Mode de capitães - Algumas dicas e estratégias

Discussão em 'Itens, Estratégias e Mini-Guias' iniciada por -oliruM-, 7 Julho 2015.

  1. -oliruM-

    -oliruM- Moderador

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    [​IMG]

    Bom dia

    Pesquisando pelo fórum achei este guia falando sobre o modo de capitães; http://www.dota2.com.br/threads/guia-de-de-captain-mode-para-iniciantes.18680/
    Há informações importantes , porém a linguagem é de difícil entendimento , então resolvi criar um guia mais simples e mais atual sobre o que sei sobre esse modo que é o melhor modo de jogo do DOTA 2 na minha opnião, e se o retorno for bacana , estarei sempre que possível atualizando o tópico com mais informações.
    Lembrando que o autor deste tópico, não é o dono da verdade, pode cometer erros e está aberto a sugestões e dicas que a galera do fórum quiser oferecer , que serão acrescentadas ao tópico.


    Estratégias mais comuns feitas no modo de capitães

    TURTLE (TARTARUGA)
    Consiste em uma estratégia onde 4 players protegem um , garantindo o seu FARM para que o mesmo possa carregá-los a vitória mais tarde.

    Vantagem – Se bem executada o time vai possuir um HC muito forte no mid/late game.
    Desvantagem – Mesmo se for bem executada , muitas vezes no dota um personagem muito forte não consegue finalizar 5 heróis inimigos moderadamente farmados , ou com um combo muito bom repleto de disables.

    PUSHER ( Derrubar Torres )
    Consiste em uma estratégia onde 2 ou mais players , são pickados com foco em destruir torres com a finalidade de pressionar o inimigo desde cedo.

    Vantagem – Pressão e vantagem de ouro desde o início.
    Desvantagem – Este tipo de estratégia pode não funcionar no mid/late game visto que os heróis do time inimigos vão estar fortes para segurar o seu PUSH.

    WOMBO COMBOS ( Ganhar as batalhas de time 5x5)
    Consiste em uma estratégia com foco nas Team Fights , aonde os picks são feitos de modo que um herói possua uma habilidade que vai ajudar ao seu parceiro usar a dele, ou até mesmo o time inteiro.

    Vantagem – Se bem executada , as TFs são ganhas em segundos , abrindo espaço para o seu time se utilizar disso para ganhar vantagens no jogo .
    Desvantagem – É necessário sinergia para executar , o que pode levar um time que não possui uma boa comunicação a errar as suas skills e assim perder a vantagem que tinha.

    EARLY GAME ( Ter vantagem de experiência e ouro muito cedo )
    Consiste em fazer os picks com foco em ganhar todas as lanes do game , ou seja, pegando heróis que são muito fortes no early game para fazer o efeito bola de neve , e assim tirar vantagem da diferença de gold e exp para ganhar a partida. Costuma se caracterizar por não ter um HC que dependa de muito FARM para ser efetivo ou ter um roaming muito agressivo .

    Vantagem – Pressão desde o inicio do game , impedindo principalmente o FARM do time inimigo nos estágios iniciais. Geralmente flexibilizando as lanes em TRI OFENSIVA ou duas lanes DUAL com uma dessas lanes com um ROAMING agressivo. Sendo ótimo contra a estratégia TURTLE .
    Desvantagem – Se mal executada , e não for aberta muita vantagem de ouro e exp no começo ,logo no MID game , o time dificilmente terá condições de resistir a pressão do time adversário.

    MODERADA ( Um pouco de tudo )
    Consiste em fazer um time que possua um pouco das 4 estratégias acima , um bom Lane stage , um certo push , um pouco de wombo combo com uma vantagem no early game podendo estar protegendo alguém para ser o “cara” que vai carregar o time mais tarde .
    Vantagens - Possui um leque de opções a ser explorada, confunde o time adversário sobre como reagir aos seus picks e bans.
    Desvantagens - Requer muita sinergia entre os membros do seu time , bem como um bom relacionamento com o capitão para entender qual é o motivo de cada pick.

