Guia de Utilização do Fórum

Discussão em 'Geral' iniciada por justiceiro, 19 Outubro 2017.

1. justiceiro

justiceiro Seu choro não será perdoado

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,209
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Olá.

Com as mudanças no sistema do fórum e do site achei que seria interessante fazer um guia pra chamar a atenção de vocês sobre como usar o fórum e seus recursos. Neste guia tentarei destacar as situações em que os recursos do fórum possam ser mais úteis ao invés de uma simples descrição de cada funcionalidade. Sem mais delongas:

"Tenho uma dúvida/ideia/dica e quero compartilhar/discutir com todo mundo do site, como faço?"
    Primeiro de tudo: faça uma busca no site. O site recebe milhares de usuários constantemente e é bem provável que já tenha alguém discutindo o que você quer saber ou discutir aqui. Para procurar, ir na caixa de texto "Procurar" e digitar as palavras chaves, como " Team liquid campeã", "Novo herói revelado", enfim, use as palavras que identifiquem sobre o que você encontrar, mas seja direto.
    Tela busca fórum.PNG

Depois, dê uma olhada na página principal, na shoutbox, e nas Salas mais comuns, como geral, dúvidas e competitivo. Se não encontrou nada recente por lá (tipo, 2 meses pra cá), crie um tópico na sala correta, que se alguém souber/se interessar, vai conversar com você.

"Pesquisei uma coisa que tenho certeza que já vi aqui, mas não achei nada, porque?"

A pesquisa do fórum usa um sistema bem simplificado, se tiver uma palavra errada é capaz dele não funcionar. Nesses casos, você pode tentar fazer a pesquisa no google, digitando o que você quer achar e no final adicionar site:dota2.com.br

tela busca google.PNG

Pronto, a busca da google só vai retornar resultados deste site. A nossa busca pode ser usada pra alguma cosa mais específica, como procurar as mensagem de algum usuário em alguma sala, ou em alguma data. Um exemplo de uma busca pelos meus posts(justiceiro), os mais antigos que 1 de novembro:
    Screenshot-2017-11-19 Pessoas que eu ignoro Dota 2 Brasil – A Maior Comunidade de Dota do Brasil.png

"E como eu crio um tópico?"
    Nossa comunidade é divida em várias salas pra discutirmos diferentes assuntos. Então, na página do fórum, escolha a sala apropriada ( ponha dúvidas na sala de suporte e dúvidas, discussão do competitivo na parte de competitivo, vídeos e arte aqui, venda de itens aqui, etc).

Ao entrar nela, clique no botão Postar novo tópico.
    tela novo tópico.PNG

Vai aparecer um editor de texto simples e eficientes. Escreva o que quiser, dê um título, adicione links, vídeos e imagens, e depois, clique em Criar Tópico.

Screenshot-2017-11-19 Criar Tópico Dota 2 Brasil – A Maior Comunidade de Dota do Brasil.png

Pronto, os usuários do fórum vão poder ver e comentar. Visite o site constantemente pra descobrir o que os outros usuários pensam sobre o que você escreveu.

"Posso postar qualquer coisa?"

Desde que seja relacionado a dota e siga nossas regras, sim!

"Posso comentar/curtir no tópico dos outros?"

Sim, basta clicar no tópico que você quer ler, e la embaixo, vai ter um editor de texto igual ao de criar tópicos. Digite sua resposta e clique em "Responder"

Screenshot-2017-12-2 [UPDATE] Novo sistema ranked chegou .png

Se gostar do que alguém escreveu, clique no botão de curtir do texto que você gostou

tela curtir.PNG

"Ninguém respondeu meu tópico, porque?"
    Vários motivos. Talvez ninguém viu ainda. Alguns tópicos só são vistos depois de alguns dias. Em outros casos, as pessoas não entenderam ou não se interessaram pelo que você postou. Isso acontece muito com novatos. Tente ir melhorando sua forma de escrever, organizar bem seus tópicos usando um bom português e colocando imagens/vídeos relacionadas ao que você tá falando.

