Guia Tinker!

Discussão em 'Guias de Heróis' iniciada por fofiinho s2, 5 Julho 2015.

1. fofiinho s2

fofiinho s2 Iniciante

Registado em:
    4 Julho 2015
    Curtidas Recebidas:
    10
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    trk322
    [Atualizando 22/12/2016] - Ainda em andamento
    Eai pessoal, tudo bem? sou eu aqui, fofinho, mais uma vez pra trazer coisa nova pra vocês nesse guia do melhor herói do mundo, o maravilhoso Tinker! Com o lançamento do patch 7.00, Dota veio com muitas mudanças inesperadas, principalmente em heróis, então me senti com a obrigação de atualizar esse guia, que até então, parecia abandonado, mas não se desesperem, ainda pretendo trazer muita informação e o mais detalhada que eu conseguir para que esse guia fique o mais completo possível, e do jeitinho que eu gosto, dei uma atualizada bem básica no guia pra vocês, não é muita coisa mas já é um bom começo, até por que estou muito sem tempo no momento, mas não se preocupem! logo logo daqui a poucos dias o guia vai estar completo e de acordo com as novas mudanças do patch. Quero que estejam cientes de que eu não sou nenhum jogador profissional e que apenas fiz esse guia baseado nos meus conhecimentos no herói e no jogo e de outros guias que pude reunir para trazer em apenas um texto, espero que o guia seja de boa ajuda para todos, boa leitura, bom jogo e obrigado!​
    Bem vindos ao meu guia, que aliás, é o meu primeiro, então não fiquem irritados se eu esquecer de algo.​
    Queria agradecer ao WinkieDuck que fez metade dessa guia em inglês e que eu tive o prazer de traduzir, a guia pode ser achada na comunidade do doto na Steam "10 Years of Tinker Experience: WinkieDuck Tinker"
    Boush, The Tinker​

Tinker
    [​IMG]17 + 2
    [​IMG]13 + 1.2
    [​IMG]30 + 2.2
    Level Base /1/15/25
    Health - 200/540/1100/1500
    H. Regen - 0.25/0.76/1.6/2.2
    Mana - 50/410/770/1034
    M. Regen - 0.01/1.21/2.44/3.32
    Damage - 22‒28/52‒58/82‒88/104‒110
    Armor - 2/3.86/6.26/7.97
    Spell Dmg - 0%/1.88%/3.8%/5.18%
    Att / Sec - 0.58/0.66/0.75/0.82
    Turn R 0.6
    Vision Range - 1800/800
    Attack Range - 500
    Projectile Speed - 900
    Attack Animation - 0.35+0.65
    Collision Size - 24
    Legs - 2
    25 +100 [​IMG]Laser​ Damage | +20% Spell Lifesteal (1/5 for non-heroes)
    20+15% Magic Resistance | +75 Cast Range
    15 +4% Spell Amplification | +200 Health
    10 +5 Armor | +8 [​IMG]Intelligence

Bem, este herói é muito difícil de ser mestrado, já vi muitos jogadores com 200-300 jogos de Tinker e mesmo assim cometerem muitos erros, então se você está começando o dotinha agora, talvez esse não seja o melhor herói pra você.​

Playstyle
    [​IMG] Tinker é muito móvel, com um nuke, pushing e disables poderosos dependendo da build construida para o herói. O que torna Tinker único é seu ult Rearm, que reseta o cooldown de seus items e habilidades.​

PROS
    • Zoa o Invoker.
    • Excelente controle de mapa e lanes.
    • Divertido
    • Presença semi-global quando adquirida Botas de Teletransporte.
    • Chato demais pro time inimigo quando empurrando todas as lanes.
    • Forte em todos os estágios do jogo! (early, mid e late game)
    • Faz pushes e para pushes com facilidade.
    • Ótimo herói para farm.
    • Rouba farm dos amiguinhos com march!
    • Pode ser usado como carrier e mid laner!
    • Countera quase todo hero! (com vyse é claro)
    • Pode dar ks de Dagon.
    CONTRAS

