Dicas de hábitos que jogadores experientes sabem ou usam que melhoram o seu game play no DOTA 2

Discussão em 'Tutoriais Diversos' iniciada por -oliruM-, 17 Abril 2017.

1. -oliruM- Redator

Membro Desde:
    11 Dezembro 2014
    Número de Mensagens:
    656
    Curtidas Recebidas:
    680
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo
    Bom dia

Só vou dissertar aqui sobre pequenos hábitos que adquirimos ao jogar DOTA 2 por algum tempo ou hábitos que adquirimos ao melhorar a nossa capacidade de jogo, até mesmo, hábitos que tentamos copiar dos profissionais ou players melhores do que a gente.

Tenho certeza de que se você não tem conhecimento destes hábitos e passar a adquiri-los, o seu game play irá melhorar e por consequência a sua experiência com o jogo.

Configurações

Quanto mais você joga, mais você vai moldando as suas configurações para melhorar o seu gameplay. Quando digo mudar as configurações quero dizer mudar as sua opções no jogo, para tornar o seu tempo de resposta mais ágil ou o jogo melhor pra você.

Cada um tem a sua configuração ideal, mas vou deixar aqui algumas dicas que eu tenho certeza que vão ser uteis.

→ Crie atalhos no teclado para os seus slots de itens, quanto mais acostumado você estiver com o atalho do teclado, mais rápido você vai responder ingame com o uso dos seus itens.
    → Desabilite o ataque automático. São inúmeras as situações ingame em que ter um ataque automático pode te prejudicar.
    → Há uma configuração nas opções que se marcada só vai te possibilitar cancelar o tp se você apertar o botão STOP, muito útil para não cancelar o seu tp atoa por clicar em outra coisa.

Perca um tempo nas opções vendo o que pode ser feito ou marcado que pode vir a melhorar o seu jogo. Cada jogador tem o seu jeito de jogar.

Ter sempre um TP ( Teleport Scrool ou Pergaminho de teletransporte)

São inúmeras as vantagens de gastar 50 de ouro e ter sempre um tp na bag. Não importa a sua role, a sua bracket, ou até mesmo que o seu herói seja um Furion da vida, tenha sempre um tp na bag.

TP serve para muitas coisas e eu perderia horas explicando, portanto procure ter sempre um tp e o jogo vai te mostrando, em cada partida, o porque de essa opção ser vantajosa em TODOS os seus jogos.

Quanto mais alta a bracket do dota, melhor e mais preciso os tps são.

Comprar os itens pelo compra rápida

Lá nas configurações do dota 2 por padrão o compra rápida vem com um TP, o qual assim que você estiver próximo a uma loja pode clicar em cima ou apertar o botão de compra rápida ( que geralmente é F5 mas vc pode configurar) para comprar o item.

Você pode também clicar em um item na loja e arrastá-lo segurando o botão esquerdo do mouse até essa barra de compra rápida ( que fica aonde está o ícone do TP) , para facilitar a sua compra. Desta forma toda a vez que você tiver dinheiro para comprar este item ou parte dele o jogo te avisará, facilitando a sua vida.

Adquirir o hábito de olhar o Mini mapa com mais frequência

Quanta mais mmr tem um jogador, provavelmente mais ele consulta o mini mapa. Ter a noção de onde o seu adversário está faz a diferença nas suas partidas.

É um hábito difícil de se adquirir que leva tempo. Mas que todo jogador mais experiente tem!
    Inclusive, há tutorias na internet de mid players que recomendam adquirir o hábito de olhar o minimapa a cada 5 segundos para ajudar a se prevenir de ganks.

É necessário ter essa noção para adquirir os hábitos que vou citar a seguir.

Obs: Há uma configuração no dota 2 que pode ser feita para que em vez de setas, apareça os ícones dos heróis no mini mapa, ajudando muito a identificar quem está aonde. Basta marcar dois quadrados lá nas opções, não me lembro quais, mas com uma rápida pesquisa pela net você vai encontrar como fazer.

Clicar constantemente no herói inimigo

Quando clicamos no herói inimigo queremos ter a noção do seu level e da sua progressão de itens e isso pode fazer toda a diferença na sua tomada de decisões.

