Promoções de Jogos

Discussão em 'Outros jogos' iniciada por justiceiro, 25 Setembro 2016.

1. justiceiro

justiceiro Seu choro não será perdoado

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,157
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Senhores, ja a tempos queria fazer um tópico desses, mas faltava uma sala onde ele pudesse ter a devida atenção.
    Em uma época que jogos de 250 reais são "norma", procurar alternativas viáveis a quem não tem emprego/não quer depende do dinheiro da mamãe é uma necessidade. Vejam bem, eu sou da época em que minha mesada de 20 reais era usada pra comprar uma revista com games por mês. Graças a gloriosa fullgames, em acostumei com a idéia de jogos completos vendidos por R$10,99(Sdds Fullgames crying) . Era até ultrajante imaginar que games completos pudessem custar mais. Durante a era ps2 eu dei uma parada em videogames, mas depois voltei e quis mais. Piratiei bastante, mas mmo free-to-play e com componente online me fizeram repensar os jogos que adquiria. Foi aí que descobria gloriosa steam, que na época num era tudo isso, mas me apresentou ao maravilhoso mundo dos bundles.

• O que são bundles?
    Bundle nada mais são que o nosso "leve 3, pague 2", só que com jogos. Pra quem quer entra de cabeça em uma série, como tombraider, assasssins creed esses bundle são as melhores opções, pois trazem todos os jogos da franquia numa lapada só. Esses bundles muitas vezes saem bem baratos, comprei 7 jogos da série tombraider por 15 reais(joguei nenhum ainda, hue).

Vou agora citar os principais meios de se consegui bundles que eu uso e confio:
    Na própria steam, existem vários bundles, que eles chama de "pacotes". Geralmente na metade da semana (quarta em diante) ele botam uma franquia em promoção, geralmente com 80%~90% de desconto. Como a steam aceita boleto, até quem não tem cartão de crédito pode comprar, tento um dia pra comprar, mesmo que a promoção acabe.
    O mais popular do mundo, humble bundle tem um sistema pague o quanto quiser por um certo número de games. Apesar do grande número de indies, pelo menos uma vez por ano ubisoft e EA colocam os jogos dela lá. Geralmente o pacote muda a cada 2 semanas, confira lá pra saber o que está sendo oferecido agora. O grande obstáculo é a necessidade de um cartão internacional pra comprar os games lá, além disso, os preços são em dolar e incide o iof de 1,...% sobre a compra, além das variações cambiais que podem o valor pago mudar sensivelmente. Ainda assim, mesmo pagando 1 dólar você sempre consegue alguns jogos. Só tomem cuidado porque as vezes tem jogos pra android, consoles, etc. Além disso, nem todos os jogos usam a steam.
    Outro serviço de venda de games, centrado só em bundles. Apesar de não ser tão barato quanto o humble, o número de opções é maior. Além disso, os bundles ficam mais caros, mas eles nunca são eliminados, ao passo que na humble, depois de duas semanas os preços voltam a ficar 100% do que ja estava.

Dos desenvolvedores de The wicther, GOG é um serviço de vendas de games antigos, e até alguns novos. Como muitas das Publicadoras desses games ja nem existe, os preços muitas vezes caem bastante pra uma certa franquia. Existem muitos bundles com séries completas, mas o preço não é tão bom como alguns gostariam, mas pra alguns jogos que não estão na steam, é uma boa escolha. Além disso, na virada do inverno e do verão, eles fazem diversas promoções envolvendo bundles também. Além disso, ela ja está oficialmente no brasil, o que significa preços em reais e sem necessidade de cartão de crédito internacional, aceitando até boleto.

Existem outros serviços, mas esses outros eu nunca usei ou não recomendo muito pra quem quer saber de bundles, como a nuuvem por exemplo. Eu falo deles depois. agora vamos para a parte boa: jogos originais de graça!