• Também é zoado pelo Invoker. :c
    • Silenciado não tem função alguma.
    • Super dependente de itens.
    • Muito dependente de mana.
    • Frágil e vulnerável, sendo assim sempre focado em team fights.
    • Extremamente difícil de ser mestrado e que requer muita prática.
    • Muito dependente de atenção, cuidado e agilidade tanto nos dedos quanto na mente para se jogar eficientemente com o herói.
    • Requer conhecimento avançado de técnicas avançadas.
    • Se der ks de Dagon toma report.
    Build

Bem, tudo depende de como você vai estar jogando, contra quem, e vários outros fatores que vão determinar isso, mas por favor, NÃO COPIE BUILDS se você não sabe por que diabos SingSing fez uma Shadow Blade em determinado momento de jogo ou por que canceL^^ fez uma Aghanim (Isso também vale para as skills e talentos). Analise o porque deles terem terem upado tais skills e feito tais itens em tal momento do jogo, observar detalhes como itens heróis inimigos, itens dos aliados, estilo de jogo etc, pois assim você ja vai ter uma ideia de se é valido de você fazer tal build em determinado jogo ou não. E não se engane apenas porque alguns desses jogadores são profissionais, analise bem, veja se tem outro item que poderia encaixar melhor no jogo e ouça sugestões de outros players experientes.

Veja qual seu estilo de jogo, quem você está enfrentado, os items dos adversários, os items dos seus aliados... essas coisas vão determinar qual build você vai querer seguir, por exemplo:

DDZ gosta do estilo push, vai pra lá,pra cá, empurra, ganka, pega kill de pouco em pouco e farma até umas horas. E no final ele vira o bicho.
    Build do DDZ = 1 Laser, 1 Missile (as vezes até um pouco mais de up nas skills de nuke), foca em March e em seguida focando Missile.

Miracle- por exemplo, gosta mais de ''ownar '' e gankar desde o começo do jogo, maximizando Laser e Missile primeiro, deixando March por ultimo. Não aconselho ninguém de forma alguma a seguir essa build a não ser que você esteja jogando contra pessoas que estão bem abaixo do seu nível de Dota, porquê, quando você faz essa build e não consegue dominar sua lane e nem fazer kills o suficiente para fechar sua bota no tempo certo, você vai sofrer muito pra farmar e conseguir xp sem o March e vai acabar sendo gankado milhões de vezes, se tornando inútil e um peso morto para seu time.

Já eu normalmente costumo fazer a build: 2 Laser (as vezes 3), 2 Missile, 2 March, 1 Rearm, e depois focando March, com essa build eu consigo ter um controle de lane muito bom e até algumas kills, e também consigo fazer um push na lane com march quando necessário. Quando minha lane está difícil e/ou meu adversário está recuado e numa posição segura, sempre foco march na build de: 2 Laser (ou apenas 1 Laser), 1 Missile (ou nenhum), 3 March, 1 Rearm, +1 March, pois com essa build eu consigo farmar de uma posição segura e dar um clear wave bem rápido, ficando livre para pegar runas ou fazer stacks, e ainda tenho o laser para impedir que meu inimigo consiga alguns LHs, mas também para me defender caso aconteça algum gank, e o Missile para caso algum aliado resolva gankar na minha lane. Quando tenho stack na jungle sempre faço Anel da Alma antes da BoT, porque dai farmo todos os stacks e rapidinho já consigo fechar BoT.

Assim como eles tem seu próprio estilo de jogo, você também terá o seu, pode ser como o do Miracle-, como o do DDZ, como o do fofinho ou totalmente diferente, mas lembre-se que até os bons jogadores passeiam entre builds de acordo com o jogo que estão jogando, mas os items essenciais e principais para o Tinker nunca deverão ser diferentes.

Skills (mais comum)
    Ordem - Laser, Missile, Laser, Missile, March, March.
    2 Laser, 2 Missile, 2 March. Depois upe o que achar necessário.
    Esse normalmente é o padrão pra Tinker mas as builds podem e devem ser diferentes dependendo do andamento da partida e a necessidade do seu time.