Quanto mais nos jogamos dota 2 melhor entendemos o poder de um herói de acordo com o seu level.
    Por exemplo, gankar um alch no mid lvl 5 e completamente diferente de ganká-lo no lvl 6, pois neste level ele já teria a sua ultimate que o tornaria muito mais difícil de matar.
    Neste caso você teria que clicar nele para entender em que lvl ele está e se dará tempo de chegar até lá antes que isto aconteça.

Ter o hábito de clicar sempre nos heróis adversários vai te ajudar a não gankar aquele nyx lvl 6 sem detecção, ou a entender que se o nyx pegou lvl 6 e sumiu do minimapa, vc pode estar correndo risco se estiver em algum lugar afastado dos seus amigos e sem detecção.

Quanto melhor for a sua tomada de decisão no jogo, melhor é o seu gameplay.

Obs: Você pode clicar no inventário do herói inimigo com ALT pressionado para alertar todo o seu time do lvl ou de determinado item do herói adversário.

Usar o clique do mouse com ALT para avisar o seu time sobre o sua progressão de LEVEL ou itens

Imagine que o seu time está te chamando para bater uma smoke, porém falta somente 200 para você fechar a bkb, como avisá-los sem perder mto tempo? basta clicar lá no ícone do item ou na barra de compra rápida e apertar alt que uma mensagem será enviada a todos do time.

Pode ser usado para indicar seu LVL, indicar quanto falta de experiência pra você pegar um LVL, indicar se as suas habilidades estão prontas para serem usadas ou seus itens, que são informações importantes para seus companheiros.

Muito usada também para chamar os companheiros de time para smokar, pois ao clicar em alt e no icone da smoke no seu inventário, uma mensagem será enviada pedindo a todos para se juntar para smokar. Útil também para o uso de arcane boots, mekans , pipe , crimsom guard e etc, ou habilidades dos heróis como ultimate do dazzle.

Também pode ser usado para indicar se um herói está ausente da lane, basta clicar no ícone com a foto do herói no placar, ou também se clicado no tempo, irá mostrar o tempo de jogo, ideal para ajudar a gravar o tempo de roshan ou o tempo do dia e da noite.

Julgar pelos picks do time se o estilo de jogo vai ser early ou lategame

Significa dizer que pelos picks do time, os jogadores vão optar por fazer uma estratégia para ganhar o jogo cedo, por volta de 15-30 minutos, ou por perceber que o seu time só terá vantagem tarde, tentar segurar o jogo para depois dos 30 minutos, levando-o para o lategame.

Lembrando que ganhar o jogo cedo implica em dizer que o time vai focar em levar as torres, dar os megas e levar o ancião mais cedo do que de costume nas partidas. É necessário um bom team play.

Exemplo:
    Por habilidade existem heróis como Ursa, Huskar, Drown Ranger que possui um poder de ficar forte e levar o jogo cedo ( Antes dos 30 ) .
    Já heróis como Medusa, Spectre, Anti Mage atingem um bom potencial mais tarde no jogo , sendo assim mais fácil ganhar se o jogo durar mais tempo.

Ter uma noção de quais são as zonas perigosas e zonas seguras

Essa seria talvez a noção mais difícil de explicar, mas seria você compreender mais ou menos aonde o time adversário está e interpretar as zonas do mapa como seguras ou não seguras.

Vou explicar melhor, imagine que todo o time adversário está levando a sua torre no bot e você está farmando no top, significa dizer que você está numa zona segura pois com raríssimas exceções ( techies, furion, etc ) não há como alguém te "matar".

Agora imagine que o time adversário está sumido do minimapa, pois não estão nas lanes e nem nas suas wards, e você resolve ir farmar alguma lane ou na sua jungle, você estará indo para uma zona insegura, a possibilidade de sofrer um gank é muito grande.

Saber interpretar estes riscos, e avaliar se vale a pena correr ou não, faz parte de um jogador experiente. Quanto melhor for esse hábito, melhor vai ser a sua tomada de decisão.

Procure interpretar o porque de você ter morrido fora de posição em alguns jogos, para melhorar cada vez mais nesse hábito.