    Bans
    Seguem algumas ideias que você pode considerar quando for pensar nos bans de heróis que podem prejudicar a sua estratégia.

    Estratégia TURTLE

    → Nesse caso pode-se banir heróis que tem um EARLY GAME muito bom que vão fazer com que o seu HC fique pressionado no FARM por ter alguma skill de alto dano e cd baixo, ou por criar/controlar alguma criatura.
    Ex: Undying , QoP , Chen , Echantres , Lesharc … etc …

    → Se possível evitar levar tri ofensiva com healers, stuns ou escudos
    Ex: Abba , Treant , Ogre magi , Witch doctor.

    → Ou heróis PUSHERS que vão forçar o seu HC a defender a base em vez de Farmar.
    Ex: Rasta , Tinker , Furion , Krobelus , Lycan , Etc ...

    → Ou banir o counter específico do HC que o time planeja pickar.
    Ex: No caso de pickar PL , banir Earth Shaker ... ETC ...

    Estratégia PUSHER

    → Banir os heróis que tem habilidades anti push .
    Ex: Basicamente qualquer herói com dano em AOE barato. Ex: Ezalor , Kunka , techies , Tinker , etc …

    → Banir heróis que podem te forçar a ter que recuar para defender a sua própria base enquanto você pusha.
    Ex: Tinker , Furion .

    Estratégia WOMBO COMBO

    → Banir heróis que possuem habilidades de Counterar um bom start do seu combo .
    Ex: Warlock , Earth Shaker , Axe , Wynter, Shadow demon , Dazzle, Tidehunter , ETC ...

    → Ban Silencer , pois o mesmo pode ativar a ultimate depois do seu start atrapalhando assim o seu combo.
    ( Cuidado com esse ban , deve ser um dos últimos pra não denunciar o seu plano para o capitão do outro time).

    Estratégia Early Game

    → Banir heróis que podem atrapalhar o seu Combo no Lane stage .
    Ex: Healers , ou escudos , carrys ou offs com muito EHP . Necro , Omini , Abba , Dazzle, Treant .

    → Em geral é bom banir Roamings que tem potencial de te fazer perder alguma lane .
    Ex: Mirana , Gondar , Barathum .

    Estratégia moderada

    → Banir heróis fortes do meta pois , costumam requerer mais de um pick para serem counterados podendo prejudicar a sua estratégia.
    Ex: (6.84) Undying , QOP , Gyro , Phanton Lancer , Lesharc , Etc ...

    → Banir heróis que possuam habilidades que podem counterar alguma parte da sua estratégia.

    Ex: Se você quiser pegar Magnus para combar , pode pensar em banir uma naga no outro time pois com a sua ultimate a naga pode counterar um bom start do seu mag.

    Escolhendo os heróis ( trecho retirado do guia anterior que eu gostei)

    Tem algumas coisas que você deve ter em mente enquanto escolhe o seu time, eu colocarei eles em ordem dos mais importantes (na minha opinião), Mas um bom time pode preencher todos esses requerimentos:

    1.Faça uma estratégia (avançar Lane, defender-se, luta em time).
    2.Veja se as lanes estão estáveis, ou seja, se você corre risco de perder a lane com essa composição.
    3.Tenha disables (incapacitadores) suficientes.
    4.Se possível tenha pelo menos 1 em cada Role a não ser que a sua estratégia não exija.
    5.Se possível pegue heróis que estão em alta(no meta-game do momento).
    6.Dar counter no Maximo de inimigo possível.
    7.Tenha certeza que o time saiba jogar com os heróis que você pegou para eles.

    Dicas para counterar alguns heróis , estratégias e combos.