Talentos
    Vai depender muito do andamento da partida. Quando a partida está difícil, você está morrendo muito, levando vários ganks e/ou não está conseguindo farmar muito bem, upe talentos mais defensivos como:+5 Armor (Nível 10), +200 Health (15), +15% Magic Resistance (20), 20% Spell Lifesteal ((1/5 for non-heroes) (25). Já quando a partida não está tão difícil, você está farmando bem, matando e gankando heróis facilmente, sinta-se livre para fazer uma build mais ofensiva: +8 Intelligence (10), +4% Spell Amplification (15), +75 Cast Range(20), +100 Laser Damage(25). Mas não se limite em apenas upar talentos ofensivos ou apenas defensivos, dependendo do andamento da partida, é bom que você deixe sua build de talentos mista, o que em determinado jogo, te ajudará muito mais do que upar apenas um tipo de talento.
    Ordem Genérica de itens

Itens de início
    • [​IMG] Null Talisman.
    • [​IMG] 2x Iron Branch.
    • [​IMG] 1x Faerie Fire. Peça ao minimo 2 tangos para seu suporte.
    • [​IMG] Se perceber que vai precisar de regen na lane phase nos primeiros minutos, tenha certeza de levar sempre um Healing Salve (substitua por 1 Iron Branch e 1 Faerie Fire).
    Itens super essenciais
    1. [​IMG] Bottle.
    2. [​IMG] Botas de Velocidade.
    3. [​IMG] Boots of Travel. (Tente fechar a bota em menos de 12 minutos)
    4. [​IMG] Anel da alma - Soul Ring. Item super essencial. (faça antes da Travel caso sua lane esteja dificil, pois com o anel e mais fácil farmar e você ja garante a sua Travels)
    5. [​IMG] Blink Dagger ou [​IMG]Force Staff.

Situacionais
    6. [​IMG] Aether Lens. Ótimo item para Tinker até o mid game, depois disso (late game) você pode vender ou deixar na Backpack e usar quando for útil.
    7. [​IMG] Scythe of Vyse ou [​IMG] Shiva's Guard. Vyse = Disable, Shiva = TF, push.
    8. [​IMG] Dagon(foque até o nível 5).
    9. [​IMG] Ethereal Blade (Coloque bottle no Stash ou Backpack).Faça EB caso ninguém do outro time tenha feito BKB e você esteja muito bem no jogo ou algum herói do seu time precise. (FAÇA GHOST SCEPTER ANTES DE EGLESONG).
    10. [​IMG] Bloodstone. Para tankar mais, mana regen, e caso esteja ownando o joguinho, para renascer mais rápido também.
    11. [​IMG] Aghanim's Scepter (Cetro de Aghanim), pode fazer uma mudança considerável contra Meepo, Phantom Lancer, Naga Siren, Chaos Knight, etc (ilusões em geral), pode ser substituido por qualquer item acima.
    12. [​IMG] Manta Style. Bom para quem realmente precisa empurrar lanes ao invés de sair matando todo mundo no estilo "Rearm Dagon", quando não for muito necessária para push e afins, sempre envie clones para jungle e locais inimigos para dar visão ao seu time, possibilitando assim, alguns ganks. Pode substituir qualquer item acima. É bom lembrar que Manta também tira os efeitos negativos quando usada(silence, poison, slow e outros).
    13. [​IMG] O motivo de Necronomicon estar na lista é o mesmo que o da Manta, para destruir torres e levar waves de creeps mais rapidamente. Lembrando também que é um item lindo de bonito contra techies, nyx e outros heróis que tenham algo de invisível. Lembre-se de sempre guardar o Necro no Stash ou Backpack já que Rearm não funciona com o item.
    14. [​IMG] Eul's Scepter para os pobres que não podem comprar Scythe of Vyse e estão precisando de disable no early game, ou que simplesmente não tem necessidade de comprar uma Vyse na partida atual. Pode ser combado exatamente como se faz com Dagon + Vyse, Dagon + Eul + Rearm e repete até o sujeito ficar cinza. 100% de chance de rage quit garantido se você for um bom jogador (lembrando que é um ótimo item contra Spirit Breaker, o famoso Bara). Pode substituir por qualquer item que achar desnecessário depois do 5º.
    15. [​IMG] Radiance. SPLIT PUSH!!!
    16. [​IMG] Malevolence. Sinceramente... late game isso aqui estraga a vida de um Storm, e caso seu time tenha bastante dano, evolua sua Malevolence para Bloodthorn [​IMG].​
    17. [​IMG] Glimmer Cape. Uma boa ajuda pro time, não só pela invisibilidade mas também pela diminuição de dano magico quando ativo.
    18. [​IMG] BKB. Mesmo não dando Rearm, é um item ótimo contra heróis com muito dano mágico como Invoker e Storm, e bom também contra itens ofensivos.
    19. [​IMG] Veil of Discord. Caso você pegue Dagon como item 6, é uma boa fazer o Vél por seu custo-benefício e pelo dano causado quando combado os 2 itens.
    Mas e pra fechar todos esses ítens? como faço pra ter um farm efetivo de Tinker?