"Se eu melhorar meu tópico, como faço pro pessoal ver de novo? Tenho que criar outro tópico"
    Não, tópicos repetidos são contra as regras do fórum, mas você pode atualizar o tópico e fazer um bump ou colocar um link pra ele na sua assinatura.
    Um bump é quando você responde seu próprio tópico pra que assim ele apareça na frente dos outros, tipo assim:

Screenshot-2017-12-2 Guia de Utilização do Fórum.png

Entretanto, pra não abusar, você só pode fazer isso depois que alguém respondeu o tópico ou então apagando seu último bump. Se não apagar, sua nova mensagem vai automaticamente se unir com a antiga:

Screenshot-2017-12-2 Guia de Utilização do Fórum(1).png

"Como apago bumps, ou tópicos ou respostas?"
    Tópicos você não pode apagar, mas pode apagar respostas/bumps. Basta clicar no botão de apagar, e confirmar (Apagar Post).

tela apagar.PNG

"O que é assinatura?"

A assinatura é um conteúdo que aparece debaixo de todos os seus posts. Olha a minha assinatura:

Você pode modificar sua assinatura e colocar links e textos que nem numa resposta normal. Você muda ela lá em cima, passando o mouse no nome do seu usuário e clicando em assinatura, mas você tem que atender os limites estabelecidos na regras, pra não ficar muito grande nem muito pesado.

"Como eu acrescento figuras/vídeos e links no meu tópico?"
    Se for um link, escreva o texto que você quer que o usuário clique, selecione ele, e clique no botão da corrente.

Vai aparecer uma janela. Nessa janela tu coloca o link que tu quiser e termina com inserir.

O procedimento para acrescentar vídeos e imagens é semelhante, você coloca na internet, em serviços como youtube, dailymotion, e para imagens, em serviços como imgur ou abload.de.
    Se você quer acrescentar um vídeo, clique no botão de filme, e coloque o link pro vídeo no youtube. Se quiser acrescentar uma imagem, clique no botão de imagem e coloque o endereço da imagem.

Você também pode anexar imagens e arquivos zip do seu computador na mensagem. Basta clicar em enviar ficheiro e escolher o arquivo(no máximo 10). Ai pra colocar a imagem, clique nos botões do lado da imagem que aparecer.

"Quais os melhores tópicos do fórum?"

Em cada sala , os tópicos melhores ou mais importantes aparecem la em cima, com um símbolo do lado indicando que ele está fixado.

Esses tópicos sempre ficam lá em destaque e geralmente merecem uma leitura. Geralmente a seção de guias e de competitivo pode ter alguma coisa que pode interessar você.

"Como eu converso com os membros do fórum?"

A melhor forma é mandando uma mensagem privada (MP). Simplesmente clique no nome dele em algum tópico ou no shoutbox e vai aparecer uma janela.

Clique no link iniciar uma conversa e digite no editor que a aparecer a mensagem que você quer enviar. Aí clique em Iniciar uma Conversa.

Só ele e você vão ver essa mensagem. CUIDADO em usar essa função com usuários que você não conhece, porque pode ser irritante ficar recebendo mensagens de gente desconhecida.

Quando o usuário ler a mensagem e responder, vai aparecer a resposta dele na sua caixa de entrada:
    Passa o mouse lá pra ver as respostas.

"Qual a melhor forma de acompanhar o fórum/um usuário/ um tópico?"

Assim como no twitter, você pode seguir pessoas e tópicos, só que aqui chamamos essa função de acompanhar.

Para acompanhar usuários, clique no nome dele e clique em acompanhar.
    Para acompanhar tópicos, clique em acompanhar tópico

Para acompanhar o fórum, no geral, é meio complicado, mas uma forma simples é clicar no link " o que há de novo?" que mostra tópicos que receberam comentários recentes.

"Como é que eu faço pra colocar uma foto/ avatar no meu usuário do fórum, colocar minha ID, etc?"

Você pode editar essas informação do seu perfil colocando o mouse no nome do seu usuário,e depois clicar em Detalhes pessoais. Lá você clica na seu avatar atual e vai poder mudar ele.
    "Vi um usuário postar coisas proibidas no fórum ou maltratar outros usuários, o que eu faço?"

Ao invés de tentar debater com ele, avise a administração. Você evita conflitos que podem piorar a situação, podendo prejudicar até você. Para avisar, olhe quem da administração está online nesse quadradinho aqui. Ai, envie uma MP pra ele.

Se não tiver ninguém lá, use a opção de Denunciar na mensagem de quem quebrou as regras.

