O que todo jogador profissional precisa saber!

Discussão em 'Clãs' iniciada por justiceiro, 28 Agosto 2012.

  1. justiceiro Seu choro não será perdoado

    Membro Desde:
    8 Maio 2012
    Número de Mensagens:
    2,161
    Curtidas Recebidas:
    1,157
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Senhores, já jogo dota a cerca de dois anos, o que pode parecer muito pouco comparado ao que outros aqui já jogam. Comecei a buscar um clã esse ano e já notei que o cenário competitivo tem muito que crescer em termos de profissionalismo. Já existe um tópico falando da situação dos clãs atualmente, mas o tópico em si não apresenta soluções concretas. Existe um tópico falando sobre como se tornar um jogador de dota de competitivo(recomendo a todos), mas queria algo mais voltado pro lado profissional da coisa. Minha proposta com esse tópico é ensinar aos jogadores que um dia pretendem se tornar profissionais algo que não está nos tutoriais. Ensinar como um grupo formado com um objetivo em comum pode realmente dar certo (ou como ele pode falhar miseravelmente). Tenho exercido posições de liderança há quase dez anos, então posso ensinar uma ou duas coisas a respeito disso. Mas primeiro, pense nisso:

    Você realmente quer ser um jogador de nível competitivo?
    Num to querendo cortar o barato de ninguém, mas a verdade é que o número de pessoas que entram no clã hoje e que vão sair amanhã é gigantesco, principalmente no Brasil. Pense bem se é isso mesmo que você quer. Pra alguns dota 2 é só mais um jogo, como counter strike, Tem muito grupos por ai que jogam só por diversão mesmo e que na verdade, tão procurando um grupo de amigos pra jogar junto no pubs da vida, e não um time pra entrar em competições de alto nível. Além disso, fazer parte de um clã ocupa muito tempo, e tem vezes que você não tem ou não quer dedicar o tempo necessário. Eu peço que antes de sair procurando um clã, você leia esse tópico primeiro e veja o que um clã hoje em dia realmente é, e não o que você imagina que ele seja.

    Vamos agora aos pontos principais que qualquer membro de time competitivo precisa entender.
    • Será bem mais difícil do que você imagina:Depois do the international, se alastrou uma ideia geral de que qualquer clã de dota 2 pode chegar a conquistar um milhão de dólares facinho. Meu amigo, muito pelo contrário.Até mesmo no brasil, pra você chegar a participar de um campeonato vai ser difícil! Não que faltem campeonatos, mas a maioria do clãs duram menos de um mês, e até mesmo alguns já consolidados e admirados, tem sua glória perdida em menos de um ano. Além disso, nem no melhor dos times você está livre de enfrentar problemas de ordem pessoal:

      Eles são os melhores do mundo, mas nem a família deles respeita ou mesmo admira o que eles fazem. O que você acha que a sua vai dizer? Você não acha que eles não vão rir (assim como já riram de mim)? Que nem que você seja bem sucedido, eles vão ver você como uma decepção? Se você estiver pretendendo criar um time, a situação quintuplica, pois você vai ter que cuidar da sua e da vida de mais quatro(isso se você achar quatro). Se você quiser algo realmente sério, prepare-se, pois provavelmente vai ser a coisa mais difícil que você já enfrentou na vida.
    • Para um clã acabar, basta existir: Quando eu sai do primeiro clã que participei, resolvi tentar montar o meu, mas antes mesmo de achar o primeiro jogador, fui convidado para outro. O clã já tinha o nome, uma boa ideia e até interessados, mas acabou antes mesmo de começar. O primeiro clã que participei acabou de forma mais sutil. Alguns começaram a num aparecer mais, principalmente o capitão, e daí a tag do clã simplesmente sumiu dos nicks. Pronto, o clã se foi e num se teve mais notícia dele. Isso é muito comum em todas as organizações. 80% das empresas fecham nos primeiros dois anos. Se trocar empresa por clã e ano por semanas, temos o cenário atual do dota 2. Os motivos são vários, mas a falta de comprometimento, de perseverança e de pro-atividade são os mais comuns. Se só um membro do clã tiver isso, ele pode ser o responsável pelo que o clã consiga sobreviver aos mais variados revés que o atinjam
    • As coisas vão mudar: Beleza, você jogava com amigos na lan e jogavam bem. Todos sabiam se relacionar e decidiram montar um clã. Pouca coisa mudou realmente, já que todo mundo já se conhecia e sempre foi divertido. Mas, um amigo seu arranjou emprego, e teve que sair do clã, pois não tinha mais tempo. Um outro amigo foi convidado por um time melhor e resolveu sair também(era seu melhor jogador). E agora? vocês procuram outros caras, mas num é a mesma coisa, eles fazem jogadas diferentes, num entendem as estratégias que você usam, e só falam besteira. A vontade é de sair disso. Isso não é uma ilustração, acontece o tempo todo com vários clãs. Eu já estive em equipes, que pra mim, foram as melhores equipes que eu já tive. Se pudesse ter aquelas equipes trabalhando comigo de novo, teria. Mas eu não posso. Eles não vão voltar, e se voltassem, não trabalhariam como antes. Isso é uma coisa que temos que aceitar, nosso time sempre vai mudar, e essa mudança vir mais rápido do que você imagina. Nem sempre a mudança vai ser com pessoas saindo do clã, mas sim com pessoas deixando de ser tão úteis quanto eram antes, pois diferente de esportes como futebol, dota é um jogo que sofre mudanças constantes, e os que não se adaptam precisam ser substituídos, mais cedo ou mais tarde, mesmo que sejam seus amigos.
    • Nada se resolve por conta própria: É impressionante que até hoje tenhamos capitães de times que pensam dessa forma tão infantil. Sabe aquela discussão que seu solo teve com seu capitão naquela partida? No momento mais crucial(geralmente quando você tão as vésperas de uma partida importante) aquela discussão vai ser revivenciada. Num fique pensando que só porque ninguém mais tocou no assunto, que o problema foi resolvido, ou só porque um disse que tava de cabeça quente e acabou dizendo besteira que ele também foi solucionado. Existe um estudioso que diz assim: as organizações evoluem em quatro passos:1º As pessoas se unem em torno de um mesmo objetivo sob uma mesma liderança e o grupo se forma;2ºComeçam a aparecer divergências que geram desentendimentos, revelando as diferenças entre os indivíduos;3º As pessoas já se conhecem, entendem que cada um tem um jeito e que não vão mudar facilmente; 4º As pessoas se compreendem e tentam trabalhar consistentemente com o ponto de vista de cada um, chegando ao objetivo. O problema, é que do segundo pro terceiro passo, a maioria das organizações se acabam, ou os indivíduos são substituídos, dai voltamos ao passo um. Então, sempre trabalhe para que os jogadores evoluam com o time e avancem nesses passos, ou então seu clã se acaba no momento mais crítico.
    • Problema do clã é um problema seu: Você entrou no clã semana passada, mas ontem o capitão simplesmente sumiu, não aparece já ha dois dias,e tudo indica que não vai voltar. Você vai ficar ai esperando alguém chamar você quando o capitão voltar? Meu amigo, num fica esperando não, se comunica com os outros membros do clã, tenta entrar em contato com o capitão por outros meios, se nada funcionar fala que você assume o clã(se você for comprometido, é lógico), mas num espera um milagre não. Se alguém deixar de aparecer, procura o cara, se alguém ameaçar sair do clã, comunica o capitão e pensa em formas de resolver isso. Tão sem dinheiro pra pagar ts? Procura alguém que tem um ts pra emprestar por um tempo(tem muito que fazem isso). Mas num fica assistindo as coisas acontecerem, faça parte do clã de verdade, proponha soluçoẽs, pois os problemas aparecem por si mesmos. Lembre-se, num clã tudo é muito frágil, é preciso muito cuidado para que algo dê realmente certo.
