(Guia) Como melhorar no Dota 2

Discussão em 'Tutoriais Diversos' iniciada por -oliruM-, 5 Fevereiro 2016.

1. -oliruM-

-oliruM- Moderador

Registado em:
    11 Dezembro 2014
    Curtidas Recebidas:
    702
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo

Bom dia
    O que me levou a fazer esse guia?
    Frequentemente escuto esta pergunta dos meus colegas, e assim como eles a tempos atrás quando resolvi que seria a hora de mudar e melhorar também me perguntava:
    O que eu devo fazer para melhorar no Dota 2 ?
    Está é uma dúvida que todos nós temos em um certo ponto do jogo, e se você chegou até aqui pelo interesse em aprender mais, isso já demonstra que você está no caminho certo.
    No Dota, por existir muitas possibilidades e variáveis é praticamente impossível para alguém saber tudo sobre algo, porém com um pouco de estudo, prática e determinação, você será capaz de melhorar o seu gameplay e por consequência sua experiencia com o jogo.
    Já existem guias na internet sobre o assunto, para quem manja de ingles pode ser um material ótimo.
    http://www.dotafire.com/dota-2/guide/levelling-up-how-to-improve-your-play-8902

OK , quero melhorar , por onde eu começo , o que devo fazer?
    Devemos entender que no Dota 2 o que funcionou pra uma pessoa , pode não funcionar para outra pois cada um aprende do seu jeito, porém existem métodos que de uma forma geral acabam ajudando no aprendizado de todos.
    Não há espaço para aprendizagem no jogo , se você achar que sabe tudo sobre ele.
    Entenda que não é porque você tem 90% de winrate com um herói você sabe tudo sobre o mesmo. Tenha a mente aberta para novas possibilidades , novos itens, novas formas de jogar com o herói.
    Muitas pessoas deixam de aprender e melhorar por arrogância de pensarem que dominam o conhecimento.
    Abaixo deixo as dicas sobre os métodos que eu usei que me fizeram melhorar o meu gameplay.
    Você pode começar de qualquer uma delas.
    Se alguém tiver e quiser acrescentar alguma boa dica ao tópico, fique a vontade para compartilhar, ela será muito bem vinda.

Aprendendo a jogar com novos heróis

Aprender a jogar com heróis que você não costuma jogar ou nunca jogou, te faz agregar conhecimento e melhorar o seu aprendizado no jogo.
    A dica é sempre que você for jogar com um herói que você não sabe, antes disso, treine contra Bots antes de jogar uma partida contra pessoas. Os bots irão te oferecer um bom desafio, e quando você dominar o personagem de forma satisfatória a ponto de carregar o game contra os bots no nível injusto , é muito provável que você jogue bem com o herói contra pessoas.
    Treine Skill builds diferentes, configurações diferentes, itens diferentes até achar uma maneira de jogar que seja tanto eficaz como confortável para você.
    Além disso você será capaz de agregar conhecimento sobre o herói a ponto de quando precisar enfrenta-lo em algum game no futuro, saberá como jogar contra o mesmo, melhorando o seu jogo.

Assista a vídeos de gameplay dos profissionais e acompanhe os torneios

É uma excelente fonte de aprendizado, acompanhar e ver como os profissionais jogam sem dúvida faz a gente melhorar o nosso gameplay.
    Lá aprendemos estratégias, jogadas, Builds , combos , etc ... muitas vezes coisas que nos surpreendem, pois jamais havíamos pensando naquela situação.
    Acompanhar os torneios , assistir pela perspectiva do jogador, são fontes tão boas de aprendizado que mudam a sua forma de pensar e jogar.
    Ver vídeos no youtube , acompanhar os canais também auxiliam na aprendizagem. Há muitos canais bons, vale a pena conferir.
    Tópico sobre canais no youtube

No Dota 2, conhecimento é poder
    Outra bom jeito de melhorar o seu gameplay é estudar.
    Acompanhar e ler guias na internet , podem te fazer aprender coisas novas , olhar as coisas de uma forma diferente e até mesmo te fazer perceber que você estava errado em alguns aspectos e nem sabia disso.

