, já pela MDL (MarsTV League) só foram parados pela boa equipe da Evil Geniuses, ficando em segundo lugar.

    [IMG]




    Momento atual e futuro

    [IMG]

    O time era uma promessa para o International 2016 e até conseguiu ir para a winner bracket, mas após uma série contra a EG, até então sob liderança de Peter “PPD” Dager, o famoso “mata-chinês”, e outra disputadíssima contra a Liquid foi eliminado, ficando em 9º-12º.
    Após a derrota, apenas kpii e Kaka permaneceram no time. Dentre os novos jogadores, está Sccc, cuja habilidade de seu Invoker - e da ótima capacidade de desenvolver bem a role do mid - chamou a atenção do mundo, além de ter 9k de mmr (junto com Kaka, os dois 9ks da Newbee). Os outros dois integrantes são Xu “uuu9” Chan, que vem se mostrando bem sólido na função de carry, e Faith, campeão do The International 2 pela Invictus Gaming. Como uuu9 e Sccc são jogadores novatos e que nunca viajaram para os EUA, Hao será o jogador substituto oficial na Boston Major caso algum dos dois não consiga passaporte.
    A princípio o time aparentava ter enfraquecido, já que Sccc e uuu9 eram jogadores do segundo escalão do dota chinês (atuavam pela Newbee Young, organização secundária da Newbee) e poucos os conheciam. Mas não foi isso que eles mostraram na MDL Autumn 2016. Por mais que tenham ficado em segundo lugar, eles deram muito trabalho para a EG, os campeões do evento.

    Embora o contato entre as equipes da China/SEA e as do ocidente tenha sido pouco, a Newbee pode ser considerada um dos melhores times do mundo, sendo inclusive convidada para a Boston Major. Como muitos times ainda não se chocaram após o roster shuffle é difícil especular se eles se manterão no topo, mas a princípio eles estão no mesmo patamar das outras equipes tier 1 que vem mostrando um doto regular e vencedor, como a Evil Geniuses, Wings Gaming e também a Virtus.Pro.
    Styðja, Flah_Los, botelho44 e 3 outros curtem isto.
  2. Previo Iniciante

    Membro Desde:
    20 Novembro 2013
    Número de Mensagens:
    301
    Curtidas Recebidas:
    100
    Pontos de Troféu:
    43
    Steam ID:
    76561198071357576
    você tem uma boa coluna
    --- mesclado: 16 Novembro 2016 às 19:18 ---
    Newbee depois do TI em vez de irem escalar uma montanha juntos ou andar de bicicleta foram jogar um RPG que legal XD ai ficaram enferrujados e perderam o nivel de habilidade que tinham de tanto que jogaram aquele RPG
    thelsales e Elem3nt curtem isto.
  3. Star-Lord Iniciante

    Membro Desde:
    3 Julho 2015
    Número de Mensagens:
    217
    Curtidas Recebidas:
    50
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    Matheus_roma
    TEXTO TENDENCIOSO PARA O PPD, EU VI HEIM!!!!
    ÓTIMO TÓPICO <3
    Saruman_Rockeiro e Elem3nt curtem isto.
  4. Flah_Los Colaborador

    Membro Desde:
    21 Novembro 2012
    Número de Mensagens:
    2,268
    Curtidas Recebidas:
    1,223
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    flah_los
    Ainda não me conformo com aquela empolgação enfadonha que ele apresentaram ao ganhar o TI4.
    Ótimo texto, estou curioso pra vê-los jogar.
  5. Star-Lord Iniciante

    Membro Desde:
    3 Julho 2015
    Número de Mensagens:
    217
    Curtidas Recebidas:
    50
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    Matheus_roma
    Pense na DC como a Newbee sem titulo, na vdd. Wings e Dc souberam jogar no meta e usar ele bem na hora certa.

Partilhar esta Página