Sobre Skill Bracket e Matchmaking

Discussão em 'Tutoriais Diversos' iniciada por -oliruM-, 13 Agosto 2015.

1. -oliruM-

-oliruM- Moderador

Registado em:
    11 Dezembro 2014
    Curtidas Recebidas:
    702
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo
    Bom dia galera.
    Resolvi criar este tópico , para tentar explicar de uma maneira simples , principalmente para iniciantes sobre um assunto meio chato porém muito instrutivo para quem quer melhorar no DOTA. Vou tentar resumir o que aprendi em uma linguagem relativamente mais simples , e espero com isso ajudar muitos amigos e muita gente que assim como eu tinha/tem dúvidas sobre o assunto. Quem também sentir a vontade de acrescentar alguma informação, esta será sempre bem-vinda.

A pouco tempo atrás vi um post aqui do fórum muito bom falando sobre o matchmaking:
    http://www.dota2.com.br/threads/entendendo-o-matchmaking-e-a-ranked.24870/

Em seguida pesquisei em outros lugares para procurar entender um pouco mais sobre o assunto, e me veio a ídeia de também pesquisar o que "significava" as skills brackets que apareciam no dotabuff ou dotamax , e como isso indicava o seu desempenho.
    Alguns dos lugares que pesquisei:
    http://dev.dota2.com/showthread.php?t=129665
    http://www.dota2.com.br/threads/mmr-e-skill-bracket.28383/
    E muitos outros .
    Vamos lá !
    Mais uma boa fonte de pesquisa!
    http://www.dotainternational.com/how-dota-2-mmr-works/

COMO FUNCIONA O MATCHMAKING ( O SISTEMA QUE PROCURAR PARTIDA NO DOTA 2)
    1 . TODOS TEMOS UMA PONTUAÇÃO OCULTA EM NOSSO PERFIL ( OU SEJA OUTRA ALÉM DO MMR )
    Segundo o que obtive através de pesquisa todos nós temos uma pontuação oculta , que é calculada dos nossos últimos jogos .
    Fatores que não entram na conta, portanto não são levados em consideração na hora de buscar partida:
    → LEVEL
    → Quantidade de partidas
    → Tempo de jogo
    → Itens
    → Compendium
    Fatores que entram na conta, portanto influenciam na sua pontuação geral.
    → KDA
    → Last Hits / Denies
    → Tempo de duração das partidas
    → Dano em torre
    → Dano/ Cura / Buff em Heróis
    → Quantas ações você faz por minuto ( até clicar no chão ) .
    → Courrier / Ward Colocadas
    → Stacks que você faz ( sugestão do colega Major sparta )
    A forma como o calculo é realmente feito é secreto, porém com esses dados já podemos ter uma base do que o sistema avalia e o que ele não avalia, bem como, entender que podemos ter pontuações altas independentemente da posição que nós jogamos.
    2 . COMO O SISTEMA PROCURA OUTROS JOGADORES
    Após o sistema calcular e saber da sua pontuação, ele tenta equilibrar as partidas procurando jogadores com a mesma pontuação que você ou algo próximo disso. Quanto mais pessoas do seu nível estiverem procurando partidas naquele momento , mais chances de encontrar uma partida equilibrada você vai ter, quanto menos pessoas do seu nível estiverem procurando uma partida , você terá mais chances de jogar com pessoas acima do seu nível ou abaixo do seu nível.
    Vamos exemplificar. Imaginem um jogador cuja pontuação gerada é de 3500 .
    Loopy 1 ( Quem o sistema vai procurar primeiro) - O sistema vai procurar na rede, quem tem uma pontuação muito próxima a 3500 como por exemplo 3550 , 3450 . Caso haja 9 jogadores na fila de espera com essa pontuação a partida já é criada. Essa seria a partida ideal , porém nem sempre temos jogadores da mesma pontuação online procurando partidas ao mesmo tempo. Portanto , caso não tenhamos os 9 jogadores o sistema aumenta o raio de busca da pontuação, se não, achar uma partida poderia demorar muito tempo, então vamos ao loopy 2.
    Loopy 2 ( Quem o sistema vai procurar em segundo lugar) - Jogadores com pontuações diferentes, porém próximas . No caso de 3500 , um jogador de 3728 ou um de 3250 . Repare que variou mais do que o anterior , porém ainda está próximo do 3500. Caso, mesmo assim, o sistema não ache 9 jogadores . O sistema vai aumentar mais ainda o raio da busca de pontuação. Indo para um novo loopy.
    Loopy 3 ( O sistema vai procurar em terceiro lugar ) - Jogadores com pontuações muito diferentes da sua, ou muito acima ou muito abaixo . No caso de 3500 , algum jogador de 4220 ou um jogador de 2815. E assim em diante.
    O sistema continua dando "infinitos" loopys até achar os 9 jogadores.
    3. O SISTEMA VAI SEMPRE PROCURAR EQUILIBRAR OS TIMES
    O sistema vai procurar equilibrar os times de uma maneira que a média ou a soma da pontuação dos dois times seja igual ou a mais próxima possível . Segue um exemplo , nosso colega de 3500 achou mais 9 jogadores com pontuações diferentes : 3700, 5200, 3400, 3900, 4000, 4100, 4000, 4000 e outro de 3500. Nesse caso o sistema arrumou os times de modo que a soma ou a média da pontuação fosse a mais próxima possível e os times ficaram assim:
    Time A: ( TOTAL DE PONTOS 19500)
    3700
    5200
    4000
    3900
    3500
    Time B (TOTAL DE PONTOS 19500)
    4000
    4100
    4000
    4000
    3500
    É mais ou menos dessa forma que o sistema escolhe os seus aliados, e fica claro essa distribuição quando você joga partidas de MMR , onde podemos ver a média de MMR da partida e quem tem o maior MMR dos dois times, quanto mais MMR tem um jogador em relação a média da partida , menor será o MMR dos companheiros do seu time.
    Obs: O Dota não leva em conta que no caso do time A, o jogador com 3500 pode vir a feedar tanto que o de 5200 não conseguirá carregar contra 4 jogadores medianos, isso acontece muito mais quando se está em Party devido a enorme diferença de pontuação dos jogadores.

