- Melhore a qualidade dos seus jogos, aprenda e seja um bom suporte !

Discussão em 'Tutoriais Diversos' iniciada por -oliruM-, 21 Dezembro 2015.

1. -oliruM- Redator

Membro Desde:
    11 Dezembro 2014
    Número de Mensagens:
    610
    Curtidas Recebidas:
    643
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo
    Bom dia
    A tempos tenho vontade de escrever um tópico com este tema suporte , uma role que não tem a valorização que merece principalmente aqui em servidores brasileiros aonde nos 3 primeiros segundos de uma partida rankeada todos os jogadores marcam MID, SAFE LANE E OFF LANE como se estivessem correndo da posição de suporte. O que muitas vezes já garante uma discussão boba, que resulta em falta de team play e menos MMR no seu perfil.
    Dificilmente você vai abrir o seu youtube para procurar vídeos com títulos como " 8 k wards" (isso se tiver), nos interessa muito ver rampages , team wipes e boas jogadas, porém na maioria das vezes esquecemos a imensa importância que uma ward bem posicionada teve antes da team fight startar, entre outras coisas.

O ciclo de aprendizagem no dota 2

Geralmente quando você está começando a jogar DOTA 2, é mais simples aprender a jogar de suportes para que você jogando com pessoas mais experientes possa entender as mecânicas do jogo e quando ganhar conhecimento e confiança suficientes , migrar para roles que necessitam dessa experiência como por exemplo Carry ou MID .
    O problema desse ciclo é que muitas vezes, se esquece de fazer o caminho reverso e voltar a jogar de suporte, agora com a experiência adquirida você será com certeza um suporte muito melhor do que antes. Bons jogadores de Dota 2 devem ser versáteis, o que significa que são ótimos em alguma posição porém devem entender de TODAS as roles e jogá-las no mínimo de forma satisfatória.
    Não estou dizendo que você deve jogar todo o game de suporte, estou dizendo que você deve jogar do que quiser, porém você deve ser capaz de jogar com outra coisa caso o seu time precise. DOTA É TIME!
    Quem não tem aquele amigo que só sabe jogar de Carry ou MID que atire a primeira pedra, não é verdade? Esse tipo de jogador se limita, pois não adquire conhecimento necessário para ser um jogador versátil ou muitas vezes um bom companheiro de equipe.

O mal e só reclamar e não fazer nada com essa reclamação!

Você se identifica com os casos abaixo?

→ Só joga de Hard Carry ou MID?
    → Vai jogar rankeada você já marca no monitor aonde você deve marcar o minimapa da safe lane/mid.
    → Se você não conseguiu marcar o HC , você já marca jungle e picka legion? Ou você disputa a posição com mais um jogador que desiste de ir na safe e marca jungle, para logo em seguida você chorar que o seu carry não está farmando bem na safe pois não existe suporte?
    → Você chora com os companheiros de time que não existe ward no mapa por isso não viu o gank na sua direção?

Esses são alguns casos, que rotineiramente, encontro pelas rankeadas da vida, ótimos players que literalmente ferram com uma partida inteira por simplesmente não pickarem suportes. Aqui vai alguns exemplos de reclamações rotineiras de carrys e mid laners pelas rankeadas da vida.

→ Não tem ward.
    → Não estou farmando na safe.
    → Não existe gank ao mid laner adversário.
    → Ninguém me ajuda a pegar a runa.
    → Ninguém está fazendo stacks.
    → Ninguém tem detecção para aquele personagem invisível.

E essas são só algumas dos milhares de mimimis espalhados por uma partida. E que tal se ao invez de você continuar reclamando de tudo isso , você treinasse um pouco para tornar-se um suporte que:

→ Warda/Dewarda.
    → Garante o farm na safe lane.
    → Ganka o midlaner adversário ou garante a runa do seu mid.
    → Faz stacks.
    → Compra detecções contra personagens invisíveis.

No fim você vai fazer um trabalho tão bem feito que o seu time na grande maioria das vezes estará em vantagem.
    O grande mal de algumas pessoas no jogo, e principalmente dos brasileiros, e não ter a humildade de entender que uma vitória em que você matou 30 com dois rampages vai te dar praticamente o mesmo acréscimo de MMR do que aquela em que você não matou ninguém, mas fez um suporte tão bom, que o seu time venceu.