    Segue algumas dicas de pelo menos 3 habilidades que tem potencial grande de atrapalhar o impacto no early game destes heróis que vem sendo muito escolhidos neste meta (6.84) e que podem ser levadas em consideração na hora da fase de picks.
    Obs: Se você é iniciante no dota 2, pode ter dificuldade de entender as imagens e associar quais heróis possuem a habilidade ou o porque de ser considerado counter , neste caso comente a sua dúvida na resposta do tópico que eu esclareço , porém se fosse explicar cada uma , o tópico iria ficar muito grande.

    Herói
    [​IMG]
    Habilidades que podem atrapalhar o seu impacto no early game.
    [​IMG] [​IMG][​IMG][​IMG]

    Herói
    [​IMG]
    Habilidades que podem atrapalhar o seu impacto no early game.
    [​IMG][​IMG][​IMG]

    Herói
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    Habilidades que podem atrapalhar o seu impacto no early game.
    [​IMG][​IMG][​IMG]
    Herói
    [​IMG]
    Habilidades que podem atrapalhar o seu impacto no early game.
    [​IMG][​IMG][​IMG]
    Obs: Land mines na Tumba é otimo.

    Herói:
    [​IMG]
    Habilidades que podem atrapalhar o seu impacto no early game
    [​IMG][​IMG][​IMG]

    Herói:
    [​IMG]
    Habilidades que podem atrapalhar o seu impacto no early game
    [​IMG][​IMG][​IMG]

    Herói:
    [​IMG]
    Habilidades que podem atrapalhar o seu impacto no early game
    [​IMG][​IMG][​IMG]

    Herói:
    [​IMG]
    Habilidades que podem atrapalhar o seu impacto no early game
    [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]

    Herói:
    [​IMG]
    Habilidades que podem atrapalhar o seu impacto no early game
    [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]

    Herói:
    [​IMG]
    Habilidades que podem atrapalhar o seu impacto no early game
    [​IMG][​IMG][​IMG]

    Herói:
    [​IMG]
    Habilidades que podem atrapalhar o seu impacto no early game
    [​IMG][​IMG][​IMG]

    Menção honrosa : [​IMG] Caso use ion shield no creep inimigo.

    ( .........................................................................................................)

    Counterando estratégias específicas de pick

    Counterando Roamings
    Heróis:
    [​IMG][​IMG][​IMG]
    Habilidade(s):
    [​IMG][​IMG][​IMG]
    Essa é a habilidade mais importante para se counterar um roaming = [​IMG] TP

    Counterando trilanes agressivas
    Geralmente essas trilanes possuem muito potencial de kill , pois tem dois ou mais slows, stuns e disables fazendo com que o seu OFF lane jogue muito recuado e perca muito exp. Neste caso podemos escolher personagens que desde o começo do jogo são considerados TANQUES pois possuem os maiores EHP do game. Sendo assim não morrendo facilmente.
    Heróis com maior EHP do game no LVL1 ( Fonte http://herostats.io/ )
    [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]

    Caso o time adversário tenha heróis que são dependentes de blink para combar sua skills.

    Ex: Sand King , Axe , Tidehunter , Magnus , etc...
    Imaginemos que temos um magnus e um sven ou um sand king no time inimigo, assim que o Magnus blinkar e utar , a tendência é que o sven blink e aproveite a oportunidade ou um Sand king carregando ultimate tente entrar na team fight , esse seria o momento perfeito para ativar as habilidades globais e cancelar os blinks, fazendo assim o time adversário perder tempo ou errar os combos.
    Funciona muito bem com a ut do centauro para que o time aproveite a oportunidade e saia da zona de perigo.
    Segue um exemplo abaixo, que aconteceu nos profissionais.

    [​IMG]
    Habilidades
    [​IMG][​IMG] ou [​IMG]+[​IMG]

    Caso o time adversário tenha habilidades de cura como:
    [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG] entre outras ...
    Considere a opção de talvez pickar o herói Ancient aparition e usar o seu ultimate para neutralizar o heal do time adversário. ( Claro que você deve acertar a ultimate, não recomendado para iniciantes).
    [​IMG]+[​IMG] = Nenhum herói pode ser curado por um tempo.

