(Guia) Itens - Efeitos parecidos, estratégias diferentes.

Discussão em 'Itens, Estratégias e Mini-Guias' iniciada por -oliruM-, 30 Novembro 2015.

  1. -oliruM-

    -oliruM- Moderador

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    Bom dia
    No nosso doto corriqueiro de cada dia, sempre nos deparamos com dúvidas in game em relação a progressão de itens do nosso herói. Resolvi criar este tópico para ajudar aos iniciantes e para compartilhar a experiência adquirida in game ao longo desses anos sobre este assunto. Fiquem a vontade para comentar , corrigir possíveis erros , ou adicionar informações.
    Há muitas variáveis , vou citar aqui alguns casos em que um item geralmente é melhor do que o outro. Na maioria dos casos se você puder ter os dois itens é melhor ainda ^^
    Vamos lá!
    [​IMG]
    - ( CATEGORIA REGEN DE HP NOS LEVEIS INICIAIS ) -
    Salve ou Tango ?
    [​IMG]X[​IMG]
    Salve é melhor no caso de:
    → Estou prevendo que vou ter uma lane difícil portanto necessito de um bom regen e rápido para não ter que ir para a base e não perder muita exp.
    → Estou de suporte e pretendo trocar uns "tapas" com o offlane desde o lvl 1 zoneando o mesmo da zona de xp.
    → Estou com um carry que não tenho facilidade de farmar embaixo da torre, portanto prefiro tankar o dano dos creeps antes da torre para farmar mais facilmente, antecipando que o seu suporte vai fazer pull.
    Obs: Procure sempre usar o salve na fog , para não levar um "tapa" ou magia e perder o seu regen.
    Tango é melhor no caso de:
    → Você sente que a lane não vai ser tão difícil , portanto um regen consistente como o do tango é melhor além de não ter o risco de perder o regen se levar um hit do herói adversário.
    → Você precisa fazer algum tipo de double pull ou stack , e a habilidade de "cortar" arvore do tango te proporciona uma ajuda.

    - ( CATEGORIA - REGEN DE MANA NOS LVLS INICIAIS ) -
    Clarity ou Mango?
    [​IMG]X[​IMG]
    Clarity é melhor no caso de:
    → Você necessita de um regen de mana para fazer suporte/roaming/haraas está com pouco dinheiro e sabe que o adversário dificilmente vai ter como cancelar esse regen.
    Mango é melhor no caso de:
    → Você necessita de um regen de mana rápido.
    → Você tem um herói que tem pouca mana, porém com ótimas skills, o mango pode ser uma ótima escolha.
    Alguns heróis, que eu recomendo, que se saia de um mango da base no lvl 1, pois tem o seu potencial early game aumentado e ainda permite você spammar um pouco mais de skills na briga pela bounty rune no lvl 1.
    [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]


    - ( CATEGORIA - INVISIBILIDADE) -
    Sentry ou Dust?
    [​IMG]x[​IMG]
    Sentry é melhor quando:
    - Você precisa ficar quase sempre no mesmo lugar, a sentry protege a sua lane.
    - Dar haraas no herói invisível inimigo ou zoneá-lo
    - Permite avisos de miss do invi da sua lane.
    - Possuem capacidade de evitar um gank no seu mid/carry.
    Ex:
    [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    - Você tem a intenção de dewardar.
    Dust é melhor quando:
    → Impedir a fuga de heróis usando as habilidades de ficarem invisíveis.
    Ex:[​IMG][​IMG][​IMG]
    → Ajuda a diminuir a movespeed de heróis que possuem alem da invisibilidade um acréscimo de velocidade.
    Ex:[​IMG][​IMG]

    Obs: A uma certa altura do game se você estiver gastando muito dinheiro com sentrys e dust , procure comprar uma gema, e ande sempre junto com o seu time para aumentar o efeito dela e não perde-lâ sem atnes ter feito algum uso dela.

    - ( CATEGORIA AUMENTO DE MOVE SPEED) -
    Tranquil ou Treads ou Phase ou Travel?
    [​IMG]x[​IMG]x[​IMG]x[​IMG]
    Tranquil é melhor quando:
    → O seu herói possui habilidades que o deixam sempre de vida baixa. A tranquil pode ser uma boa escolha.
    Ex:[​IMG][​IMG][​IMG]
    → Você se utiliza do regen da tranquil para fazer a jungle nos lvls iniciais.
    Treads é melhor quando:
    → Você se beneficia da troca de status que a bota proporciona para farmar sem perder muita mana.
    → O seu herói precisa de um pouco de vida a mais para aguentar o combo de algum adversário.
    Phase é melhor quando:
    → Você tem dificuldades de farm com o herói e necessita de aumentar o seu dano para farmar mais facilmente.
    → Você está perseguindo alguém que possui habilidades de invocar unidades, a phase te permite "atravessar" essas unidades e persegui-lo.
    → Você se beneficia do acrescimo de ms da skill ativa e o acrescimo de dano para realizar kills nos lvls iniciais.
    Travel é melhor quando:
    → O seu herói tem um alto potencial de farm com este item.
    Ex:[​IMG][​IMG][​IMG]
    → Você está jogando contra personagens com habilidades de push.
    → No late game , para não ter que ocupar um slot com o TP.