Assista aos replays das suas partidas

Sabe aquele game que você fez 20/0 e aquele que você ficou 0/12 , os dois são importantes para você entender o porquê de ter ficado assim. Você pode acompanhar e se perguntar coisas que vão agregar conhecimento e te fazer melhorar como jogador. Você vai compreender muito melhor as situações in game.
    Alguns exemplos:
    O que eu fiz que me levou aquilo?
    Estavam indo me gankar, mas eu não morri porque ? Alguma ward me salvou?
    Me gankaram e eu morri, porque eu morri? Eu estava fora de posição? Dava pra ter fugido? Tinha ward? Eles smokaram?
    Eu estava na frente do patrimônio liquido mas fique para trás com menos de 5 minutos , porque?
    Meu time estava perdendo mas ganhou o jogo, o que aconteceu?
    Meu time estava ganhando porém perdeu o jogo, o que aconteceu?
    Meu aliado carregou o jogo, porque? O que ele fez?
    Meu aliado deu rampage, porque? Que itens ele fez? Em quem ele utou/bateu primeiro? O time adversário estava fora de posição?

Aprenda a jogar em outras posições

Aprender outras roles no dota te faz crescer como jogador, cada posição tem como função principal causar impacto no game suficiente para o time alcançar a vitória. Aprender outra role te faz um player muito mais participativo e com uma noção de game muito melhor. Ajuda você a entender o que está acontecendo na partida e o que você pode fazer para ganhar o jogo.

Alguns Exemplos de coisas que você pode aprender jogando em outras lanes.

Peça ajuda a pessoas com mais experiencia que você
    Se você conhece ou tem amizade in game com alguém que você considera melhor do que você, porque não perguntar a esta pessoa? Pedir dicas , tirar dúvidas. Dependendo da boa vontade da pessoa você pode aprender coisas novas realmente úteis para o seu gameplay melhorar.
    Não seja tímido. Assim como eu a grande maioria que joga dota 2 teve a ajuda de algumas pessoas mais experientes quando começamos a jogar. Faz parte do aprendizado ter um bom professor.

Jogue muito GG
    Não adianta somente agregar conhecimento , é necessário colocá-lo em prática, testá-lo.
    A maioria dos guias de internet recomendam que se jogue no minimo 4 partidas ao dia para praticarmos o nosso dotinha. Claro que por ser somente um jogo nem sempre podemos chegar a esse número, porém é indiscutível o fato de que a grande maioria dos melhores jogadores de DOTA são jogadores que já jogaram muitas partidas de dota 2 ao longo dos anos e tem uma frequência de partidas muito grande pois treinam varias horas por dia. O que prova que jogar muito e com frequência , melhora o seu gameplay.

Espero ter ajudado e boa sorte!!!
    Abraço.
    Cronologia
    05/02/2016 - Tópico Criado
  2. pablo.catdog

pablo.catdog Iniciante

Registado em:
    10 Março 2013
    Curtidas Recebidas:
    124
    Pontos de Troféu:
    43
    Steam ID:
    marinheiropopai
    muito bom... isso me faz pensar que tenho que aprender a jogar d HC... só jogo de suporte, e só faltam 2 partidas para calibrar meu MMR...
    -oliruM- curte isto.
  3. A5Neto

A5Neto Iniciante

Registado em:
    27 Maio 2015
    Curtidas Recebidas:
    38
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    A5Neto
    Se for ver, é simples.

Só basta querer mesmo melhorar. E não vejo que as pessoas querem melhorar não, são poucas.

Mas mesmo assim, bom tutorial pra indicar quando alguém vier com essa pergunta. Parabéns!
  4. BanRubick

BanRubick Iniciante

Registado em:
    1 Julho 2015
    Curtidas Recebidas:
    7
    Pontos de Troféu:
    8

Entender que o HC é o player que vai levar seu time a vitoria, e para isso ele precisará de itens (para que consiga tais itens precisará de farm). Então se for seguir uma lógica o primeiro passo é não perder LH, para isso sempre interessante que seja uma trilane para que os sups controlem o off e você não parca os LH's e nem os denied ja que esses lhe dão exp e reduz o ganho pelo off lane inimigo.