    Vigiando o Roshan
    Alguns heróis podem ser pickados devido as suas habilidades serem boas para vigiar o roshan se você perceber que essa pode ser uma possibilidade da estratégia do time adversário.
    Habilidade(s):
    [​IMG][​IMG][​IMG]

    Counterando estratégias com personagens invisíveis.
    No dota 2 existem habilidades que servem para revelar os personagens invisíveis tirando assim uma boa vantagem que os mesmos conseguiriam em uma team fight.

    [​IMG][​IMG][​IMG]

    (.................................................................................................................)

    Counterando alguns combos de lane

    Counterando o combo
    [​IMG]+[​IMG]
    Habilidade(s):
    [​IMG][​IMG][​IMG]

    Counterando o combo
    [​IMG]+[​IMG]
    Habilidade(s)
    [​IMG][​IMG][​IMG]

    Counterando o combo
    [​IMG]+[​IMG]
    Habilidade(s)
    [​IMG][​IMG][​IMG]

    (Assim que for possível vou colocando mais informações )
    (..........................................................................................................)

    Por enquanto é só isso, pois estou sem tempo rsrs
    Estou aberto a quaisquer dicas , críticas , sugestões e estarei atualizando o tópico sempre que puder com mais informação.
    Espero ter ajudado.
    Abraço.

    Atualizações e cronologia.
    07/07/2015 - Tópico Criado
    07/07/2015 - Atualizado com informações extras de counters específicos contra picks estratégicos.
    07/07/2015 - Atualizado com a dica dos colegas Hipo e Marciomrb
    07/07/2015 - Atualizado com mais informações de counters de heróis e estratégias específicas.
    ( Obs: tinha colocado mais coisa porém descobri que existe um limite de 100 imagens que posso colocar no tópico, para adicionar informação vou ter que reformular o layout do tópico na parte de counters rsrs )
    09/07/2015 - Atualizado com um exemplo mais detalhado sobre como lidar contra times que possuem muitos blinks ( item ) .
    09/07/2015 - Atualizado com os critérios de escolha do guia anterior .
    GLK, williantt, boicler e 11 outros curtem isto.
  2. maf4go

    maf4go Iniciante

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    Òtimo Tópico!
    -oliruM- curte isto.
  3. Babo

    Babo Iniciante

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    Belo tópico cara! está de parabéns!
    -oliruM- curte isto.
  4. OtavioKikuchi

    OtavioKikuchi Iniciante

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    Mt bom tópico parabéns.
    Não entendi a maledict no BB.
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  5. -oliruM-

    -oliruM- Moderador

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    Coloquei por experiência própria rsrs

    No early game o BB tankar é muito importante , porque quanto mais tempo ele fica vivo na team fight , mais os espinhos dele vão combar e aumentar o seu dano mágico , e mais dano ele vai tirar na pancada devido a sua ultimate , logo ao sofrer o maledict o mesmo não vai poder mais tankar visto que quanto mais dano ele receber , mais dano vai levar da maldição , sendo obrigado a recuar se o seu time concentrar o dano nele depois que ele é atingido pela maledict.

    Imagina um BB na off lane contra uma trilane que possua skymage e witch doctor , ele vai sofrer ! Ou levar uma ultimate da lina/lion após o maledict também vai doer rs .
  6. Hipo

    Hipo Iniciante

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    Temos que levar em conta também a habilidade do inimigo, se for em uma ranked com pelo menos 4k dificilmente uma enchantress ou chen seriam bem utilizados e isso tornaria o ban deles dispensável.