    - ( CATEGORIA LIFE STEAL) -
    Vladmir ou Dominator ou Mascara da loucura?
    [​IMG]x[​IMG]x[​IMG]
    Vladmir é uma boa escolha quando:
    → A sua build de carry possui [​IMG] e o seu carry necessita de lifesteal para farmar/ou sobreviver.
    → Um bom item para se fazer como suporte que beneficia todo o time com a aura de lifesteal.
    Dominator é melhor no caso de:
    → Você se beneficia da skill ativa da dominator e pode usar o "creep" dominado para stackar/ dar visão de algum lugar.
    → Você está planejando convertê-la em uma satanic prevendo um possível late game.
    Mascara da loucura é melhor quando:
    → Você tem a intenção de amplificar o ganho de gold por minuto do herói utilizando o item.

    - ( CATEGORIA MOBILIDADE ) -
    Force Staff ou Dagger?
    [​IMG]x[​IMG]
    Force Staff é melhor quando:
    → A sua intenção é fugir/ajudar alguém a fugir de um possível start/slow do adversário.
    → Após Startar uma team fight e usar a force para fugir da zona de perigo.
    Dagger é melhor quando:
    → A sua intenção é usar a dagger para facilitar o uso/posicionamento das suas habilidades.
    → Startar as team fights.

    - ( CATEGORIA DEBUFF) -
    Manta ou euls?
    [​IMG]x[​IMG]
    Manta é melhor quando:
    → Você está com um personagem que tem habilidades que terão boas sinergias com a manta (Push por exemplo ou efeitos de orb) e necessita de algum escape para silences, stuns e debuffs e considera mais vantajoso para o seu time do que a bkb.
    → Manta dificulta o adversário de te dar Target e usar as magias em você.
    Euls é melhor quando.
    → Você precisa se defender de silences, stuns e o seu herói não possui muita sinergia com a manta e você considera mais benéfico para o seu time fazer a euls do que a bkb.
    → Existe uma necessidade de dar disable no herói adversário por alguns segundos para o seu time se posicionar/se beneficiar da situação.
    → Se defender de starts/personagens invisiveis, ganhando tempo para fugir/ seu time te ajudar.

    - ( CATEGORIA TARGET ) -
    Manta ou linkes ou Lotus Orb?
    [​IMG]x[​IMG]x[​IMG]
    Manta é melhor quando:
    Você precisa se defender de magias clicáveis (Algumas até atravessam a bkb tornando-a menos atraente) e o herói inimigo possui mais de uma magia clicável para usar em você.
    → Use a manta para confundir o target do adversário e ganhe alguns segundos.
    Ex: [​IMG][​IMG][​IMG]
    Linkes é melhor quando:
    → O herói adversário de quem você quer se defender possui apenas uma habilidade de target, sendo assim uma linkes atrapalha e muito o seu combo ou start.
    Ex: [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    → Aplicar o efeito ativo em alguém e protegê-lo ( Usar no seu HC no late game é ótimo).
    Lotus orb é melhor quando:
    → Para ajudar você ou o seu Hard Carry a se defender de vários targets inimigos, pois durante o seu uso ele retorna todas as magias, fazendo os adversários segurarem o impeto de usar as magias em você ou no seu HC permitindo assim você conquistar objetivos ( Roshan, Torres , Ganhar Team fights ).
    Obs: Enfrentar um HC late game com todos os itens mais a proteção de uma linkers e lotus orb juntas não é tarefa fácil.