Bem, eu separei um vídeo bem rápido explicando como fazer um bom uso da jungle com a habilidade March. O vídeo ta todo em inglês mas mesmo pra quem não entende uma palavra, só de ver o vídeo já dá pra ter uma noção de como funciona, se liga aí.​

E então, aprendeu?

Macetes
    • Use Míssil antes de lançar a Laser em um herói. Isso permitirá que ambas as magias o abatam ao mesmo tempo, o que limitará do tempo para blinkar, ficar invisível ou qualquer outra coisa que possa desviar do Míssil.
    • Analise os pontos fracos e fortes do seu time. Se está faltando algum disable, você terá Scythe of Vyse como opção. Se você está muito papel e/ou está precisando de um dano em área para TFs, Shiva's Guard é a sua melhor opção.
    • Depois de conseguir a Travel e for gankar lanes ou farmar jungle, chame alguém pra assumir o mid por enquanto já que estará vazio com sua ausência. Tente não ficar só em uma lane ou vagando por aí sem fazer nada, depois que você pega a Travel não tem motivo pra ficar parado, ajude seu time, farme, warde e pushe!
    • A importância de uma ward: Se seu time não comprou, então compre você mesmo, não seja mão de vaca, além de estar ajudando outras pessoas, está ajudando a si mesmo. Pela visão do minimapa, se evita ganks e pode saber qual o momento certo para gankar com facilidade.
    • Saiba que March of The Machines causa muito prejuízo pra quem fica em seu caminho (meio que tipo 400 de dano por cast) então não tenha medo de atacar um herói que se atreve a te combater no meio da March.
    • Quando estiver upando March (MoM), sempre use-o em torno de XX:35-45 na sua lane para efetuar um clear wave, pois sem creeps na lane você fica livre para stackar e/ou pegar runas.
    • Force Staff ou Blink Dagger? Isso depende de pessoa pra pessoa, eu prefiro Dagger pelo seu alcance e a capacidade de poder blinkar entre as arvores e outros lugares inacessíveis, sendo ótimo quando for gankar ou empurrar uma lane, podendo soltar spells de um modo seguro. Mas Force Staff também é um ótimo item pois dá mana, regen é possível usar em aliados e inimigos, dependendo da partida, as vezes é uma boa optar por fazer os dois por você ter uma mobilidade absurda com eles.
    • Quando fechar sua bota, não seja um daqueles Tinkers que simplesmente farmam em todas as lanes e camps da jungle sem deixar nada para seu time, empurre a mid lane, defenda sua off lane do pushing, farme jungle e repita, jamais atrapalhe o farm do seu carry.
    • Quando o jogo estiver muito difícil, tente segurar o máximo das lanes que puder, já que Tinker é muito bom nisso. Vai dificultar muito a vida das inimigas e atrasar o GG . E quem sabe se você conseguir segurar por um bom tempo, seu carry e/ou você podem estar fortes o suficiente para um bom comeback.
    • Nunca deixe de fazer Blink ou Staff, falo serio, nunca pule esses itens.
    • Quando maximizando March, lembre-se de sempre stackar os camps de creeps na jungle e tenha certeza de pegar Rearm no level 6. 'Ain fofiinho o quié istaque? como fais issu? ' -poarr!!w?
    Vou deixar um videozinho de 6 minutos pra vocês aprenderem oque é e decorar os tempos (timings) dos stacks do Dota no patch 7.00 que são muito importantes, não só para de Tinker mas sim todos os heróis, o vídeo pode ser um pouco boooriing!! mas e muito fácil entender, Ex: Quando o tempo da partida (que mostra no reloginho la em cima) chegar a X:54 (X minutos e 54 segundos) ou seja lá quantos segundos for, tu vai dar um tapinha nos creeps e vai atrair eles pra longe do camp para tirar a visão dos creep neutros de lá, deixando livre para mais um respawn de creeps neutros em exatos X:00 (X minutos e 00 segundos). Um pouco confuso mas dá pra entender melhor com o vídeo.​

