Um suporte não convencional - Jogando de Roaming

Discussão em 'Geral' iniciada por -oliruM-, 6 Julho 2016.

1. -oliruM- Redator

Membro Desde:
    11 Dezembro 2014
    Número de Mensagens:
    610
    Curtidas Recebidas:
    643
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo

Boa Tarde

Você que está começando agora e quer se informar mais sobre este maravilhoso jogo que é o Dota, você que detesta suporte e acredita que fazer jungle é o caminho para subir da sua bracket ou que detesta fazer suporte babá pois acredita que o todo os seus Carrys tem dedos faltando.
    Eu tenho uma novidade pra você, você pode fazer a diferença no game e participar do jogo de modo efetivo , sem ficar fazendo x1 no matinho, podendo matar muito desde os primeiros minutos e ganhando muitos comends, sim isso é possível, seja um roaming!!!

O que é Roaming?
    Roaming é uma variação do suporte posição 4, numa tradução bem meia-boca seria o andarilho, que é basicamente um herói que não tem lane definida , fica transitando de lane em lane em busca de ganks ou vantagens para o seu time.
    Veja bem, um posição 4 suporte geralmente fica na safe lane ajudando a zonear o off lane, fazendo pulls e stacks de forma a garantir o farm do carry na safe. Um roaming , NÃO TEM LANE !

Quais vantagens?
    De uma forma geral roamings possuem habilidades de stun ou slows altos, que tem como principal função matar os herois inimigos na fase de linha logo nos primeiríssimos minutos.
    Como roaming você pode:
    → Ajudar o seu mid a ganhar a sua linha gankando e mantendo uma pressão constante no mid adversário e aos minutos pares defender ou tirar as runas para o mid.
    Obs: Neste jogo vc pode até obrigar o time adversário a tirar um suporte da safe e fazer uma especie de dual mid, aumentando assim as chances de o seu off ganhar a lane.
    → Auxiliar no Gank ao OFF lane adversário.
    → Auxiliar o OFF lane do seu time numa possível kill na safe adversária, principalmente se o seu off lane pegou lvl 6 .
    → Se existir , atrapalhar o farm do jungle adversário com wards ou sentrys , ou simplesmente nukálo, roubar exp ou até mesmo matá-lo.
    → Fazer stacks de modo geral, para beneficiar qualquer um dos 3 cores do seu time, ou até mesmo stackar os anciões para que alguém recupere o farm e volte para o jogo.
    → Qualquer outra função que a sua criatividade imaginar Ex: ( Matar o furion morrinho, comprar tp pro seu necro mid que ficou preso no morrinho, etc...)

Quais desvantagens?
    → Em caso de uma tri-lane ofensiva do time adversário , ou uma dual off lane complicada, um suporte pego para ser roaming pode ter que ficar preso na safe lane defendendo o farm do carry, prejudicando assim a sua estratégia.
    → Se os ganks não acertarem, por você não ficar em nenhuma lane você fica com level muito baixo em relação a seus companheiros. É comum jogar de roaming e estar lvl 1 aos 4 min de partida .

Situações em que um suporte roaming é um bom pick
    → Quando você percebe que o mid adversário é muito forte contra o seu mid, seja por diferença de habilidade ou por picks dos herois, o roaming pode garantir a lane do seu mid e ainda evitar o snowball do mid adversário.
    → Quando o time adversário tem um jungle e você sabe que provavelmente vai ter um a menos no game pelos primeiros 10 min, o que significa menos pessoas nas lanes para defender o gank e menos tp para ajudar quem for pego pelos seus ganks.
    Outro bom ponto de vista é ir na jungle e atrasar e atrapalhar o farm do jungle sempre que possível.
    → Quando algum herói que você gosta muito favorece o estilo roaming, pode se aproveitar a role de uma forma muito mais eficiente e pode ser um bom aprendizado.

Situações em que suporte roaming é um mal pick
    Contra tri lanes ofensivas, você vai precisar defender o seu carry e não vai poder se utilizar do potencial de roaming como você gostaria.