TEM COMO SABER QUAL A MINHA PONTUAÇÃO ?
    No caso do MMR ela é visível , porém a pontuação usada nos pubões não pode ser visualizada, mas podemos ter uma ideia de quantos pontos temos pela skill bracket que jogamos.

O QUE SÃO SKILL BRACKETS ?
    São como categorias, que sites como dotabuff.com ou dotamax.com classificam o nível de habilidade das partidas. Para poder saber em que categoria jogamos precisamos habilitar a opção de expor dado de partidas a terceiros nas opções do DOTA 2 , e em seguida , abrir algum desses sites e pedir para o site procurar esses dados para você.

QUAIS SÃO AS SKILL BRACKETS?
    Atualmente temos 3 . HABILIDADE NORMAL , ALTA e MUITO ALTA.
    HABILIDADE NORMAL - Caso a média da pontuação dos jogadores seja no MMR ou em pub não ultrapasse mais ou menos 3200 pontos. Essa partida será contada como BRACKET de HABILIDADE NORMAL .
    HABILIDADE ALTA - Caso a média da pontuação dos jogadores alcance uma pontuação entre 3201 e 3699, a partida será contada como BRACKET de HABILIDADE ALTA.
    HABILIDADE MUITO ALTA - Caso a média da pontuação dos jogadores ultrapasse 3700 a partida será contada como BRACKET de HABILIDADE MUITO ALTA.
    Ou seja , quando você joga seus pubs sozinho , podemos ter uma boa ídeia de quantos pontos temos . Se nossos jogos solos estão em sua maioria na habilidade normal é sinal de que temos uma pontuação menor que 3200. Se jogamos em grande maioria na bracket alta , temos algo entre 3201 e 3699 e se jogamos na MUITO ALTA temos mais de 3700 .

O interessante nesse caso , é que as partidas normais representam por volta de 70% das partidas do DOTA 2. Claro que devido a jogarmos entre amigos , um jogador de habilidade MUITO ALTA , pode vir a jogar partidas normais devido a pontuação dos seus amigos. Porém já é um forte indício de que se você joga em Brackets diferentes do NORMAL você já é melhor do que a maioria dos jogadores de DOTA 2.