Entender a dinâmica das TF's também é muito importante. Seu off está em dificuldade, não será você que dará um tp para ajuda-lo e sim os suportes. Sua obrigação é farmar o máximo possível! Mas você tem uma trilane com muito controle e seu heroi tem um potencial já no inicio não custa nada agressivar em busca de um kill até para que o off se sinta amendrontado, desse modo perca exp . Alguns carry's tem um poder de rotacionar mesmo sem possuir itens; Vou dar um exemplo do Gyrocopter que por possuir uma ulti com damage (sem falar no slow) em área e ter outras skills que causam dano em area ao alcançar level 6 tem o poder de rotacionar com os suportes para safe lane inimiga e quebrar o farm do carry inimigo alem de garantir um ganho de exp para seu off lane. Agora se você está com um HC como Phanton Lancer que ao pegar level 6 não ganha uma skill poderosa no early game como a do Gyro sua obrigação é continuar na lane e garantir seu farm para que você consiga seus itens e seja capaz de carregar seu time.
  5. Jhonatasvaz

Jhonatasvaz Iniciante

Registado em:
    23 Outubro 2015
    Curtidas Recebidas:
    17
    Pontos de Troféu:
    18
    Steam ID:
    238794235
    Suave.
    Bom guia.
    Agora o melhor de tudo é ser paciente, saber a hora de ir e a hora de ficar.
    Se não tiver paciência, nunca vai sair coisa boa.
    Olha que falo isso não por conhecimento de dota, mas por experiência.
    Sou um jogador muito ruim, mas quando estou calmo (fumo um beck) consigo ajuda muito o time.
    Então acho que o melhor de tudo é ser paciente e ler tudo sobre o game que logo se tornará um bom jogador.
  6. jaumdoidu

jaumdoidu Iniciante

Registado em:
    27 Agosto 2014
    Curtidas Recebidas:
    20
    Pontos de Troféu:
    18
    Steam ID:
    67452997
    A TEORIA SEMPRE FUNCIONA MELHOR QUE A PRATICA, no caso do dota 2 rsrssr
  7. dranna

dranna VIP

Registado em:
    5 Março 2013
    Curtidas Recebidas:
    118
    Pontos de Troféu:
    43
    Steam ID:
    dranna
    Bom guia!

Quando eu decidi aprender a jogar de Invoker joguei umas 200 partidas quase que seguidas com ele, escrevi um guia, assisti muitos replays de jogadores muito melhores que eu (Miracle, W33, Dendi, o Deus Grimorum) consegui chegar em um nível bom até, mas agora que parei de jogar tanto sinto muita dificuldade quando vou jogar, é até frustante.

Estava fazendo a mesma coisa com o Tinker, mas por motivos de WoW parei no meio do caminho.

Resumindo: sigam esse guia e sejam convidados para o Team Secret. (Eles precisam de HC urgente)
  8. justiceiro

justiceiro Seu choro não será perdoado

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,188
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Bem, mesmo estando preste a voltar a ser 1K no meu ritmo atual, antes de chegar lá, faço alguns adendos.

A questão de aprender a jogar com novos heróis, além do motivo óbvio(de poder ter mais escolhas quando entrar numa partida), também te ajuda muito em entender as skills dos heróis que você enfrenta. Eu demorei muito tempo pra entender que o ult do abba recuperar vida quando você ataca ele, que o necro recupera vida toda vez que mata alguém, que a ursa machuca tanto por causa do fury swipes, que o troll ganha velocidade quando ataca o mesmo alvo, que a primeira skill do gyro sola fácil metade dos heróis, 90% das skills que passam por bkb eu só aprendi quando eu fui jogar com os heróis. Bristle foi um dos primeiros heróis com o qual aprendi a jogar, vejo muita gente mesmo que fica atacando esse herói pelas costas sem perceber que tão se matando por causa da passiva dele. Outro dia, meu amigo me viu jogando de tinker e perguntou como eu tava zerando o cd das skill(PogChamp). Ta certo que ele tinha mal 1 ano de dota, mas tem muitas skill que tem uns efeitos quase invisiveis que só quando você joga é que você vai se importar com elas. Muita gente ai não sabe a diferença que um buff do ogro pode fazer com um herói.