    Um counter bom pra bb ( apartir do lvl 6) é legion por obrigar ele a bater de frente.
    -oliruM- curte isto.
  7. marciomrb

    marciomrb Iniciante

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    marciomrb
    um otimo counter pra io+tiny também é o disruptor com relançar... so fazer uma trap pro tiny... quando eles vier em cima dos 5 (sem saber que é os 5)... é so relançar o io pra base ou onde ele estava...
    -oliruM- curte isto.
  8. -oliruM-

    -oliruM- Moderador

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    Atualizado com a sua dica , obrigado.
    --- mesclado: Jul 7, 2015 4:06 PM ---

    Atualizei com a sua dica também , obrigado.
  9. h3d

    h3d Iniciante

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    Vai ajudar bastante. Bela iniciativa.
  10. maf4go

    maf4go Iniciante

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    maf4go

    Amigo, já não concordo muito contigo! Como assim uma enchantress ou Chen (Em um player de 4k, que realmente saibam jogar com estes herois ) Dificilmente seriam bem utilizados? Acho que bem ao contrario! As possibilidades de estratégia com estes 2 herois é muito vasta! quando bem jogados é bem dificil de se jogar contra. O pucher do chen é muito forte e somado com a aurea dos neutral's convertidos, se bem utilizados fazem toda diferença.
  11. Hipo

    Hipo Iniciante

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    Digo em até 4k pq é até onde vai minha experiência, sempre que vejo chen ou enchantress eles acabam sendo subutilizados, ate mesmo quem costuma jogar de supp acaba tendo poucas partidas com esses heros que precisam de boa micro pra realmente mostrar seu potencial.Claro que há exceções mas estou levando em conta a maioria.
  12. MufasaPower

    MufasaPower Iniciante

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    Ótimo guia.
    Mas faltou 1 estratégia: pegar os heróis mais OP do momento.
  13. -oliruM-

    -oliruM- Moderador

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    RSRS
    Botei as estratégias mais comuns , existem muitas mais!
    Porém acredito ser dificil essa estratégia de pegar hero OP dar certo , pq os heróis mais fortes do meta costumam ser banidos logo de cara.
  14. Murlokin

    Murlokin Iniciante

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    Grande iniciativa , continue sempre atualizando vai ajudar muitos players :)
    -oliruM- curte isto.
  15. Zeaquibro

    Zeaquibro Iniciante

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    não importa o quão overpower seja o hero, ele vai ter uma fraqueza. Habilidade , ou item. assim penso!
    --- mesclado: 8 Julho 2015 às 03:36 ---
    excelente tópico,
  16. -oliruM-

    -oliruM- Moderador

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    destroyer_murilo

    Sim , você tem razão , porém muitas vezes um herói desbalanceado requer uns dois ou três picks para ser anulado ou pelo menos uns dois itens , o que faz com que antes de tirar esse item você leve uma tremenda desvantagem no draft, perdendo assim o seu early game. Por isso é mais simples banir.
  17. wds

    wds Iniciante

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    Ow parabéns pelo tópico deu para tirar muitas duvidas, vou citar ele nos próximos vídeos assim como estou fazendo com o Devan ( https://devandota.wordpress.com ).
    -oliruM- curte isto.
  18. -oliruM-

    -oliruM- Moderador

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    destroyer_murilo
    Obrigado !
    Excelente texto do Devan, curti ^^
    Boa sorte nos teus vídeos , se quiser depois passar o link adoraria vê-los depois.
    Abraço
  19. hugocof1

    hugocof1 Iniciante

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    WillyNelson1
    Muito bom mesmo, mas vou deixar uma critica de um iniciante (eu:D) lendo o guia.
    -Evite citar nomes de herois mais comumente usados no dota 1, como: Rasta, Gondar, Barathum, o dota 2 tem mts players que nunca jogaram dota 1, que vai ter dificuldade pra saber de qual herói você está querendo dizer.
    - Não é uma critica mas sim um pedido, você podia fazer um topico explicando o que é um: Roaming, offlane e outros... (se já existir, Link Pls.)
    GG(good guia)

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