• Fazer um suporte de Tinker as vezes também é muito bom, sempre que for gankar em uma lane e um herói estiver precisando de um pouco de hp, mana e tals você pode deixar ele beber do teu bottle, pense em Tinker como um centro de cura móvel. Você também pode entregar itens e afins se você tiver slots vazios, por que aliás, você está mais rápido do que um courrier agora que pegou sua travel.
    • Sempre saiba o custo de mana de suas magias e itens. Laser:170, Missile:180, March:190 De mana. Tenha em mente que o combo de Míssil+Laser gasta 350 de mana (quando ambos level 4). Isso te ajudará a saber os limites do Tinker e permitir uma boa tomada de decisões durante o jogo.
    • Tenha em mente que: Boots of Travel tem 3 segundos de canalização, Scythe of Vyse 3 segundos de duração e Laser tem 3 segundos de efeito miss. Se algum herói está te batendo muito e você acha que vai morrer, use Laser e logo em seguida o tp. Mas se o herói é uma ameaça muito grande pra você (de preferencia que tenha alguma habilidade ou item que possa parar o seu tp) Vyse+TP você será capaz de escapar com segurança.
    • Prever onde as ondas de creeps estarão antes de chegarem é uma boa técnica para usar o march rapidamente ficando pouco exposto na lane e podendo fazer outros pushs ou ganks mais rapidamente. Tempo das waves no mapa abaixo:
    • Quando sua base estiver sofrendo push, sempre use 1-2 Marches antes do inimigo entrar em visão, isso acabará com a wave de creeps do inimigo mais rápido e ele será obrigado a esperar outra, o que te dá tempo para avançar a lane.
    • Não perca tempo ajudando seu time em TFs que você tem certeza que eles vão perder, apenas peça-os para recuar.Pode parecer um conselho horrivel mas nesses casos, Tinker é mais útil pressionando a base inimiga e obrigando eles a defender.
    • Quando em TP sempre use SHIFT-CLICK para ações as proximas ações, como por exemplo SHIFT VYSE+SHIFT ETEREAL+SHIFT DAGON ou qualquer outra ação que queira fazer quando chegar ao chão, todas serão realizadas quando o a canalização acabar. Com esse combo, quando chegar ao chão não vai dar nem tempo do inimigo respirar, PISCOU = MORREU. Também funciona com o Rearm. É um pouco complicado de aprender mas com o tempo você pega as manha.
    • Quando o inimigo tiver 1200 de HP por exemplo, tinker não poderá mata-lo com uma Dagon ou Missile+Laser Combo. Vamos supor que você ainda não tem nenhuma etereal blade ou scythe of vyse. você chega no sujeito e usa uma dagon, míssil, laser e o caralho todo, o sujeito é um antimage e so tomou 50% do dano, ou seja, ele ficou com 650 HP mais ou menos, ok, você vai blinkar entre as arvores (vamos fingir que esse antimage não tem blink) e vai usar Rearm, após a canalização você usa o mesmo combo de novo, das arvores mesmo se for possível, se não, é só blinkar para fora das arvores para matar o sujeito, provavelmente ele vai estar morto, se não, dê mais uns tapinhas nele que ele morre.
    • Tenha certeza de que quando fechar Scythe of Vyse, seu Rearm esteja level 3. Você não pode fazer um uso efetivo do item caso essa habilidade não esteja maximizada.(e depois desse buff do patch 6.85, vou te falar viu...)
    • Quando em lane (mid de preferência), use Laser razoavelmente contra o herói pra atrapalhar que dê Last Hits ou Harass, pode ser extremamente irritante pra ele mas divertido pra você.
    • Upe os próximos níveis de Rearm só quando você estiver com uma mana considerável. Tente upar o 2º (segundo) nível lá pro level 13-14 e o 3º (terceiro) lá pros 18-19.
    Counters
    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG][​IMG] [​IMG][​IMG] [​IMG]
    [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