Ter uma noção de quanto tempo o time adversário vai demorar para responder a sua jogada

Bora explicar com base no exemplo anterior, os 5 heróis adversários estão levando uma torre no bot e eu estou top levando a lane para levar a torre deles, quanto tempo eles, ao perceberem que eu estou lá, vão demorar para chegar até mim? Essa talvez seja a noção mais difícil de se adquirir.

Na grande maioria das vezes os heróis cruzam o mapa usando TP.
    O Tp leva 3s no primeiro, 5s no segundo e + 5,5s no terceiro, 6s no quarto e 6,5s no quinto na mesma estrutura. Então qualquer herói inimigo pode chegar a uma estrutura dele em 3 seg e dependendo da sua mobilidade pode demorar x segundos para chegar até você ( estou desconsiderando a travel, mas se tiver leve em conta tbm).

Quanto mais você for jogando melhor você vai interpretar este tempo, e melhor você vai se prevenir contra ganks ou mortes fora de posição.

Este conceito é a base do SPLIT PUSH.

Gostaria que vocês entendessem que este é um conceito muito difícil de explicar e que só costuma ser bem dominado em players de 6 k + de MMR, portanto estou somente dando uma noção pra vocês de que ele existe e que quanto mais você jogar melhor você vai entendê-lo.

Abaixo segue um vídeo de um 7 k de MMR explicando a diferença entre as brackets, e que tem tbm este assunto.

Não fazer sempre os mesmo itens para cada jogo

Cada jogo vai pedir uma abordagem diferente, não é porque no ultimo jogo você fez uma difusal de juggernaut e destruiu o necro adversário que no próximo jogo você terá que fazer uma difusal. É necessário avaliar as vantagens de cada item contra cada herói em cada jogo.

O item vai variar de acordo com a sua estratégia, de acordo com as habilidades ou possíveis itens dos heróis adversários.

Analise bem as habilidades que os heróis adversários tem e que podem te oferecer ameaças e faça seus itens para anular a ameaça ou minimizar os danos.

[IMG] e suporte = [IMG]

Exemplo: Imagine que você está de suporte solo jogando contra um clockwerk, considere talvez fechar de primeiro item uma forcestaff em vez da glimmer cape do jogo passado, para sobreviver a um possível start do clock ou salvar o seu aliado que for pego por ele.

[IMG] VS [IMG] Diferente de [IMG] VS [IMG]

Exemplo 2 : Você está de juggernaut já tem uma difusal , uma manta. No ultimo jogo que você jogou de Juggernaut você fez uma basher depois da difusal e manta, e destruiu o carry inimigo que era um naix.
    Porém neste jogo de agora, existe uma legion farmada com dano alto e blademail, neste caso em vez de seguir a receita de bolo da partida passada, é melhor talvez ir para uma linkes e tentar atrapalhar o jogo dela e salvar o seu do que arriscar uma basher e morrer num start dela.

No dota não existe receita de bolo.

......................................................................................................................................................

Por enquanto é só isso, quando eu for lembrando de mais dicas, vou atualizando o tópico.

Sintam-se livres para comentar, adicionar ou corrigir possíveis erros meus.

Abraço

@Cadu, Monyahan, h3d e 5 outros curtem isto.
  2. Star-Lord Iniciante

Membro Desde:
    3 Julho 2015
    Número de Mensagens:
    220
    Curtidas Recebidas:
    50
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    Matheus_roma
    Sobre a LC, Basher é muito útil e abyssal também. Tu para dela te atacat também, mas quando se joga contra uma LC. é mais util fazer uma manta. O drible é muito mais efetivo que fazer uma linkes que é mais caro e sai da build do herói. Eu sei que foi um exemplo, só estou tentando deixar o item mais pro herói.
  3. -oliruM- Redator

Membro Desde:
    11 Dezembro 2014
    Número de Mensagens:
    656
    Curtidas Recebidas:
    680
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo

Cada um tem a sua receita, o importante é mostrar que ela pode e deve variar de acordo com o jogo.
  4. MoonwalkerMiklo Moderador