Como posso tranformar meu suporte no roaming?
    [IMG][IMG][IMG][IMG]

→ Saia da base com uma smoke e Ward de modo a facilitar o gank.
    → Procure ter sempre um TP.
    → Procure ter sempre mana para castar as suas skills de gank.
    → Fique atento aos tempos de nascer runa, e tente fazer stacks, principalmente quando for pegar runa.
    → Evite ao máximo morrer para o mid adversário, se você perceber que vai morrer se ficar ali parado esperando a runa, saia dali.
    → Avise o seu time antes de gankar alguém, de ping no mapa ou digite para chamar a atenção quanto a sua chegada ou intenção.
    Obs: Tem ouro? Upe o galo pro seu time, ajude na compra da ward, seu suporte e seu time agradecem! :D

O que fazer após o começo do game?

Tudo dando certo !!!
    Se você conseguiu causar impacto no game acertando seus ganks, provavelmente seu time estará em vantagem, e você com algumas assistências e kilss, o que quer dizer que o seu time terá mais ouro e level que o time adversário, logo você pode pressionar as torres e tirar espaço do mapa adversário. E aos poucos forçar a base inimiga.

Feche algum item que vai te ajudar em alguma coisa no jogo seja para correr, matar ou proteger alguém, e não se esqueça de ajudar o suporte a wardar, dewardar o jogo.

Tudo dando errado !!!
    Seus ganks não acertaram e você ficou no lvl muito baixo, morreu algumas vezes, o jeito é manter a calma , procurar recuperar um pouco do seu lvl no splith push, ou farmando jungle recuado. Neste ponto seu time deverá estar na defensiva, ajude o suporte com as wards e tente ao máximo se aproveitar de cada vacilo que o time adversário cometer sempre haverá uma possibilidade de voltar ao jogo se o time adversário não conseguir impor a sua vantagem.

Bons picks para suportes Roamings

[IMG][IMG][IMG][IMG][IMG][IMG]
    [IMG][IMG]
    ______________________________________________________________________________________

Abraço e bons jogos.
  2. Elem3nt Redator

Membro Desde:
    30 Dezembro 2015
    Número de Mensagens:
    277
    Curtidas Recebidas:
    256
    Pontos de Troféu:
    63
    Steam ID:
    ElementK
    Ótimo tópico e bela explicação. Eu usufruo muito da opção bara/tusk nessa modalidade. GG!
  3. .Mat Redator

Membro Desde:
    31 Julho 2014
    Número de Mensagens:
    133
    Curtidas Recebidas:
    51
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    MatAlbinu
    Faltou uma phoenix na posição 4 ae, pra mim é um dos melhores sup 4.
    -oliruM- curte isto.
  4. -oliruM- Redator

Membro Desde:
    11 Dezembro 2014
    Número de Mensagens:
    610
    Curtidas Recebidas:
    643
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo
    Já Add, obrigado por lembrar :D
    Sunray Tá OP ....
    .Mat curte isto.
  5. Charles Bronson Iniciante

Membro Desde:
    25 Abril 2015
    Número de Mensagens:
    374
    Curtidas Recebidas:
    64
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    fabiobelem1
    Boa explicação, acho que o mais complicado disso, é que você acaba dependendo muito dos picks do seu time sem contar que necessidade de uma boa comunicação é essencial. Quantas vezes você acerta aquela flecha da mirana de 4seg de stun e simplesmente o cara fica stunado e o resto do time não ajuda, e vc que não está tão perto fica la que nem bobo, só perdendo xp e gold.
    --- mesclado: Jul 6, 2016 6:40 PM ---
    Acredito que o balanar também é um sup roaming.
    justiceiro, Flah_Los e -oliruM- curtem isto.
  6. -oliruM- Redator

Membro Desde:
    11 Dezembro 2014
    Número de Mensagens:
    610
    Curtidas Recebidas:
    643
    Pontos de Troféu:
    93
    Steam ID:
    destroyer_murilo

Bem lembrado!
    Já até fiz um adendo ao tópico:
    "→ Avise o seu time antes de gankar alguém, de ping no mapa ou digite para chamar a atenção quanto a sua chegada ou intenção."