Bons cores players, com treino se tornam bons suportes.

Se você joga de carry/mid o tempo todo, então você tem uma noção muito boa de jogo sobre o que você realmente precisa, e que tal transformar essa experiência jogando de suporte e dar ao seu Carry/Mid tudo aquilo que você gosta ou sempre quis ver em um bom suporte. Se você gosta de jogar de carry quando você tem uma lane segura para farmar, faça isso, garanta a lane segura para o seu Carry farmar com bons suportes. Treine para isso, o seu jogo e até a qualidade do seu game, só tende a melhorar com esse tipo de pensamento.
    Tenho vários amigos , inclusive eu, que ao mudar esse pensamento de só jogar de core, e passaram a jogar mais vezes de suportes, subimos de MMR. Tenho amigos que saíram da bracket 2900 para a 4500 somente com esse pensamento. Experimente você também.

Como começar/recomeçar a jogar de suporte.
    Vou deixar aqui algumas dicas para quem se interessar em jogar ou voltar a jogar de suportes, ou pelo menos, jogar de vez em quando. Temos também um excelente guia aqui no fórum sobre o assunto vale a pena clicar.

→ A minha primeira boa dica a você é NÃO MORRA! Parece óbvio, mas muita gente esquece que de nada adianta jogar de suporte se você com isso só vire um saco de ouro para o carry adversário, procure se posicionar de modo a evitar um start , ou fechar itens que vão garantir a sua fuga. Nenhum Hard Carry vai carregar o seu suporte 1/20 , pense nisso!!!

→ Segunda dica, se não der pra CORRER não MORRA em vão!! O que eu quero dizer é , não morra sem antes ter usado as suas magias e itens, já vai ser de grande ajuda nas team fights e você vai ter aquela sensação de dever cumprido, pois você fez tudo o que podia e de quebra ainda tirou o foco do time adversário nos seus amigos durante alguns segundos.
    Obs: Como bem colocado pelo nosso membro do fórum styoja em outras palavras: "Devemos lembrar que no dota existe habilidades de alto CD, que em algumas ocasiões vale mais a pena esperar para usar a magia depois de reviver do que simplesmente usar a magia por usar"

→ Terceira dica, não fique parado na sua lane, esteja sempre fazendo algo de vantajoso para seu time como : Stacks , Pulls, Ganks , Wardando , Zoneando o OFF lane e etc... Ficar denando na lane é trabalho do CARRY!!!

Tipos de suportes

É mais fácil no começo/recomeço jogar de suportes que tenham habilidades de controle , ou seja, são capazes de dar stun e que são de fácil acerto (são clicáveis), prender os heróis adversários facilitando kilss/fugas.Esse tipo de suporte é otimo para se gankar o mid adversário.
    Exemplos:
    [IMG][IMG][IMG][IMG][IMG][IMG]

Logo em seguida conseguimos tirar mais proveito de personagens que tem controle porém dependem de um pouco mais de experiência para acertar.
    Exemplos:
    [IMG]`[IMG][IMG][IMG][IMG]

Suportes que dão muito dano na lane, e que são capazes de zonear o off lane sozinhos. Deixando a lane mais segura para o seu HC.
    Exemplos:

Suportes com GRANDE impacto nas team fights, podendo reverter uma situação de derrota para o seu time com uma boa team fight.
    Exemplos:
    [IMG][IMG][IMG][IMG][IMG][IMG][IMG][IMG][IMG]

Suportes anti harass , são suportes que tem capacidade de curar/defender o seu carry MID de ganks ou nukes do time adversário. Em casos que você sente que o seu mid vai ser alvos de ganks, ande sempre com um TP e fique atento para ajuda-lo. Quando o seu mid é salvo pelo seu TP , você passa confiança para ele , o que melhorar o seu team play e sua sinergia com o mesmo.
    Exemplos:

Espero ter ajudado. Boa sorte , bons jogos.

Cronologia
    21/12/2015 - Tópico criado.

(.......................................................)

Aos jogadores que tem a humildade e o empenho em fazer um bom suporte, deixo aqui o meu agradecimento e a minha consideração. Parabéns a todos vocês.
    A você que já é um bom suporte e quer fazer a transição para Hard Carry , entre nesse meu guia e tenha bons jogos.