Várias publicadoras oferecem jogos gratuitos por tempo limitado(geralmente chamado de giveway). As razões divergem, como tenta aumentar o número de jogadores em um jogo online ou tentar promover a sequência de uma franquia que está para sair. A maioria deles pede pra você votar em uma enquete ou pelo menos curtir e compatilahr algo no facebook. Todo mês eu pego algum game de graça de um jeito ou de outro, inscrevam-se nesse tópico e vão postando se souberem de algum. De toda a forma, eis os meios mais comuns de conseguir games de graça de forma oficial:
    • Steam:
    Sim, a própria steam faz várias promoções desse tipo, geralmente funciona assim: eles te dão 2/3 dias pra baixar uma game. Tendo baixado o tal game, ele é seu pra sempre! Foi assim que eu peguei left 4 dead 2(joguin ruin). Nesse tipo de promoção, tem que ficar ligado. pois são bem raras e duram poucos dias.
    Esse site é da revista PC gamer(4Head ). Eu curti a página do facebook dele só pra saber dos giveway. Disparado é o que mais faz distribuição, mas geralmente são jogos simples, e a promoção dura poucas horas, mas de vez em quando dão acesso a um beta fechado de algum game. Eles geralmente pedem pra você compartilhar algo no facebook.
    Basicamente é a steam da EA. Todo mês eles dão um jogo de graça pros usuários (aqui no brasil o sistema é chamada de "por conta da casa"), naquele esquema da steam: baixou, é seu pra sempre. Eles distribuem vários games por lá e até alguns de alto calibre, como dragon age, need for speed, bf3. O único porém é ter que baixar a origin além do steam, se bem que o objetivo de oferecer o jogo é justamente esse: te fazer usar a origin.
    Mesmo esquema da origin, é a steam da ubisoft. Nesse ano, ele estão distribuindo games em comemoração aos 30 anos da empresa. até agora ja saiu rayman, splinter cell, prince of persia,e até the crew, game de 2014.
    • Good Old Gaming:
    Não é tão comun, mas algumas vezes a GoG oferece alguns games de graça também, geralmente durante as promoções de virada do verão e inverno, eles pedem pra você visitar os ite todo dia e no final te dão um game.
    • Bundle stars e humble bundle:
    Não é tão comum, mas as vezes 1 game sai de graça nesses sites. Quando vem, eu recebo por e-mail um alerta, geralmente pedindo pra eu inscrever meu e-mailEleGiggle.

Novamente, esses são os que eu usei e recomendo. Outra opção que vem se popularizando é a de, na tentativa de transformar games de produto para um serviço, serviços de assinatura são oferecidos, onde cada mês um ou mais jogos são oferecidos pros assinantes. Esses eu nunca usei, mas ouvi coisas boas o suficiente pra recomendar.
    Por cerca de 40/60 dólares anuais, a EA oferece vários jogos como fifa, madden, etc e ainda oferece acesso antecipado a games que nem saíram. Além disso, alguns games bem recentes recebem descontos significativos para quem é assinante. Lembrando que a EA aceita pagamento em reais.
    Do humble bundle, vem esse serviço que oferece um bundle todo mês por cerca de 12 dólares. O diferencial é que eles financiam alguns games exclusivamente pra esse bundle(games pequenos).

Sim, senhores, apesar de tudo, o brasil também tem lojas com promoções. Eu nunca usei, mas acho que cabe aqui mencionar, visto que algumas chegam até mesmo a serem usadas fora do brasil por causa da vantagem da taxa cambial.

De longe, a mais popular. Aceita valores em reais e faz promoções de vários títulos, até alguns lançamentos. Tem jogos de várias publicadoras e suas promoções não ficam devendo em nada a outras grandes lojas até aqui citadas
    Uma loja de jogos indies brasileiros. Apesar da pequena variedade, os valores são módicos e inclui games gratuitos.

Finalmente, queria mencionar outras empresas que também vendem jogos em lojas próprias, com um diferencial ou outro.
    Uma loja parecida com a nuuvem, só que européia, com os valores em euro. Ela promete uma "gameficação" da sua compra, onde quanto mais "tarefas" você fizer, mais você upa o seu personagem, podendo trocar por recompensas, incluindo jogos.
    Sim, você não leu errado: a sony oferece um jeito oficial de você jogar jogos playstation no seu computador. Existem, claro, limitações. São alguns jogos de ps3 e é necessário pagar uma taxa. Além disso, você num baixa o jogo, você joga remotamente, o que torna uma conexão boa e estável pra jogar. Além disso, só está oficialmente nos eua, o que significa muito lag. custa 12 dólares e alguma coisa.
    • Windows Store
    Quem tem do windows 8 em diante ja tem acesso a loja da microsoft instalada em seu computador. Apesar da qualidade ser bem duvidosa, existem games interessante lá, até mesmo de graça, como forza, killer instict, project spark.
    Na proposta de ser um netflix dos games, essa plataforma cobra um valor fixo para ter acesso aos games da biblioteca deles. Diferente do falecido onlive, o jogo é baixado no seu computador sim, possibilitando um gameplay fluido nas máximas configurações que seu computador aguentar. Contudo, a biblioteca ainda é bem limitada e o serviço é beta, então é melhor não pular de cabeça.