    • Não fique mal com ninguém: Você foi entrar no ts do clã(você tá lá já a 4 meses, sendo que vocês ganharam dois campeonatos já), mas seu login num foi aceito. Você tenta falar com o capitão, mas eles te tirou da lista de amigos da steam. Você procura ver o que aconteceu, e tá lá seu clã jogando com alguém no seu lugar... :mad: Isso acontece, mais do que você imagina. Você fica com raiva e resolve espalhar seu ódio por aí. Não faça isso. A reputação é uma coisa subvalorizada, mas muito importante para profissionais de qualquer área. Não to dizendo pra você engolir seco, mas procura ver o que aconteceu certinho, num deixa nada com pontas soltas, você nunca sabe quando vai precisar de alguém de novo, nem que seja só pra te dar uma recomendação. O contrário também vale. Se tiver alguém atrapalhando seu clã, chama o cara pra conversar em particular e tenta resolver tudo da forma mais adulta possível, num deixa ninguém ficar com uma má impressão do seu time não. Isso é uma coisa muito importante se você quiser algo como patrocínio (a base de times profissionais). Eu sei que não é fácil ter esse tipo de conversa, mas se você não aprender isso, você nunca vai chegar a ser um membro respeitado e tratado como referência nessa comunidade.
    • Roupa suja se lava em casa: Definitivamente, não há nada pior que a falta de respeito alheia. Mas, uma imagem suja é ainda pior. Todos os problemas que você tiver com seu clã, resolva com seu clã. Se tiver problemas com algum campeonato, resolva com a organização dele. Tenho acompanhado a comunidade e é alarmante o número de vezes que um clã resolve abertamente falar mal de determinado jogador, ou o contrário. O pior, é que muitas vezes é uma coisa simples, mas que por falta de maturidade de ambas as partes, acaba se transformando em algo muito maior. Nesse fórum, muitas vezes vejo mensagens furiosas de players que tiveram problemas em campeonato, com clãs e etc. Geralmente esses tópicos não resolvem nada, só mostram abertamente que há membros da comunidade não estão prontos para entrar profissionalmente no e-sport. Ah, e não se engane, mais cedo ou mais tarde vai parecer alguém pra lhe causar esse tipo de problema, que vai fazer uma algazarra, e você precisa demonstrar uma classe e paciência divina pra se sair por cima de situações assim(principalmente se você for o capitão). Um provérbio bíblico diz que você não deve falar com o tolo na linguagem dele, pois dai você se torna um tolo igual a ele.
    • Dê o que seu time precisa: Esse é especialmente para os capitães. As vezes, nós imaginamos que nosso clã vai ser uma coisa, mas acaba se tornado outra. É nessa hora que temos que para e pensar o que precisa mudar. Temos as vezes um time que num sai do pub. O treino é em pub, com builds de pub, todo dia pub. O time num para pra assistir outro time, num assiste seus próprios jogos pra ver onde errou, não treina com heros diferentes, num debate pra ver se troca a função de algun jogador(ou troca o jogador). O resultado de um time assim não é outro senão o fracasso. Os líderes principalmente precisa olhar o seu time e ver o que eles podem fazer por ele. Um time de novatos, por exemplo, precisa de um capitão sábio, paciente, perseverante e visionário. Um time com experientes precisa de um capitão versátil, firme, seguro e humilde. Na verdade, um bom líder tem tudo isso e muito mais. Lembre-se: parabenize em público, chame atenção em particular. Por outro lado, temos players que são a ancora do time, suas falas na partida são: "ih, perdemos no pick", "ah, gg já", "bora capitão, fala alguma coisa", "mas tu é muito burro, claro que ia morrer embaixo da torre". As vezes isso nem é verdade, mas quando um player fala isso, ele derrota o time, pois o capitão fica nervoso, os players ficam inseguros, e todo o planejamento para aquele momento vai por agua abaixo. Sempre seja aquilo que seu time precisa. Se seu time tá muito inseguro, diga que o treinamento de vocês preparou para isso. Se falta uma voz de liderança, dê as instruções que você acredita que podem ajudar(mas num passa por cima da voz do capitão, por favor). Se vocês acabaram de perder um campeonato, diga que próxima será diferente, enfim, seja aquele que leva o time para onde você quer que ele siga, não aquele que lamenta pelo que deu errado.