COMO MELHORAMOS NOSSA PONTUAÇÃO ?
    MMR
    No caso do MMR, nós só conseguimos melhorar a nossa pontuação com vitórias que podem te render de 5 a 50 pontos de MMR .
    Situação A - Você derrotou adversários melhores do que você .
    Situação B - Você derrotou adversários iguais a você .
    Situação C - Você derrotou adversários piores do que você.
    Neste caso A vai dar mais pontos do que B , e B vai dar mais pontos do que C . Podendo variar de 5 a 50.
    PONTUAÇÃO OCULTA
    Neste caso, uma possível melhora no desempenho das suas últimas partidas em relação as anteriores já seria suficiente para aumentar a sua pontuação . Ou seja, não depende somente de vitória, mas sim do seu desempenho.
    Aqui você também ganha ou perde pontos pelas vitórias/derrotas podendo variar de 5 a 50 , seguindo o mesmo princípio do MMR.

Peço desculpas pelo tópico grande . E espero ter ajudado muitas pessoas que tinham dúvida sobre isso assim como eu .
    Bons jogos.
    Abraço.
    Sensi, vll-4, vtSHOW e 5 outros curtem isto.
  2. LR

LR Iniciante

Registado em:
    13 Dezembro 2013
    Curtidas Recebidas:
    150
    Pontos de Troféu:
    43
    Steam ID:
    lroosevelt
    Muito bom o tópico! Esclareceu muita coisa. Parabéns!
    -oliruM- curte isto.
  3. Zeaquibro

Zeaquibro Iniciante

Registado em:
    25 Abril 2015
    Curtidas Recebidas:
    8
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    76561198079612343
    Muito bom
    -oliruM- curte isto.
  4. Flah_Los

Flah_Los Colaborador

Registado em:
    21 Novembro 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,238
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    flah_los
    Então, não sei aonde vc leu a respeito do KDA, mas eu fiz uma conta teste parar "provar" que o KDA não tem nada haver.
    Nela mantive o KDA abaixo de 1.5, jogando de suporte e minha skill bracket era High e no terceiro jogo já foi pra Very High.

Então não vejo como o KDA pode influenciar nisso visto que ele é um padrão em todas as brackets.
    Pode analisar partidas de todas as brackets que irá ver um padrão no KDA.
    thelsales curte isto.
  5. -oliruM-

-oliruM- Moderador

Registado em:
    11 Dezembro 2014
    Curtidas Recebidas:
    702
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo

Brother , tirei a informação daqui: http://www.dota2.com.br/threads/entendendo-o-matchmaking-e-a-ranked.24870/ Porém pelo que pude entender , KDA é uma das variáveis que a conta leva em consideração e não a única, ou seja um KDA baixo não necessariamente te coloca numa bracket baixa uma vez que temos que o calculo leva em consideração até os seus cliques com o botão direito no chão, wards, buffs , curas e etc , como diz a pesquisa do nosso colega do fórum no link acima.
    Imagino que teriamos que fazer muito mais do que só abaixar o nosso KDA de propósito para descer de bracket , teriamos até que parar de clicar no chão rs
    Diego Santos curte isto.
  6. Major sparta

Major sparta Iniciante

Registado em:
    22 Novembro 2013
    Curtidas Recebidas:
    17
    Pontos de Troféu:
    8
    Uma coisa que você não colocou que conta é stackar campo neutral.
    Flah_Los curte isto.
  7. -oliruM-

-oliruM- Moderador

Registado em:
    11 Dezembro 2014
    Curtidas Recebidas:
    702
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo

Pra te dizer a verdade você me deixou em dúvida se conta ou não stack . Não consegui achar alguma informação na internet sobre isso.
    Vou adicioná-lo ao tópico como sugestão sua.
    Obrigado.
  8. Diego Santos

Diego Santos Iniciante

Registado em:
    20 Abril 2013
    Curtidas Recebidas:
    51
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    andarilhufox
    Excelente tópico mano, bem explicativo!!!
  9. Dougzera