"To de saco cheio das coisas que um outro usuário fala ou faz, o que eu posso fazer?"
    Se alguém está lhe provocando no fórum com ataques pessoais ou preconceituosos, avise a administração e tomaremos providências. Mas se você está incomodado com a opinião do usuário sobre times, heróis, a valve e campeonatos, a administração não vai interferir. Deixamos os usuários engajarem em discussões saudáveis e cheguem em suas próprias opiniões sem determinar como alguém tem que pensar. Se você ainda assim detestar alguém, pode simplesmente ignorá-lo, assim, nem no chat nem no fórum anda do que ele disser vai aparecer pra você. Até mesmo os tópicos que ele criar vão sumir pra você.

Pra fazer isso, basta clicar no nome do usuário e clicar em ignorar.

Se você se arrepender ou achar que ele mudou, pode simplesmente Deixar de ignorar indo de novo com o mouse lá no seu nome, clicar em Pessoas que eu ignoro, e Parar de ignorar.

Mas vou avisando logo: membros da administração não podem ser ignorados omanrequest
    -oliruM- e dedo_ninja curtem isto.
  2. A5Neto

A5Neto Iniciante

Registado em:
    27 Maio 2015
    Curtidas Recebidas:
    40
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    A5Neto
    Como está a movimentação do fórum?

Eu acredito que enquanto ele não for completamente repaginado, tendo uma cara nova, mais atual, esquecendo esse layout anos 2000, o serviço deste post foi inútil.

Entrei por ter visto o link deste tutorial no Facebook, pensei: "nossa, será que mudaram o site?" mas está tudo a mesma coisa, vejo a shoutbox aparecendo conversas de 15 dias atrás, temos 0 (zero) de engajamento no site.

Eu participava até que constantemente antigamente, até tentei fazer alguns contatos para tentar ajudar, porém tudo ficou perdido no limbo. Via usuários aqui com ideias interessantes, como aquele que fazia um replay das suas melhores jogadas, falei com ele, fiz um layout para a página dele, se o "dono" do forum aqui tivesse visão ou quisesse mesmo que isso aqui fosse pra frente ia atras de uma parceria com o cara (esse é um exemplo entre alguns).

Aprecio muito seu trabalho Justiceiro, porém ele teria muito mais valor em um lugar melhor do que este aqui, ou... neste mesmo lugar se realmente houvesse o interesse de sempre fornecer o melhor conteúdo porém com um melhor sistema, um melhor layout, um melhor logo, resumindo, um melhor espírito e vontade de ver as coisas andarem pra frente em vez de ficarem estagnadas.

Grande abraço!
    justiceiro e -oliruM- curtem isto.
  3. -oliruM-

-oliruM- Moderador

Registado em:
    11 Dezembro 2014
    Curtidas Recebidas:
    716
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo
    Acho que o que está acontecendo com o fórum também é reflexo do que está acontecendo com o jogo, hoje entro pra jogar e estou sempre sozinho, a galera que jogava comigo migrou para outros jogos como csgo, paladinos.

Eu particularmente, participo do fórum desde o final de 2014 e até recentemente me coloquei como voluntário para ajudar a tomar conta tanto aqui como no facebook, pois o meu trabalho me permite, sem fim lucrativo, justamente por curtir a ideia.

Concerteza, uma repaginada ou um novo layout poderia chamar a atenção para novas pessoas, porem acho que o que realmente falta é um conteúdo novo e constante e isso esta cada vez mais escasso. Cada vez menos voluntários somado a um jogo com constantes mudanças.

Eu frequento os grupos de dota e a grande maioria é so nego postando sobre a sua twitch e meme, cobrando coach, etc ... Tutorial mesmo ou guia, é só naquele velho layout branco estilo devan dota e é um tuto pra 1000 postagens de besteira, se vc entra pra ler conteúdo sobre o jogo, nem vale a pena.

Um conteúdo bom e constante poderia servir de atrativo para a frequência de novos membros, quanto aos antigos acho difícil esta retomada enquanto nao houver mudanças significativas aqui.

Estou aberto a qualquer ideia que você possa ter, e se alguma precisar da minha ajuda, ajudarei, podemos usar tanto o fórum quanto o alcance do facebook pra divulgar, eu pelo menos estou aqui pra somar.

Esses dias tava pensando em fazer uma espécie de diário e ir renovando dia a dia, mas n sei se alguem teria interesse em acompanhar um nb haha , talvez se um dia eu melhorar e se o agora recente casamento me deixar jogar mais ( leia-se esposa haha) talvez eu tente.

Abraço.
    justiceiro e A5Neto curtem isto.

Partilhar esta Página