    • Não subestime seu adversário: Não existe sentido em jogar contra alguém que não pode te derrotar. Mesmo sendo muito divertido, é uma grande perda de tempo, pois você não aprende nada, muito menos seu time. Além disso, é uma falta de respeito você chamar alguém pra lutar com você e ridiculariza-los com jogadas que só vão humilha-los. Por outro lado, é importante estudar seu time adversário, procurar saber quais heros eles sempre pickam, e em qual lane eles vão. Além disso, sempre desafie seus players a melhorarem (seu carrier farma 70 creeps em dez minutos? Peça pra ele farmar 80. Consegue levar duas torres em três minutos? Aprenda a levar em 2:30), mesmo que muitas vezes pareça impossível ou que suas tentativas não resultem em nada. Eu sei que isso é muito chato, mas mesmo que você consiga jogar tão bem quanto o Dendi, isso só significa que no dia que você jogar contra ele, um vai anular o outro, e seu papel no jogo será somente ver se seu time é melhor que o dele. Comece por baixo, tentando superar o time que sempre joga contra você, mas não pare até que o único que tenha quebrado seu recorde seja seu próprio time.
    • Sacrifique o que for necessário: Isso é um pouco duro, mas precisa ser dito.Lembre-se: estou falando com um futuro profissional. Entenda: você está em desvantagem. Seus equipamentos são mais caros por causa dos impostos, seu lag é maior, seu esporte aqui não é valorizado, temos fama de sermos descomprometidos e conformados e somo imaturos. Se você ainda deixa alguma coisa interferir, você nunca vai sair do lugar mesmo. Você precisa treinar todo dia, mesmo que isso atrapalhe sua vida pessoal. Você precisa treinar sozinho, sem seu time, pra evoluir individualmente. Você precisa ser humilde, e ouvir os mais experientes. Você pode ser fera nos pubs, mas competitivo é uma coisa totalmente diferente. Você precisa tenta fazer novas jogadas, mesmo que você não goste deste ou daquele hero. Você tem que engolir sapo de alguém durante a partida, pra não distrair os seus companheiros com alguma discussão infantil. Você precisa aprender a manter a calma e o animo após perder uma partida, seja a final do campeonato, seja contra randons. Você precisa parecer confiante, mesmo que esteja inseguro. Você, capitão, precisa parar e ouvir alguma reclamação, mesmo que seja do seu pior jogador. Você precisa até mesmo as vezes para de jogar e se planejar, se preparar para um campeonato, um novo recrutamento, uma troca na liderança, uma troca de clã. Você precisa dedicar o tempo que for necessário, mesmo que tenha que abrir mão de um outro compromisso. Você que ser profissional, então aprenda a se sacrificar, seja seu orgulho, seja sua experiência, seja seu jeito de ser, seja até mesmo algum outro sonho que você tenha. Se você não sacrificar nada, você nunca vai receber nada(seja no dota, ou em qualquer outra coisa na vida).
    • Acredite no seu time: Isso é o mais importante. Quando o capitão desiste, quando os membros desiste, o clã acaba. Quando a decepção é grande demais, quando a falha é gigantesca, nossa vontade sempre é jogar tudo pro alto. Estava vendo as jogadas dos profissionais hoje, e realmente é difícil acreditar que aquele seu companheiro que num acerta nem stun do tide vai conseguir um dia competir com aqueles caras, mas qual seu objetivo então? Ficar jogando de forma medíocre até cansar desse jogo? Ficar trocando de jogadores até achar um que seja perfeito pro seu time perfeito? Ficar pulando de clã em clã até achar algum que todos saibam jogar bem e te idolatrem? Sabe, é normal desanimar de vez em quando. Todo mundo desanima de vez em quando, mas você num precisa jogar tudo pro alto. Se você renovar sua vontade a cada dia, se realmente acreditar que é isso que você nasceu pra fazer, que você é o único que pode fazer isso dar certo, então vá e convença os outros disso também. Não vai ser fácil, não vai ser simples, não vai ser rápido e nem como você imagina que será. Pode dar certo, assim como pode dar errado. Se der errado, vai causar muita dor e arrependimento, principalmente pra você, mas não vai ser o fim do mundo, sempre é possível recomeçar vida com novos sonhos e objetivos. Mas, e se der certo? Se, contra todas as possibilidades, você que saiu ninguém sabe da onde conseguir estabelecer um time sério e influente?
    Eu acredito veementemente que há alguém aqui que pode sim ser o que o brasil precisa pra se tornar de vez um marco na história do e-sports do mundo, mas ele precisa apreender o que eu falei ai em cima. Muito ainda precisa ser aprendido, e algumas coisa só a experiência ensina. Mas essa é nossa maior capacidade: aprender. Não tem ninguém incapaz de aprender. A única forma de se tonar incapaz de aprender é desistindo. Eu sei que para alguns é melhor dedicar tempo em outras coisas, mas por que não tentar? Por que não ir contra o medo de falhar? A maioria das pessoas tem medo de se arriscar por causa de um possível fracasso, mas quase ninguém tem medo de desistir de um possível sucesso. É impossível saber o que vai acontecer ao certo, mas esse vídeo mostra pelo menos uma coisa que pode acontecer até mesmo com você:



    Desejo todos os leitores muito sucesso na decisão que tomarem. Espero que todos possam ter tido pelo menos um momento pra parar e pensar no que está querendo e se está no caminho certo (e só você pode descobrir isso). Se ajudei, pense em alguma forma de ajudar outras pessoas ao seu alcance e ajude também.

    Ah, e uma última dica: nossa vida nunca para de mudar, então só por que hoje você não se veja em condições de se tornar um jogador profissional(ou quem sabe veja) não que dizer isso ainda vai ser verdade amanhã, ou daqui a um mês, ou daqui a um ano. Então, tente ler esse tópico de vez em quando pra que você possa refletir um pouco.
  2. sangnozoiu Iniciante

    Membro Desde:
    26 Setembro 2011
    Número de Mensagens:
    211
    Curtidas Recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    18
    Muito bem parabens ficou perfeito
    sades curte isto.
  3. hadoso Iniciante

    Membro Desde:
    9 Janeiro 2012
    Número de Mensagens:
    279
    Curtidas Recebidas:
    14
    Pontos de Troféu:
    18
    Steam ID:
    hadese
    Muito bom mesmo, cara!
    rraptor7 curte isto.
  4. xandenove Iniciante

    Membro Desde:
    25 Julho 2012
    Número de Mensagens:
    65
    Curtidas Recebidas:
    5
    Pontos de Troféu:
    8
    Perfeito! Acredito que muita gente deveria ler isso, só engrandece.
    gqalcantara curte isto.
  5. ikerberos Iniciante

    Membro Desde:
    8 Outubro 2011
    Número de Mensagens:
    17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    1
    Steam ID:
    ikerberos
    Fenomenal! Muito do que você escreveu nesse post, vale não apenas pra quem quer se tornar profissional, mas pra todo aquele que joga games multiplayer.

    Parabéns!
  6. gotia Membro Jr.

    Membro Desde:
    11 Novembro 2011
    Número de Mensagens:
    1,751
    Curtidas Recebidas:
    411
    Pontos de Troféu:
    83
    Steam ID:
    goTia
    muito bom o seu texto ;D parabens
  7. lbarros Iniciante

    Membro Desde:
    6 Agosto 2012
    Número de Mensagens:
    82
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    6
    Cara, parabéns, muito bom o texto.
  8. justiceiro Seu choro não será perdoado

    Membro Desde:
    8 Maio 2012
    Número de Mensagens:
    2,161
    Curtidas Recebidas:
    1,157
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Poxa, galera, valeu mesmo. Num esperava uma recepção tão positiva, até por que os ultimos parágrafo eu escrevi morrendo de sono, hehehehe. Tinha mais coisa que eu gostaria de falar, mas o texto já táva grande demais. Vou revisa-lo em breve, para que fique mais claro, direto e sucinto. De toda forma, críticas são bem vindas também.
    psycopataa curte isto.
  9. panch0 Iniciante

    Membro Desde:
    2 Maio 2012
    Número de Mensagens:
    689
    Curtidas Recebidas:
    241
    Pontos de Troféu:
    43
    Steam ID:
    panch011
    Excelente! Parabéns!

    Você faz/fez ADM?

    Vamos montar um clan :)
  10. justiceiro Seu choro não será perdoado

    Membro Desde:
    8 Maio 2012
    Número de Mensagens:
    2,161
    Curtidas Recebidas:
    1,157
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Nops. Mas como já fiz parte da diretoria de uma empresa...

    Na verdade, atualmente eu sou manager do clã Sem Limites. Não é como se eu não enfrentasse os mesmo problemas que eu descrevi aqui, mas sim que no final das contas, sempre tem solução. São soluções dolorosas, trabalhosas e incertas, mas se não forem aplicadas, chega uma hora que num tem mais solução.
    rraptor7 curte isto.
  11. felipepinho Iniciante

    Membro Desde:
    23 Setembro 2011
    Número de Mensagens:
    269
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    16
    Steam ID:
    felipepinho
    Justiceiro, teria como você me adicionar na steam pra trocar uma ideia? http://steamcommunity.com/id/felipepinh/

    @Topic: Muito bom o texto, vale a pena ser fixado sim, vou pedir pro Clash e outros moderas verificarem.
  12. jackera Iniciante

    Membro Desde:
    17 Maio 2012
    Número de Mensagens:
    77
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    6
    Algum moderador por favor da um Pin nesse tópico, fixa ele por favor.
    Achei o texto excelente, ainda mais para mim que quero começar a competir.
  13. tiba Iniciante

    Membro Desde:
    14 Setembro 2011
    Número de Mensagens:
    115
    Curtidas Recebidas:
    15
    Pontos de Troféu:
    18
    Steam ID:
    tibaland
    Muito interessante, gostei muito.
    Li tudo e já presenciei algumas coisas citadas.
  14. di3go Iniciante

    Membro Desde:
    2 Julho 2012
    Número de Mensagens:
    344
    Curtidas Recebidas:
    27
    Pontos de Troféu:
    28
    Perfeito justiceiro, ótimo texto realmente! Eu já fui jogador de Counter Strike e Dota, porém, já fui também um administrador de time e de organizações e conheço bem o outro lado da moeda, que é extremamente relevante.