Dougzera Iniciante

Registado em:
    21 Setembro 2012
    Curtidas Recebidas:
    32
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    Dougitj

Eu nunca tinha pensando nessa questão também, até ter visto no Dota Reborn. Aquelas informações no perfil de cada jogador, acredito que elas sejam primordiais pra "denominar" a habilidade de cada um.. mostra rampages, XPM, GPM, media de farm de gold etc.. e tem stack neutral camps.. Com isso creio que realmente é algo que deva se somar, já que a vida dos suports é bem complicada pra ser aprimorar
    [

parabéns pelo tópico!!

@flah_los sua referência pra dizer que KDA Não conta não é tão completa assim né....... e se o jogo usa tantos números como referência, porque o mais fácil e um importante não usaria?

KDA diz muito sobre um jogador. não compare alguém que tenha 4 de média com alguém que tenha 2. (falando de heróis iguais!)
  10. vtSHOW

vtSHOW Iniciante

Registado em:
    22 Junho 2013
    Curtidas Recebidas:
    10
    Pontos de Troféu:
    8
    Steam ID:
    vtshow
    Uma duvida quando jogo solo pub minha pontuação varia de High a Normal é quando jogo com certos amigos so jogamos em very high isso se da pq o match em grupo meio que quebra o sistema de procura ?
  11. liNked

liNked Iniciante

Registado em:
    2 Janeiro 2012
    Curtidas Recebidas:
    67
    Pontos de Troféu:
    28
    Acredito que tem muita informação errada por aí, mas respondendo o amigo aí de cima, quando você joga em party o range de procura entende que vocês 2 jogando juntos tem uma vantagem contra 2 outros que estão jogando solo. O que acontece? Ou o matchmaking encontra outros 2 em party (preferência) ou bota vocês contra outros 2 caras que tem o MMR individual maior que o de vocês, saca? Já li bastante a respeito no dev.dota2, algorítimos de matchmaking e no fórum do leagueoflegends. ELO e MMR são a mesma coisa e funcionam da mesma maneira, ganhando de pessoas melhores que você, ganha-se mais pontos. Jogando contra pessoas piores, ganha-se menos.
  12. Flah_Los

Flah_Los Colaborador

Registado em:
    21 Novembro 2012
    Curtidas Recebidas:
    1,238
    Pontos de Troféu:
    113
    Steam ID:
    flah_los
    Qdo se tem heróis iguais eu concordo que o KDA pode dizer algo.
  13. -oliruM-

-oliruM- Moderador

Registado em:
    11 Dezembro 2014
    Curtidas Recebidas:
    702
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo

Se a sua pontuação varia de high pra normal , é sinal de que você tem uma pontuação perto de 3100 ou um pouco a mais, ou seja se você joga com mais jogadores de 3100 pra baixo vai ser normal , de 3100 pra cima vai ser high a média.
    Se você joga com seus amigos e dá very high é sinal de que a pontuação dos seus amigos é alta , o que reflete na média da partida empurrando-a para a bracket very high , pois o sistema é pura matemática pelo que pude entender , ou seja só dá very high se a média dos jogadores ultrapassar 3700.
  14. Styðja

Styðja Membro

Registado em:
    12 Novembro 2013
    Curtidas Recebidas:
    603
    Pontos de Troféu:
    113
    Cara tu ganha + ou - 5-50 baseado na disparidade entre os times, o padrão para times completamente parelhos é 25, assim como é 20 no mmr que eu criei pro dota2lobby.
    NADA mais é levado em conta... Olha o próprio experimento do linked, fazia 50 de KDA por jogo e passou 3 meses jogando normal skill, isso pelo simples fato de que sobe ou desce conforme o mmr normal.

A diferença é quando tu começa a jogar e tu recebe o questionamento sobre tua experiencia com o jogo, aquilo determina se teu mmr INICIAL será 1, 2 3 ou 4k.

Ai me perguntarão.