Abraxx
  7. alphazzz Iniciante

Membro Desde:
    1 Junho 2016
    Número de Mensagens:
    46
    Curtidas Recebidas:
    21
    Pontos de Troféu:
    8
    Steam ID:
    alphazzz
    ótimo tópico, como eu já disse, estou fazendo muitas partidas com Pudge roaming, e é bem legal. Riki e BH também gosto, mas é mais difícil de conseguir pick
  8. tonytals Iniciante

Membro Desde:
    11 Maio 2012
    Número de Mensagens:
    167
    Curtidas Recebidas:
    43
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    tonytals
    Se tiver o feeling para tal e paciência... o Venom é um ótimo roaming.
    Tem q ter feeling pois é muito papel, sem MS e sem AS além de sua skill de slow ter uma dificuldade mediana para acertar.
  9. -Ruffles- Iniciante

Membro Desde:
    28 Março 2013
    Número de Mensagens:
    194
    Curtidas Recebidas:
    57
    Pontos de Troféu:
    28
    Steam ID:
    76561198070179596
    Acho que valeria ressaltar também itens necessários.
    O jogo do roaming é o early, para os ganks e as rotações é conveniente ele ter a maior mobilidade possível (ele vai rodar o mapa), portanto itens como fita eólica e uma bota simples ajudam muito e são baratos. Bottle, as vezes, é muito interessante para manter sua mana alta e seu gank constante, podendo ser usada no seu mid dando um alto controle pra midlane. Urn of Shadows é um item eficiente visto que o acúmulo de cargas será real com a constante de ganks. Orb of Venom é para muitos roamings o primeiro item, para assegurar o kill nas ganks.

Pra mim um roaming tem que ter noção de body block, principalmente para o earth, isso melhora muito a eficiência no gank.
    Flah_Los curte isto.
  10. Arakkov Iniciante

Membro Desde:
    10 Janeiro 2014
    Número de Mensagens:
    29
    Curtidas Recebidas:
    18
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    arakkov
    Muito bom!!!

Fico muito feliz quando vejo tópicos facilitando a vida de quem faz funções menos convencionais.
  11. OnlyLow Iniciante

Membro Desde:
    1 Agosto 2016
    Número de Mensagens:
    2
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    3
    Steam ID:
    147948399
    Eu jogava bastante de roaming quando não tinha paciência (e habilidade) para dar last hits e muita noção de jogo (map awareness). E também porque gostava muito de heroes de spells, e suportes. E não tinha paciência (e habilidade) para fazer um support 5 muito bom. E na minha bracket (abaixo de 2k) era sempre muito efetivo. Resultando em vitória em 75, 80% das vezes. Desestabilizar um mid oponente e depois rotacionar dando pick-ups nos heroes inimigos é uma estratégia muito forte. Vai desestabilizando e surpreendendo um a um. Apesar de fazer isso com certa habilidade (pro meu nível), sempre fiquei em dúvida em que ítens fazer e o que esperar das outras posições do meu time (acho que as coisas davam mais certo na intuição do que no conhecimento, até porque não tinha muita experiência de jogo).

Hoje em dia não jogo mais muito nessa posição, apesar de saber o impacto que ela pode causar. Talvez, eu esteja dando bobeira mesmo :p. Eu assistia bastante jogos de profissionais supports roaming, ou melhor, era tudo o que eu assistia. Então, era tudo o que eu sabia fazer. Na verdade hoje em dia estou buscando ampliar meu conhecimento em Dota 2 e nos heroes, e na meta do jogo, então, por isso tenho buscado desempenhar outras funções.

Mas sei que posso fazer se precisar ou der na telha :p. Belo artigo! Valew =)
  12. marcusrsa Iniciante

Membro Desde:
    2 Janeiro 2013
    Número de Mensagens:
    53
    Curtidas Recebidas:
    7
    Pontos de Troféu:
    8
    Belo guia, simples e sucinto, sem rodeios.

Partilhar esta Página