    Muito do que você disse se refere ao qual deve ser o comportamento de um jogador perante ao time, e é verdade, o time é uma família, são problemas realmente multiplicados por cinco, é mais do que um relacionamento amoroso por exemplo.

    A questão é: um clã não deve ser administrado por um jogador, começando por aí, esse jogador nem profissional é. Ele precisa no mínimo ser contratado por uma organização, mesmo que não receba salário, ele sempre vai ter um apoio, por essa organização buscará parceiros e patrocinadores.

    Pro cenário do esporte eletrônico no Brasil evoluir, é necessário que pessoas comecem a pensar em administrar organizações. Os times devem ter seu nome, não o nome dos seus jogadores. Estamos atrasados, mas sempre tivemos exemplos de que quem é realmente uma organização é quem está no topo. Foi assim com grandes times de Counter Strike, e é assim até hoje, e muito nem recebem salário, são apoiados a competir e pronto. E é assim que ocorre no League of Legends hoje em dia por exemplo (não jogo, mas acompanho)... os times em destaque são os que tem uma organização por trás, e por mais que saia um ou dois jogadores, elas acabam se renovando e se mantendo onde merecem estar. Enquanto os "clãs" administrado por seus próprios jogadores estão mudando de semana em semana.

    Poderia ir muito mais longe pra mostrar tudo que penso, mas agora não posso, e sei que terei oportunidade de mostrar coisas boas a vocês.

    Mas fica uma dica: Comecem a observar o cenário competitivo na Europa, notem o que ocorre por lá. Será que não está na hora de seguir essa tendência?

    Boa sorte galera com seus times e nunca desistam :D
  15. dracula Iniciante

    Membro Desde:
    30 Dezembro 2011
    Número de Mensagens:
    173
    Curtidas Recebidas:
    19
    Pontos de Troféu:
    18
    Steam ID:
    CrossbT
    meus parabens!ótima iniciativa,otimas dicas,enfim ta tudo perfeito.
    se 50% dos jogadores de dota brasileiros pensassem como você nós com certeza seriamos uma potencia no cénario mundial!
    Eu mesmo tentei entrar em varios clans e até tentei montar alguns com colegas interessados,mas é dificil achar pessoas realmente dedicadas e com potencial pra ser jogador profissional.
    depois dessa ganhou meu respeito e o + na reputação!
  16. alissonze Iniciante

    Membro Desde:
    25 Setembro 2011
    Número de Mensagens:
    48
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Eu queria que mais gente lesse esse texto. Tá muito bom, parabéns.
  17. atasheep Iniciante

    Membro Desde:
    26 Agosto 2012
    Número de Mensagens:
    27
    Curtidas Recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    atasheep
    Eu ia tirar uns minutos pra escrever uma boa resposta e te dar os parabéns por esse post. Incrível. De verdade!
    Até me arrepia.
    Queria eu ter tido um capitão que nem você. Imagino que eu teria evoluído bem mais como jogadora.
    Você ainda tem esses objetivos com o Dota? Eu digo, liderar uma equipe rumo ao profissional?
    Eu adoraria acompanhar vocês, assistindo jogos e tal...
  18. awake Iniciante

    Membro Desde:
    16 Junho 2012
    Número de Mensagens:
    42
    Curtidas Recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    8
    se mais gente pensasse assim como vc escreveu, o Brasil teria bons times e não teria a fama ruim que tem.
  19. xfire Iniciante

    Membro Desde:
    20 Julho 2012
    Número de Mensagens:
    3
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    1
    Steam ID:
    livefire210
    Muito bom esses conselhos..
  20. neco_o Iniciante

    Membro Desde:
    2 Março 2012
    Número de Mensagens:
    318
    Curtidas Recebidas:
    21
    Pontos de Troféu:
    18
    Steam ID:
    necoo_
    Admiro sua paciência, ficou r0x.
    Abrass

Partilhar esta Página