Sobre assistir jogos de profissionais, como jogos são longos e nosso tempo é limitado, acelere o replay. Tanto no youtube quanto no dota dá pra fazer isso. Mesmo que seja coisa pouca(25%-50% mais rápido ainda dá pra entender a maioria dos narradores), ja ajuda a poupar tempo, e nem todo movimento que os pro fazem são únicos e exigem profunda análise. Os que exigem, esse você desacelera.

Sobre os guias, é bom usá-los, mas muito cuidado com guias desatualizados. Considerando que metade dos heróis sofre mudança cada 3 meses, é quase impossível achar guias 100% atualizados. Aqui no fórum tá cheio desses, e até mesmo muito dos meus também. É muito difícil manter tudo isso atualizado. Minha recomendação é se manter ligado em canais do youtube ou sites que fazem um apanhado da mudanças toda vez que um patch é lançado.

Sobre pessoas com mais experiência, faça todo o possível para jogar com pessoas melhores do que você. Quando você joga com gente assim, você se sente totalmente retardado, é como voltar ao começo do jogo. É aí que você percebe como você realmente é ruim. Ontem eu comemorei por que dei dogde do stun da lina usando manta. Alguns games depois, jogando com amigos com mmr levemente mais altos, o lion deu dodge do meu ult de sniper uma três vezes só usando blink. Ou seja, muitas vezes ficando nos achando por fazer jogadas básicas aos olhos dos profissionais. A pressão qie sofremos quando jogamos com pessoas melhores no ajuda muito a prestar atenção em detalhes, em ter reações mais rápidas, em usar skills mais eficientes. Quando você joga em baixo nível, você nunca precisa se esforçar muito pra vencer, então é lógico que você dificilmente vai sair daquele nível mediano.
    -oliruM- e A5Neto curtem isto.
  9. A5Neto

A5Neto Iniciante

Registado em:
    27 Maio 2015
    Curtidas Recebidas:
    38
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    A5Neto
    Ganha? Nem eu sabia disso. Mas acho que não ganha.
  10. dranna

dranna VIP

Registado em:
    5 Março 2013
    Curtidas Recebidas:
    118
    Pontos de Troféu:
    43
    Steam ID:
    dranna
    A terceira skill dele: regenera uma pequena quantidade de hp e mana cada vez que mata uma unidade (inimiga, neutra ou alidada, ou seja, LH e denies) e recebe 10x esse bônus quando mata um herói.

Habilidades do Necro
    A5Neto curte isto.
  11. A5Neto

A5Neto Iniciante

Registado em:
    27 Maio 2015
    Curtidas Recebidas:
    38
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    A5Neto

A ta, isso eu sabia, aumentar a vida e o mana REGEN. Mas pelo que eu li "o necro ganha vida" eu achei que era numa pancada só, não só o regen.

E desculpa no post anterior eu não quis parecer babaca do tipo que só procura erro no texto dos outros.
  12. Flah_Los

Flah_Los Colaborador

Registado em:
    21 Novembro 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,238
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    flah_los
  13. A5Neto

A5Neto Iniciante

Registado em:
    27 Maio 2015
    Curtidas Recebidas:
    38
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    A5Neto

Confirmando então, ele NÃO GANHA VIDA, mas sim AUMENTA O REGEN DE VIDA E MANA.

Certo? Ou ainda estou errado? Só pra tirar todas as dúvidas.
  14. Flah_Los

Flah_Los Colaborador

Registado em:
    21 Novembro 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,238
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    flah_los

Bom, a semântica não tá ajudando na conversa.