FAQ/Orientações gerais
    • Quando temos mais promoções?
    Em geral, no início de uma nova estação todas as lojas fazem diversas promoções, em uma grande variedade de títulos. No final do ano e no começo das férias de julho isso ganha muito destaque e muitos títulos entram em promoção ao mesmo tempo.
    • Então as melhores promoções acontecem nesse período?
    Não. Esses períodos só são vantajosos pela quantidade de jogos em promoção, não pela qualidade. Geralmente é mais vantagem esperar por esse período caso você queira um desconto em algum game mais recente
    • Como conseguir o menor preço possível em um game?
    Se eu soubesse, investiria na bolsa e ganhava milhões. EleGiggle A verdade é que não tem como saber quando é o menor preço pra se comprar qualquer coisa, isso é o mercado. Por isso, quando ver alguma coisa em promoção, avalie se vale a pena mesmo, se você quer mesmo jogar, assim mesmo que caia o preço ainda mais, você num vai se sentir prejudicado.

Por outro lado, existem algumas coisas que contribuem para promoções realmente significativas acontecerem em um determinado jogo. O primeiro fator é o tempo: quanto mais velho o game, maior será a promoção que ele receberá. Geralmente as promoções de 75, 85% só ocorrem após 1~2 anos do lançamento, então seja paciente. Outro ponto é qualidade. Um game muito criticado, que vendeu pouco, recebe promoções maiores mais rapidamente também. Outro fator determinante é a publicadora. A ubisoft, a capcom e a EA são campeões em derrubar os preços, e rápido, principalmente os que vendem mal, outras publicadoras são bem seletivas quanto as promoções que fazem, como a bethesda e a 2k. Franquias que historicamente não tem quedas significativas de preço até o próximo título da franquia sair são Call of Duty e GTA.
    • Comprei o jogo, como eu baixo?
    Antes de eu explicar isso, eu tenho que explicar outras duas coisas
    • O que é drm e drm-free?
    Drm é, em termos gerais, uma forma de permitir que você baixe seu jogo no seu computador, mas que não possa fazer cópias e distribuir pra quem quiser. Isso geralmente envolve programas como steam, origin, pode envolver conexão com internet, enfim. Algumas lojas acham que tudo isso prejudica o consumidor e oferece o download do jogo completo pra você copiar e instalar onde quiser. Jogos assim são chamados drm-free.
    • O que é key?
    Key é um código que te da direito a obter um ou mais jogos em alguma loja específica, como a steam por exemplo. Ele só pode ser usado uma vez, e da feita que alguém usa, o jogo passa a ser daquela pessoa.
    • ....ok. De novo, comprei o jogo, como eu baixo?
    Depende da loja. A EA só vende seus jogos na origin, então precisa ter o origin instalado. A Microsoft vende e instala seu jogos diretamente pela windows store. Algumas lojas oferecem versões drm-free, como a gog, outras exigem a steam, como a nuuvem. Geralmente a loja bota um ícone mostrando onde você vai receber o game. Geralmente elas te dão uma key que você precisa ativar pra receber os games. A maioria dos bundles funciona assim. Caso seja uma key da steam, você abre a steam, clica em "jogos", "ativar um código de produto", segue as instruções e voilá!
    • Como me manter informado sobre Promoções em determinado jogo?
    Como são muitas lojas, é difícil dizer com certeza, mas uma alternativa é colocar um game na lista de desejos da steam. Outra é acompanhar o facebook/twitter do desenvolvedor/ publicadora e torcer.
    Outra opção é seguir este tópico(basta ir em acompanhar tópico), e sempre avisar aqui quando ver uma promoção.
    • Que tipo de promoção será postada aqui?
    Eu pretendo avisar tudo que for relacionado a games, mesmo que seja de consoles ou quem sabe de celular. Até mesmo se for sobre desenvolvimento de games eu acho que se encaixa. DLC's em promoção também são bem vindos, e mesmo lojas fisícas, mas deve ser algo acessível do brasil. Promoções de itens de dota 2 devem se limitar a seção de vendas e trocas do site.

• Práticas ilícitas
    "DansGame Seu hipócrita, falou que pirateava agora quer dar uma certinho, moleque safadoDansGame "
    Não gênio, eu não vou falar aqui de pirataria. Esse assunto já foi muito discutido e eu particularmente acredito que vai da consciência de cada um. Sobre o que eu quero falar é sobre empresas que sobrevivem de práticas ilicítas, enganado os consumidores e fornecedores. Também, gostaria de falar sobre práticas que são proibidas neste fórum e portanto não podem ser anunciadas aqui.

A mais óbvia são os link referal. Basicamente, algumas lojas prometem te dar um jogo lançado mês passado se você conseguir que algumas cliquem em links seus e comprem alguma coisa por indicação sua. Isso claramente é spam, é só serve pra encher o saco, além de ser um baita incomodo.