Membro Desde:
    28 Novembro 2011
    Número de Mensagens:
    1,477
    Curtidas Recebidas:
    419
    Pontos de Troféu:
    83
    Steam ID:
    MoonwalkerMiklo
    Um bom tópico, altamente recomendado para iniciantes.
  5. evillman Iniciante

Membro Desde:
    30 Julho 2015
    Número de Mensagens:
    31
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    8
    Steam ID:
    30345330
    Sou contra isso de andar de TP o tempo todo. Gosto de ir caminhando, é mais saudável.
  6. Flah_Los Colaborador

Membro Desde:
    21 Novembro 2012
    Número de Mensagens:
    2,270
    Curtidas Recebidas:
    1,223
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    flah_los

Tp leva 3s no primeiro, 5s no segundo e + 5,5s no terceiro, 6s no quarto e 6,5s no quinto.

Acredito que vale ressaltar o Chat Wheel e as frases.

Outra coisa que não sei se implementaram, mas que será boa, será o Ping Wheel.

Tem um vídeo no Wykrhm com melhor qualidade do que este aqui:
    -oliruM- curte isto.
  7. rapaphaelms07 Iniciante

Membro Desde:
    15 Agosto 2014
    Número de Mensagens:
    7
    Curtidas Recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    Griffth
    Uma dica sobre compra rápida. Se vc apertar Ctrl, vc pode arrastar vários itens na compra rápida mesmo que não apareça mais do que 8 itens, vc pode ter vários e a tecla f5 só vai comprar na ordem que vc arrastou. dá pra arrastar a build do jogo todo se quiser, mas é mais recomendado arrastar pra compra rápida só os itens iniciais ja que os outros itens são mais sucessíveis a mudar dependendo de como o jogo está indo. Com isso vc pode comprar itens sem se preocupar em abrir a shop por um bom tempo
  8. SuperTicos Iniciante

Membro Desde:
    9 Setembro 2013
    Número de Mensagens:
    203
    Curtidas Recebidas:
    27
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    Ticos
  9. Bender_Maximo Iniciante

Membro Desde:
    4 Agosto 2014
    Número de Mensagens:
    3
    Curtidas Recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    bender_maximo
  10. Monyahan Iniciante

Membro Desde:
    18 Abril 2016
    Número de Mensagens:
    7
    Curtidas Recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    hannasheryda
    Primeiro gostaria de parabenizar pelas dicas, vai ser um pouco difícil processar tudo ao mesmo tempo (no meu caso porque sou iniciante haha), mas vai ajudar MUITO! Parabéns e obrigada! *-*

Segundo pra dizer que eu descobri, quase acidentalmente como ativa os ícones no mini-mapa, se alguém precisar. Vou tirar um print, porque é bem autoexplicativo, e como você mesmo disse, só são essas 2 opções que precisam estar selecionadas:

E era isso. :)
    -oliruM- curte isto.
  11. oleg Iniciante

Membro Desde:
    13 Maio 2016
    Número de Mensagens:
    14
    Curtidas Recebidas:
    7
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    olgaaglo
    Dica do tio Oleg, porque eu não vejo muita gente que conhece essa mecânica.

Reliable e unreliable gold, provavelmente no Dota em português deve estar como ouro seguro e não seguro.

A diferença é que um você perde ao morrer, outro permanece inalterado.

Tá, como isso influência meu jogo ?

Ex: 2000 gold, 1500 unreliable, 500 reliable.
    Morreu.
    Você agora tem 500 de ouro, besta.
    -

Como trabalhar isso ? Pessoalmente eu costumo adicionar dois itens a compra rápida, um barato e outro costuma ser "core".

Resultado: tenho 3k gold, 2000 unreliable, 1000 reliable.
    Tomei gank, vou morrer.
    Me aproveito do meu quickbuy ser o mousewheel e compro os itens baratos que estão em espera, de modo que ao morrer, eu não perca todo este ouro farmado.

Lembrando que a ordem de prioridade para compra de itens é Unreliable > Reliable e para buyback Reliable>Unreliable, e isso facilita de modo a tornar mais fácil os buybacks durante o game.

Então cabe a você administrar o tipo de ouro que você possui para ter o maior uptime durante o jogo.
    Hipo curte isto.

Partilhar esta Página