Ele não aumenta sua vida em HP, mas aumenta em regeneração por segundo.
    A5Neto curte isto.
  15. justiceiro

justiceiro Seu choro não será perdoado

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,188
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Editei o post para evitar confusão.

Na real, foi até bom que isso aconteceu. Se você não joga de necro, talvez após ler isso você passasse a achar que a vida do necro aumentasse, que nem a do morph ou a do undying. Aí você ia lutar com ele sempre da forma errada, por não saber o que realmente acontece. Se você não é de pesquisar muito os heróis, e a maior parte do que você aprende foi só jogando, certeza que você vai ter muita concepção errada na sua cabeça. Aí, jogando com o heróis é que você vai perceber o que realmente cada skill faz.

Alías, podemos estender isso pra itens também. Muitos itens novos chegaram agora, e tem muito efeito que não entendemos direito até usarmos. Eu me ferrei muito ao usar smoke da forma errada por um bom tempo.
  16. XSIPAM

XSIPAM Iniciante

Registado em:
    3 Fevereiro 2016
    Curtidas Recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    3
    o problema é qnd seus amigos tem td 2k :(
  17. Dreeamy

Dreeamy Iniciante

Registado em:
    22 Julho 2014
    Curtidas Recebidas:
    3
    Pontos de Troféu:
    8
    Belo tutorial, mais como o povo diz, uma andorinha não faz o verão! Nem o sumail carrega esses noob que tem se aventurando no mmr, é se aventurando mesmo, porque não joga nada ...
  18. Diego Santos

Diego Santos Iniciante

Registado em:
    20 Abril 2013
    Curtidas Recebidas:
    51
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    andarilhufox
    Como sempre, excelente tutorial, muito bem explicado, instrutivo e com essas imagens que dão gosto de ler +_+

Faz todo sentido essa ideia de jogar em outras lanes pra saber a função correta do seu herói... muitas vezes eu joguei mid, reclamei muito e gankei pouco, perdia lane e quando eu achava que o jogo já era, vinha um suporte de smoke e me ajudava a matar o mid, coisa que melhorava o game, dava aquele incentivo único e melhorava o compromisso com o time (drama)... mesma coisa de suporte e off, se não tirarmos da cabeça que sabemos tudo de um herói, nunca vamos crescer e melhorar, aí é reclamar a toda que ngm sai dos 4k ou que só tem jogador tóxico e etc...

Enfim, excelente guia! Continue criando mais e mais!
  19. jaumdoidu

jaumdoidu Iniciante

Registado em:
    27 Agosto 2014
    Curtidas Recebidas:
    20
    Pontos de Troféu:
    18
    Steam ID:
    67452997
    é complicado falar em mmr, o kra pode ter 1k ou 6k, hoje em dia 1 conta com 4k está sendo vendida a 50 reais,uma de 6k 100,quer dizer .....produção de noobs ta foda hahaha..!!!!!!

mais como falaram melhor colher de um guia bom como este e seguir algums passos e assim melhorar no jogo do que ficar a ver navios !

------------
    percebi tbm que quando vc ta em paz ,de cada 10 partidas no maximo 3 perdidas o restante vem tudo com win !
  20. marcusrsa

marcusrsa Iniciante

Registado em:
    2 Janeiro 2013
    Curtidas Recebidas:
    7
    Pontos de Troféu:
    8
    Eu comecei a melhorar a partir do momento que admiti que era um jogador ruim e precisava procurar ajuda de alguma forma, seja na internet seja com outros players. E uma outra coisa, ter foco, bastante foco, no meu caso sou support posição 4 e 5 (as vezes faço off, mas prefiro sup), tive que começar a me concentrar bem mais nas partidas para não perder o foco e não ceder a tentação de gastar o gold que conseguia com as assists para comprar itens "pra mim" em vez de itens bons para a partida e/ou para o time. As vezes se consegue unir o útil ao agradável, mas nem sempre, e esse conhecimento e bom senso está em uma linha muito tênue.
    jaumdoidu curte isto.

Partilhar esta Página