    - ( CATEGORIA - AUMENTO DE MANAPOOL) -
    Bloodstone ou Octarine Core?
    [​IMG]x[​IMG]
    Bloodstone é melhor quando:
    → Usar este item é como investir no futuro, você tem a sensação de que vai conseguir pegar/ ou participar de muitas kills , e elevar o seu regen de mana as alturas.
    → Em heróis com fortes buybacks ( quem podem chegar muito rápido nas tfs pois tem ótimas capacidades de mobilidade) pode ser interessante e fazer parte da sua estratégia o rápido respawn.
    Ex:[​IMG][​IMG]
    Octarine Core é melhor quando:
    → O herói se beneficia muito da redução de cd das suas skills.
    Ex:[​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    → O seu personagem tem alto dano em aoe mágico o que implica em muito regen de vida durante o uso da sua magia.
    [​IMG][​IMG][​IMG]

    - ( CATEGORIA EVASÃO ) -
    Buttlerfly ou Heavens ou Solar Crest
    [​IMG] ou [​IMG]ou[​IMG]
    Buttlerfly é melhor quando:
    → Você está jogando com um herói que tem como atributo primário a agilidade, logo ele se beneficiará tanto em evasão como em as e dano.
    → Você necessita do acréscimo de 20% de velocidade da skill ativa do item para ajudar a perseguir o adversário com alto MS.
    Heaven's é melhor quando:
    → Além da evasão o seu herói se beneficia do aumento de HP da sange o tornando um pouco mais tanque.
    → A sua intenção é usar a habilidade para atrapalhar o carry adversário ou forçar uma bkb do mesmo.
    Solar Crest é melhor quando:
    → Você não dispõe de muito dinheiro e precisa ajudar o seu time/se defender de altos danos físicos.
    → Você pensa em usar o item para acelerar o roshan para o seu time.

    - (CATEGORIA REDUÇÃO DE ARMADURA) -
    Desolator ou Assalt?
    [​IMG]x[​IMG]
    Desolator é melhor quando:
    → Você precisa adicionar dano ao seu herói. Neste caso o seu herói não tem muito dano antes da desolator.
    Assalt é melhor quando:
    → Você já tem um dano considerável no seu herói, portanto o aumento de as e redução de armadura do item o tornam mais vantajoso.
    → Você precisa além de reduzir armadura do herói adversário , ajudar o seu time a combater possíveis reduções de armadura dos adversários .
    Ex:[​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]

    - ( CATEGORIA INVISIBILIDADE) -
    Shadow Blade ou Glimmer ?
    [​IMG] x [​IMG]
    Shadow Blade é melhor quando:
    → Sua estratégia é se beneficiar de algum modo do alto tempo de duração deste item, seja pra utilizar uma ultimate/fugir/ ou caçar.
    → A sua intenção é converte-la mais tarde em uma silver edge [​IMG] para counterar algum adversário.
    Ex: [​IMG][​IMG][​IMG]
    Glimmer é melhor quando:
    → Você precisa se defender/ou defender alguém do alto dano mágico do time adversário.
    → Você precisa usar magias tipo "chanelling" durante a invisibilidade, e com a glimmer você continuara invisível mesmo se castar ela no meio do tempo de uso do item. ( TP por exemplo )


    Espero ter ajudado.
    Abraço, bons games!
    Cronologia
    - 30/11 - Tópico criado.
    - 01/12 - Tópico atualizado com informações de botas / invisibilidade.
    Styðja, justiceiro, Sanic e 4 outros curtem isto.
  2. justiceiro

    justiceiro Seu choro não será perdoado

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    Muito legal. É quase um guia de build dinâmicas. Alguns pontos:
    • Quero ver categoria orb effect, imunidade mágica e invisibilidade.
    • O ult da krob não dá dano mágico, então duvido que contribua pro roubo de vida da octarine.
    • Em termos de aumento de regeneração de mana eu prefiro mesmo a likens, porque a octarina em si não aumenta muito regeneração de mana pelo custo dela. Uma perseverance da mais regeneração de mana que a octarina.
    -oliruM- curte isto.
  3. -oliruM-

    -oliruM- Moderador

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    destroyer_murilo
    Obrigado. A intenção foi comparar itens que tenham efeitos "parecidos" portanto:
    → Orb effect achei estranho de colocar porque não possui itens parecidos ( um solta raio, outro da slow, outro tira armadura). Imunidade mágica também não consigo imaginar itens parecidos. Talvez uma resistencia magica como defiance ou glimmer seria iteressante. Invisibilidade temos a glimmer e a lothar/silver edge mas sinceramente não imagino alguém de cristal maidem pensando se faz lothar ou glimmer ou um slark pensando o mesmo, entao resolvi não colocar no tópico.
    → Ja testei, e a ut da krob interage com a octarine core , pode fazer sem medo de ser feliz.
    → Sim , mas no caso pensei no efeito dos itens que são "parecidos", e a octarine não dá o mesmo regen de mana que uma linkes , mas te da mais manapool do que a blodstone e tem praticamente os mesmo itens na receita a tornando muito similiar.
  4. justiceiro

    justiceiro Seu choro não será perdoado

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    justiceiro
    Imunidade é pra saber bkb vs linkens, algo que algumas vezes eu fico na dúvida.
    Eu faço lothar na crystal :( eu não gosto da glimmer pra ela, ela dura bem menos que o ult, isso sem aghanis. Mesma coisa pra witch, mas isso sou eu né.
  5. -oliruM-