-
    -
    -

E então, chegamos ao fim do nosso guia, ficou um asco de guia haha, eu sei, eu sei..mas mesmo sendo curtinho deu trabalho. Mais tarde eu adicionarei mais conteúdo, não se preocupem.

Quero agradecer ao DDZ e cancel^^ que foram a minha inspiração pra jogar com Tinker, aos meus amigos por me deixarem ir mid toda partida e me inspirarem a fazer essa guia. E por fim, deixo com vocês um vídeo bem antigo de um dos melhores jogos de Tinker no Dota 2 de todos tempos para servir de inspiração pra quem pretende mestrar nesse lindo gostoso tesudo e sexy herói, Tinker. Espero que o guia tenha sido de boa ajuda para todos, um bom jogo e obrigado!

Atualização 06/07/2015 - 2+ Macetes. Adicionado mais 3 counters. Build de itens atualizada.
    Atualização 27/07/2015 - Removendo erros. Build de itens atualizada.
    Atualização 08/10/2015 - Build de itens atualizada. 3+ Macetes.
    Atualização 06/02/2016 - Observações basicas.
    justiceiro, ryuG, netyn e 6 outros curtem isto.
  2. pop corn

pop corn Iniciante

Registado em:
    26 Março 2015
    Curtidas Recebidas:
    5
    Pontos de Troféu:
    3
    Seu guia foi ótimo cara ta de parabens :) eu mesmo que tenho 200 partidas de tinker descobri coisas que ainda n sabia e só uma dica o PL é conter de tinker tb com difusal

A parte das dagons foi foda rs
    fofiinho s2 curte isto.
  3. Allord

Allord Iniciante

Registado em:
    5 Julho 2015
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    Lord
    Guia excelente, parabéns!
    fofiinho s2 curte isto.
  4. Mozz

Mozz Iniciante

Registado em:
    5 Dezembro 2014
    Curtidas Recebidas:
    5
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    Mozz
    Parabéns, ficou muito bom! :D
    fofiinho s2 curte isto.
  5. Azrael

Azrael Iniciante

Registado em:
    11 Junho 2014
    Curtidas Recebidas:
    18
    Pontos de Troféu:
    18
    Steam ID:
    Azrael01
    Ótimo guia!
    fofiinho s2 curte isto.
  6. Styðja

Styðja Membro

Registado em:
    12 Novembro 2013
    Curtidas Recebidas:
    603
    Pontos de Troféu:
    113
    Legal o Guia.

Tinker farma muito, acho válido considerar o 7º e o 8º Slot: Necro3 e Manta
    (tp na lane solta os dois + march), volta na base, dropa os itens e pega os outros.
    fofiinho s2 curte isto.
  7. fofiinho s2

fofiinho s2 Iniciante

Registado em:
    4 Julho 2015
    Curtidas Recebidas:
    10
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    trk322
    vlw cara, boa dica. adicionei ao guia c:
    --- mesclado: 6 Julho 2015 às 18:18 ---
    aushuas vlw. a lista dos counters foi atualizada, adicionei o pl tb. Obrigado por lembrar!
    WeeaBoo curte isto.
  8. Elfo

Elfo Iniciante

Registado em:
    11 Outubro 2014
    Curtidas Recebidas:
    22
    Pontos de Troféu:
    8
    Steam ID:
    cristovaokima
    Otimo guia , parabens :)