Abraço.
    Sensi, Catatau rJ, Mauruca e 11 outros curtem isto.
  2. gotia Membro Jr.

Membro Desde:
    11 Novembro 2011
    Número de Mensagens:
    1,745
    Curtidas Recebidas:
    407
    Pontos de Troféu:
    83
    Steam ID:
    goTia
    muito bom o tópico :D
    -oliruM- curte isto.
  3. marciomrb Iniciante

Membro Desde:
    27 Setembro 2013
    Número de Mensagens:
    644
    Curtidas Recebidas:
    180
    Pontos de Troféu:
    43
    Steam ID:
    marciomrb
    ótimas dicas, muito bom mesmo.. eu jogo de suporte e a pior coisa é não ser reconhecido...
    você warda sozinho praticamente o jogo inteiro... (qdo vc perde) ai vem um fdm pra dizer "gg, sem ward o game todo"...

hoje mesmo, tava de anti mage.. pq ngm pickou hc... ai veio um tide na minha lane... o bixo se matou no meio do abaddon e sky e veio falar q eu deixei ele morrer... tipo WTF? oq eu podia ter feito com 5 min? ai ele começou a tirar meus lh... conclusão.. perdemos feio ueheuhe
    -oliruM- curte isto.
  4. -oliruM- Redator

Membro Desde:
    11 Dezembro 2014
    Número de Mensagens:
    610
    Curtidas Recebidas:
    643
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo
    Esse sou eu, tentando fazer algo para mudar a realidade do nosso dotinha rs

marciomrb curte isto.
  5. Styðja Membro

Membro Desde:
    12 Novembro 2013
    Número de Mensagens:
    1,033
    Curtidas Recebidas:
    603
    Pontos de Troféu:
    113
    muito bom o topico, gostei e concordo.
    Só deixo como ponto de atenção que trabalhe um pouco em cima desta dica:
    Concordo, não morra em vêm mas tem de se atentar ao fato que há skill de alto cooldown e que valem mais a pena esperar um momento oportuno de se usar do que simplesmente cast por cast.
  6. -oliruM- Redator

Membro Desde:
    11 Dezembro 2014
    Número de Mensagens:
    610
    Curtidas Recebidas:
    643
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo
    Atualizei com a sua dica em outras palavras, vê la se você aprova ^^
    Abraço.
    Styðja curte isto.
  7. Styðja Membro

Membro Desde:
    12 Novembro 2013
    Número de Mensagens:
    1,033
    Curtidas Recebidas:
    603
    Pontos de Troféu:
    113
    Otimo! Muito bom
  8. Elfo Iniciante

Membro Desde:
    11 Outubro 2014
    Número de Mensagens:
    57
    Curtidas Recebidas:
    22
    Pontos de Troféu:
    8
    Steam ID:
    cristovaokima
    Belo topico , eu jogo nessa role sempre joguei acho tão divertida quanto as outras e não entendo porque não dão o valor que deveriam dar
    -oliruM- curte isto.
  9. brunobage Iniciante

Membro Desde:
    4 Setembro 2012
    Número de Mensagens:
    61
    Curtidas Recebidas:
    8
    Pontos de Troféu:
    8
    Muito bom, eu sempre falo isso... Vc ta na merda quase morrendo e o cara sisma em correr ainda.. Em vez de lutar ate morrer !
    -oliruM- curte isto.
  10. dracula Iniciante

Membro Desde:
    30 Dezembro 2011
    Número de Mensagens:
    171
    Curtidas Recebidas:
    17
    Pontos de Troféu:
    18
    Steam ID:
    CrossbT
    de uns meses pra cá passei a jogar as rankeds praticamente só de supp pra evitar a briga por mio e garantir ao menos 1 supp.
    -oliruM- curte isto.
  11. Diego Santos Iniciante

Membro Desde:
    20 Abril 2013
    Número de Mensagens:
    179
    Curtidas Recebidas:
    50
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    andarilhufox
    Seria bom se tivesse um jeito de todos os BR's do dota lerem isso, você relatou todos os principais problemas que enfrentamos, a parte ruim é que o ser humano é uma porta (muitos deles são) e não querem evoluir ou assumir/observar o quanto o mimo e o mimimi deles fodem o nosso game, exemplo:

Ontem tive um problema de 2 pessoas marcarem o mid, um desses caras foi um amigo que estava em pt e faz um excelente mid, o outro era o cara random... foi Pudge cara random Vs Invoker inimigo, o cara fez questão, depois de tomar o fb dizer "esse invoker vai sair 4/0 do mid"

Não foi falta de ward, avisos de miss, comunicação e etc, foi puro mimo... #jáchorei

Bom, sem mais, excelente guia! =)
    -oliruM- curte isto.
  12. pokerdois Iniciante

Membro Desde:
    4 Abril 2012
    Número de Mensagens:
    142
    Curtidas Recebidas:
    40
    Pontos de Troféu:
    28
    Ultimamente eu tenho de jogado de ezalor, além de ser um dos meus mais jogados. Ele é ótimo para zonear, fazer pulls em dois camps, recuperar mana como principal função e com agahim ele cura seus aliados de dia, usa o blink que é bom para tirar o foco de determinado herói, o recall para salvar alguém. Muitas possibilidades.
  13. DCbarbosa Iniciante

Membro Desde:
    3 Outubro 2015
    Número de Mensagens:
    45
    Curtidas Recebidas:
    13
    Pontos de Troféu:
    8
    Steam ID:
    danieldamieldaniel3
    Espero que com o esse post, os playerS em geral percebam e comecem a dar mais valor ao suporte. Acostumei a jogar como SUP ou tanker OFF e sofro quando vejo HC/mid sendo first pickyuno nas rankeadas.
    O pessoal tem tanta vontade de ser carry q acaba dando a chance do time inimigo pegar um hero counter apenas n perder o seu pick e acaba forçando o resto do time a fazer milagres
    -oliruM- curte isto.
  14. Thiago Kassis Schibelscky Iniciante

Membro Desde:
    25 Novembro 2014
    Número de Mensagens:
    45
    Curtidas Recebidas:
    17
    Pontos de Troféu:
    8
    Steam ID:
    240832705
    eu estou jogando um pouco mais com a shendelzare silkwood e o auroth, esse topico vai me ajudar, valeu
    -oliruM- curte isto.
  15. Vector Iniciante

Membro Desde:
    21 Dezembro 2015
    Número de Mensagens:
    57
    Curtidas Recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    8
    muito interessante o tópico, gostei das ideias.

o problema é quando vc é um bom suporte e o carry é uma merda
  16. marciomrb Iniciante

Membro Desde:
    27 Setembro 2013
    Número de Mensagens:
    644
    Curtidas Recebidas:
    180
    Pontos de Troféu:
    43
    Steam ID:
    marciomrb
    é oq mais acontece uehuehe

hoje de madruga, dei mo body block em uns cara q tavam perseguindo meu carry e o fdm com pouca vida n volta e tenta matar e acabou morrendo? '-'
  17. Vector Iniciante

Membro Desde:
    21 Dezembro 2015
    Número de Mensagens:
    57
    Curtidas Recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    8
    é por isso que curto ser jungle, ninguém me enche o saco, faço meu stacking em paz, nao fico sendo taxado de ks, so boto umas wards e pronto, só uma vez ou outra me aventuro com o shaman ou venomancer.

vantagens de ser monohero com sand kingPogChamp

18. leonardosidney Iniciante

Membro Desde:
    17 Outubro 2015
    Número de Mensagens:
    3
    Curtidas Recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    leonardodasilva1915
    Ótima iniciativa, acho que faltou colocar o meu preferido, o nojento do Bane. Ótimo controle/start e consegue muito bem zonear a exp do offlane, pois todo o dano que eu troco com o offlane eu recupero em uma skill...
    -oliruM- curte isto.
  19. Hipo Iniciante

Membro Desde:
    22 Outubro 2013
    Número de Mensagens:
    91
    Curtidas Recebidas:
    29
    Pontos de Troféu:
    18
    Necro pode ser considerado semi-suport? Pra mim o hero parece ser mais voltado pra semi-carry/carry que semi-suport, até entendo que ele tem uma cura em area mas n acho que isso seja suficiente pra usa-lo como suport.
  20. Iginis7 Iniciante

Membro Desde:
    25 Outubro 2014
    Número de Mensagens:
    13
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    Iginis7
    Aproveitando esse tópico, como fazer stacks na jungle? Obrigado