    -oliruM- Moderador

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    Bom dia
    → Bkb e linkens não tem efeitos parecidos.
    90% das vezes é mais facil ir pra bkb, pois mesmo as magias que passam por ela , não dão dano ( salvo o dano puro) linkens serve muito bem pra heróis que se beneficiam do regen de mana extra (medusa, morph , weaver) ou contra heróis que tem um start muito forte que é atrapalhado pela linkens, porém é só o herói fazer algum outro item como abissal, ou andar junto de um suporte, o que torna a linkens meio inútil.
    → Vou adicionar então a invisibilidade com base nas suas dicas.
    Abraço
  6. Kaverah

    Kaverah Iniciante

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    Octarine é feito pra DP pela redução do CD da ult também e a possibilidade, consequentemente, de spammar mais a primeira skill e ter roubo de vida por dano mágico. ;)
  7. -oliruM-

    -oliruM- Moderador

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    destroyer_murilo
    É Bom lembrar também que apesar da ut da krobelus ser dano físico, ela interage com a octarine e recupera a vida da krob em uma porcentagem toda vez que um espirito causa dano em alguém. Faça o teste quem quiser tirar a dúvida, eu já fiz ^^
    abraço
  8. Kaverah

    Kaverah Iniciante

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    Mas a Octarine não tem life steal só com dano mágico? O dano da ult é físico. É algum bug que tem que corrigir ou é algo que eu não saiba?
  9. Flah_Los

    Flah_Los Colaborador

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    flah_los
    Gente, vcs estão confundindo as coisas.

    A Octarine Core irá curar independentemente do tipo de dano do herói.

    Pode ser Puro, Mágico ou Físico, pode até ser um ataque como o Impetus da Enchantress que causa dano conforme a distância.
    Esse dano extra da distância será convertido em vida caso possua OC.

    Edit:
    The following abilities do not lifesteal with Spell Lifesteal

    [​IMG] Anti-Mage - Mana Break --- [​IMG] Faceless Void - Time Lock
    [​IMG] Gyrocopter - Flak Cannon --- [​IMG]Lich - Sacrifice
    [​IMG] Lifestealer - Feast --- [​IMG]Medusa - Split Shot
    [​IMG] Necrophos - Heartstopper Aura --- [​IMG]Oracle - False Promise
    [​IMG] Riki - Backstab --- [​IMG]Slardar - Bash
    [​IMG] Sniper - Headshot --- [​IMG]Spectre - Dispersion
    [​IMG] Terrorblade - Sunder --- [​IMG]Troll Warlord - Berserker's Rage
    [​IMG] Ursa - Fury Swipes --- [​IMG]Venomancer - Poison Sting
    [​IMG] Viper - Nethertoxin --- [​IMG]Weaver - Geminate Attack
    [​IMG] Weaver - Time Lapse
    [​IMG] Javelin - Pierce --- [​IMG]Shadow Blade - Shadow Walk
    [​IMG] Skull Basher - Bash --- [​IMG]Silver Edge - Shadow Walk
    [​IMG] Monkey King Bar - Mini-Bash --- [​IMG]Abyssal Blade - Bash
    [​IMG] Bloodstone - Pocket Deny --- [​IMG]Diffusal Blade - Manabreak

    FONTE: http://dota2.gamepedia.com/Octarine_Core
    -oliruM- curte isto.
  10. Kaverah

    Kaverah Iniciante

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    Ah... entendi. O life steal é pelo dano das habilidades. Independente do tipo (puro, mágico ou físico).
  11. Bloc

    Bloc Iniciante

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    Ótimo guia! Mas talvez vc poderia adicionar Orchide Malevolence vs Vyse. Ainda tem gente comprando orchid para usar em um am com manta ou para usar em algum hero com muitos itens ativaveis. São jogos terríveis. : /
  12. Flah_Los

    Flah_Los Colaborador

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    Nossa, mas não dá pra comparar mano.

    Malevo é item fácil de fazer, dá pra tirar com 15 min de game se for uma QoP mid p.ex.
    Já Vyse é mais para o late game.