PORQUE NA CALIBRAGEM OU QUANDO RECÉM CRIO UMA CONTA A MINHA BRACKET VARIA MAIS?
    Não é porque tu é um mago do dota, é simplesmente porque o jogo te força a margens mais extremas o que aumenta a disparidade da equipe, consequentemente a quantidade de pontos ganhos ou perdidos.

obs: Antigamente levavam em conta o KDA e hero damage, ai começaram abusar de Zeus e Invoker e a valve repensou isto. (foi postado no dev)

Eles fazem parecer que é um algorítimo mega complexo, mas nada mais é que um arredondamento da % de pontos da disparidade de mmr entre as equipes.

No mais... O range de brackets, equiparação das equipes, forma de busca do matchmaking, esta correto.
  15. -oliruM-

-oliruM- Moderador

Registado em:
    11 Dezembro 2014
    Curtidas Recebidas:
    702
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo
    Brother, eu não sei se com essa frase você quis dizer que no tópico tem muita informação errada, se for o caso, te digo que pesquisei muito antes de criar este tópico , e tentei explicar de um jeito bem simples pois tento explicar isso a meus amigos e é difícil de eles entenderem.
    Não foi fácil , e pode sim ter informações erradas , porém pesquisei em muitos lugares assim como o devdota e o que escrevi com as minhas palavras, foram pesquisas feitas por outras pessoas.
    Se alguma informação não corresponder com a realidade pelo que você sabe ou pesquisou gostaria de saber para poder melhorar o tópico.
    obrigado
  16. Azrael

Azrael Iniciante

Registado em:
    11 Junho 2014
    Curtidas Recebidas:
    18
    Pontos de Troféu:
    18
    Steam ID:
    Azrael01
    Bem interessante o tópico, mas tem um pequeno erro, para jogar na High Skill é necessário ter mais de 3200 de MMR e não 3100.
    -oliruM- curte isto.
  17. -oliruM-

-oliruM- Moderador

Registado em:
    11 Dezembro 2014
    Curtidas Recebidas:
    702
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo
    Sobre essa questão , O MMR realmente é desse jeito, somente temos uma melhora se vencermos , ou seja concordo contigo , porém as brackets são somente números, você pode fazer um KDA de 200 , se você tem 2000 de MMR você vai continuar jogando normal.

Porém no tópico também tento explicar como funciona a pontuação oculta que nós temos, segundo as pesquisas , quando você não joga partidas de MMR , ou seja os pubões , você apresenta evolução mesmo perdendo os games , ou seja essa pontuação sobe, o que prova que o sistema leva mais coisas em conta do que a pura e simples vitória. Mas é claro que a não ser que algum funcionário da valve explique direito como funciona , nunca vamos poder dizer o que realmente é certo rs
    --- mesclado: Aug 14, 2015 5:11 PM ---

Eu tirei a informação do devdota , sabe me dizer aonde eu encontro a informação de que é 3200?
    Se puder agradeço.
  18. Azrael

Azrael Iniciante

Registado em:
    11 Junho 2014
    Curtidas Recebidas:
    18
    Pontos de Troféu:
    18
    Steam ID:
    Azrael01
    Eu s
    Experiência própia mesmo, visto que sempre que a média de mmr da equipe está abaixo de 3200 é identificada a partida como normal skill, as vezes mesmo com 3225 a partida fica identificada como normal skill.
  19. -oliruM-

-oliruM- Moderador

Registado em:
    11 Dezembro 2014
    Curtidas Recebidas:
    702
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo

Vou pedir a um amigo meu que está nessa faixa de MMR para verificar pra mim , se for o caso mudo a informação no tópico . Obrigado pelo retorno.
  20. vtSHOW

vtSHOW Iniciante

Registado em:
    22 Junho 2013
    Curtidas Recebidas:
    10
    Pontos de Troféu:
    8
    Steam ID:
    vtshow
    hmm , eu tenho 3197 de mmr é varia de normal para high é quando jogo com meus amigos qe tem 4900 é 5500 so jogamos em very high skill , quando jogamos em uma pt fechada as taxas de mmr variam em 5500 - 4700 - 3800 - 3700 -3200 é so vai em very high skill , então quer dizer que o sistema sempre procura uma pt fechada com a mesma "variedade" de skills , interessante .

Partilhar esta Página