Também queria falar sobre a green man gaming e a famigerada G2A, que é patrocinadora de alguns times de dota e até mesmo campeonatos. Basicamente, esse sites permitem a venda de keys roubadas. Funciona assim: alguem tem o cartão de crédito roubado. Esse cartão é usado para compra de centenas de keys de algum jogo. Essas keys são então revendidas em sites como green man gaming e G2A. As chaves são ativadas, e os consumidores acham que fizeram tudo nos conformes. Só que, o cara roubado ativa o seguro, e ao ativar o seguro, as compras são canceladas, e os desenvolvedores não recebem um tostão furado, é não tem como os desenvolvedores saber quais chaves foram roubadas e quais foram legitimas, então eles são obrigado a engolir o prejuízo. Ou seja, o revendedor tapeou dois, você e o desenvolvedor.

A G2A usa a mesma defesa do mercado livre: não temos como saber quem é legítimo quem num é, isso é com os consumidores, etc, etc, etc. Mas pode ter certeza que ambos esses sites não lamentam nada a grana que recebem por cada transição feita. Alguns artigos explicando melhor os esquemas malandros que envolvem tais sites:
    http://kotaku.com/g2a-scammer-explains-how-he-profited-off-stolen-indie-g-1784540664 <-- esse representou "bem" o brasil
    http://www.escapistmagazine.com/news/view/140719-Witcher-3-Fraudulent-Codes-Green-Man-Gaming

Enfim Pessoal, vamos lá! Ta na hora de torrar a grana que eu não tenho com games que eu nunca vou jogar, go go go go:
  2. rraptor7

rraptor7 Redator

Registado em:
    28 Setembro 2011
    Curtidas Recebidas:
    515
    Pontos de Troféu:
    93
  3. justiceiro

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,157
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Flah_Los curte isto.
  4. justiceiro

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,157
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Gog ta fazendo mais uma promoção de tempo limitado. Tem jogo de graça e você ganha alguns bonus se fizer umas tarefas. Esses bonus podem ser trocados por jogos também.
    Aqui.
    Flah_Los curte isto.
  5. justiceiro

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,157
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Flah_Los curte isto.
  6. Flah_Los

Flah_Los Colaborador

Registado em:
    21 Novembro 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,223
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    flah_los

Esse eu peguei mais cedo, esqueci desse tópico aqui, se não eu teria avisado, sorry.
  7. thelsales

thelsales Colaborador

Registado em:
    20 Agosto 2012
    Curtidas Recebidas:
    620
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    thelsales

É o que?
  8. marciomrb

marciomrb Iniciante

Registado em:
    27 Setembro 2013
    Curtidas Recebidas:
    183
    Pontos de Troféu:
    43
    Steam ID:
    marciomrb
  9. justiceiro

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,157
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    MAis um jogo de ficar matando zumbi, que original. Ainda por cima com uma fov de console e um uma resposta horrível.

Anyway, a Ubisoft tpa oferecendo assasisn creed 3 de graça hoje, em comemoração aos 30 anos de existencia. Ainda nesse mês, eles vão liberar mais jogos. Pra pegar é aqui.

A lista completa do que vai ser liberado a cada dia(via neogaf):
    Só avisando que o site ta sobrecarregado, então, tem que ficar atualizando até funcionar.

A humble bundle também ta fazendo uma promoção de +30 jogos por 30$, onde tudo será doado pra caridade. Tem jogos de qualidade como runner e guilty gear, então não um preço tão absurdo assim.
  10. justiceiro

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,157
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Pra quem perdeu os jgoso da ubisoft até agora, eles tão oferecendo o pacotão de graça, só nesse fim de semana:
    https://club.ubisoft.com/en-US/ubi30
    Lembrando que amanhã é o dia pra pegar rayman legends.
    Flah_Los curte isto.
  11. thelsales

thelsales Colaborador

Registado em:
    20 Agosto 2012
    Curtidas Recebidas:
    620
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    thelsales
    Passando pra avisar que começaram as promoções de natal da Steam. Assassin's Creed Unity tá saindo por 40 conto, acho que vou comprar, dizem que já corrigiram todos os bugs.
    justiceiro curte isto.
  12. justiceiro

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,157
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Flah_Los curte isto.
  13. justiceiro

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,157
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
  14. justiceiro

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,157
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
  15. justiceiro

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,157
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
  16. justiceiro

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,157
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro
    Alan wake 90% de desconto. Corram pra pegar porque o game vai desaparecer da loja depois de hoje(devido problemas com licensa com as músicas)
  17. justiceiro

Registado em:
    8 Maio 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,157
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    justiceiro

Partilhar esta Página