    Até suporte tira Malevo, mas o Vyse é mto difícil.
  13. -oliruM-

    -oliruM- Moderador

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    destroyer_murilo
    Bom dia

    Tipo, malevolence seria um item que da silence/disable nas magias, já o guinzo dá disable no herói. São diferentes para adicionar ao tópico, pois não tenho categoria para comparar um com o outro.
    Neste caso varia muito, guinzo e malevolence são ótimos itens porém vale lembrar que não adianta muita coisa você fazer estes itens com a intenção de parar o progresso do adversário se você não tem DANO suficiente para matar o herói adversário durante o efeito destes itens. Mais uma vez o Teamplay é fundamental para a escolha de um ou outro.
  14. Styðja

    Styðja Membro

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    Bom topico.

    Sugestões:
    Sei la a categoria: Linkens -v- Bk
    Farm: BF -v- Mael
  15. juniorfigueira

    juniorfigueira Iniciante

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    Urn não tira linken's
  16. 0verp0wer_br

    0verp0wer_br Colaborador

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    Só a descrição da Octarine não encaixa com o Bristle:
    "O seu personagem tem bons skills de dano mágico e se beneficia muito da redução de cd das suas skills."
    Primeiro, que o dano da skill não precisa ser mágico pra dar lifesteal.
    Mas, especificamente pro BB, Goo tem 1,5s de CD, e Quill Spray tem 3s...
  17. -oliruM-

    -oliruM- Moderador

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    Faz tempo que não testo. Faço assim , por hora tiro essa informação do tópico e depois testo pra confirmar , obrigado.
    --- mesclado: Dec 4, 2015 12:00 AM ---
    Continua sendo bom para o herói , ou você prefere um BB de bloodstone? Se o mimimi for pelo termo dano " mágico" , mimimi resolvido então.
  18. Flah_Los

    Flah_Los Colaborador

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    flah_los
    É um mimimi justificado, pois a tradução para o português acabou complicando as coisas.

    Passive: Spell Lifesteal - A percentage of damage caused by spells is returned to the caster as health.

    Passivo: Roubo de Vida Mágico — Uma porcentagem do dano mágico causado pelo herói equipado retorna como cura.

    A palavra que faz a galera ficar confusa é DANO, pois sabemos que há 3 tipos de danos: Mágico, Puro e Físico.
    Então se na descrição vem escrito assim, nos faz pensar que só haverá Lifesteal se for Spells de dano mágico.

    Talvez uma tradução melhor seria:
    Passivo: Roubo de Vida Mágico — Uma porcentagem de um feitiço usado pelo herói equipado retorna como cura.
    Kaverah e Styðja curtem isto.
  19. 0verp0wer_br

    0verp0wer_br Colaborador

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    Mimimi?
    Bristleback se beneficia muito da redução do CD do Goo, de 1,5s para 1,125s e do Quill Spray de 3s para 2,25sKappa

    Ele se encaixa mais na parte do Lifesteal, já que, a partir de alguns stacks, o auto-cast da Bristleback provavelmente causa mais do que os 250 de dano que ele tomou.
  20. -oliruM-

    -oliruM- Moderador

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    destroyer_murilo
    Eu curto! Acho um excelente item para o hero e o coloquei no tópico por experiência própria.
    É o melhor item do mundo para o BB? Não. Como todo item é situacional , você que deve decidir.
    É um bom item para o herói? Sim.
    Traz benefícios pela redução de cooldown? Sim.

    Matemáticamente falando (espero não estar errado, que ando ruim de conta rs):

    Quil spray level 4 - 80 de dano + 30 de dano extra por acumulo.
    Em 10 segundos de Team Fight.
    Sem octarine:
    Cd de 3 segundos - Você dá 80 de dano no primeiro + 110 de dano no segundo + 140 de dano no terceiro, totalizando : 330 de dano físico.
    Com octarine:
    Quill Spray level 4 - Cd de 2,25 seg - Você dá 80 + 110 + 140 + 170 , totalizando 500 de dano físico.

    Sem entramos na conta com 2 heróis sendo atingidos.
    Sem Octa: 660 de dano físico em 10 segundos.
    Com octa: 1000 de dano físico em 10 segundos.

    e 3 heróis?
    Sem octa: 990 de dano físico em 10 segundos.
    Com octa: 1500 de dano físico em 10 segundos.

    Se você der a sorte de stackar em mais heróis ou até um creeps ou invocações , o seu dano pela segunda habilidade só vai aumentado. Assim como a sua capacidade de life steal.
    Isso sem contar que:
    → Aumenta seu regen de mana.
    → Aumenta sua pool de mana.
    → Te faz bater mais forte devido a te dar mais stacks na sua ultimate mais cedo.
    → Comba com a sua passiva possibilitando tanto life steal extra como dano extra físico do quil spray.

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